Tâmara – Origem e Benefícios





Saiba aqui a origem e os benefícios da Tâmara para a Saúde.

Alguma vez você já ouviu falar nas Tâmaras? Pois bem, essa fruta é super benéfica para a saúde humana pois possui propriedades preciosas. Se sua maior vontade no momento é passar a ter uma vida mais saudável, inclua as tâmaras em sua alimentação!

Sendo frutas bem doces, a tâmara é muito utilizada para a substituição dos açúcares que estamos acostumados a consumir. Seja o refinado, o cristal de cana de açúcar, etc. Se você usar tâmaras ao invés deles, seu corpo sempre agradecerá.




Deseja conhecer melhor a origem dessa fruta e todos os benefícios que ela possui para nosso organismo? Venha conosco, pois iremos te informar tudo sobre ela e acredite, seu organismo não será o mesmo após iniciar o consumo das tâmaras.

Origem das tâmaras

Fruta de origem do Oriente Médio, a tamareira é árvore responsável pela produção das tâmaras. Essa fruta pode ser consumida fresca ou seca e para saber quando devem ser colhidas, basta identificar sua cor avermelhada ou dourada intensa. Além disso, a tâmara possui mais de 40 variedades!


O Egito e o Iraque são os principais produtores de Tâmaras e a fruta também é muito encontrada em países como Paquistão, Irã e Arábia Saudita. Essa árvore só produz os frutos cerca de 4 a 10 anos após ser plantada.

Benefícios do consumo de tâmaras

Normalmente, as tâmaras são consumidas secas. Em seus países de origem, são conhecidas como frutas muito gostosas e bem adocicadas. Já no Brasil, o consumo dela é mais conhecido na forma seca, mesmo que haja cultivo delas no Nordeste. Por mais que seja uma fruta pequena e grande parte da composição é a semente, o sulco das tâmaras é rico em fibras.

Além disso, a fruta possui outro componente que é super ideal para a saúde humana, a vitamina B5. Essa vitamina possui propriedades que causam a tranquilização e é bastante conhecida por auxiliar o sono, melhorando a qualidade dele quando dormimos.

A fruta seca contém cerca de 55% a 80% de açúcar, enquanto a fruta fresca possui cerca de 20% a 50%. Ou seja, mesmo que as tâmaras secas sejam as mais fáceis de chegar até nós, dá para aproveitá-la de diversas formas, inclusive, substituindo o açúcar.

Existem muitas receitas que são feitas a partir das tâmaras e elas são ótimas para pessoas com anemia, hipertensão, má digestão e insônia. O local para conseguir as tâmaras frescas no Brasil é no estado nordestino. A algum tempo as tamareiras começaram a dar bons frutos na região. E comparando com seu local de origem, elas brotam muito mais rápido.

Enquanto nos outros países levam de 4 a 10 anos para crescerem os frutos, as tamareiras do nordeste são produzidas em 2 anos. Ou seja, parte do nosso solo brasileiro é super favorável para a produção dessa fruta cheia de benefícios.

Se você tem costume de consumir geleia, busque informações sobre a composição do produto pois grande parte das geleias são feitas com tâmaras. Seu sabor adocicado é excepcional para a produção não só de geleias, mas também de licores.

Como fazer açúcar de tâmaras

Se você tem acesso às tâmaras e deseja consumi-las como açúcar, aprenda a fazer. Para isso, você precisará de tâmaras secas – normalmente vem com sementes e estas devem ser retiradas. Em seguida, bata no liquidificador e deixe-as descansar por 5 minutos. Agora, coloque a trituração bem espalhada em um tabuleiro e leve ao forno com 60°C por 30 minutos.

Pois bem, para finalizar, triture mais uma vez no liquidificador e pronto, seu açúcar de tâmaras está finalizado. Adoce sucos, receitas e tudo mais! E claro, garanta uma vida muito mais saudável.

Juliana Almeida



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *