Rabanete – Benefícios e Melhores Receitas





Confira aqui os principais benefícios do Rabanete.

O Rabanete é uma hortaliça que já era cultivada na Europa na época da Antiguidade, pertence à família Brassicaceae, mesma de outras verduras como a mostarda, couve, nabo e agrião. Hoje em dia o rabanete pode ser encontrado e consumida em praticamente todo o mundo. Conhecida por seu sabor adocicado, refrescante e levemente picante, pode não agradar a todos os gostos, mas não tem como negar os muitos benefícios que a hortaliça agrega a saúde de quem a consome.

A verdura é rica em diferentes vitaminas e minerais, além de conter muita água, o que acaba funcionando como diurético. O rabanete também conta com um série de antioxidantes que podem prevenir diretamente o envelhecimento precoce e também ajudar na produção de radicais livres. As diversas vitaminas do complexo B presentes na verdura também ajudam a manter uma pele saudável e bem nutrida, e o rabanete ainda conta com potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.




Aquele sabor ardido tão característico do rabanete é graças ao enxofre presente na hortaliça. Mas além de dar um sabor marcante, também é capaz de prevenir infecções.

Pouca gente sabe, mas para poder aproveitar todos esses nutrientes, é preciso aproveitar o rabanete por inteiro. Desde os brotos até as folhas, que podem apresentar vitamina C, B6, A, fósforo, magnésio, cálcio e ferro. É muito recomendado consumir rabanetes para aumentar a imunidade e também para aumentar o ferro no sangue, no caso de pessoas que sofrem com anemia.


E agora que sabemos os diversos benefícios do rabanete para a saúde, que tal algumas ideias para consumir e adicionar ao almoço durante a semana? Separamos sete receitas deliciosas com a hortaliça.

7 Receitas com Rabanete

Torrada de abacate

Essa receita troca o uso do pão por uma granola diferente e deliciosa. Usando duas metades de abacate com um pouco de tempero e também um toque de limão. O rabanete entra em fatias ao final da receita, logo acima das duas fatias de abacate.

Salada

Essa receita é uma salada simples. O grande segredo é variar nas possibilidades de folhas e finalizar com um toque de mel e alecrim. Além de adicionar os rabanetes, você também pode colocar outras verduras, como cenoura, nabos e até mesmo cogumelos.

Leitão de leite, acerola, rabanete e cebolas

Para essa receita serão necessárias 2 paletas de leitão, temperos, uma emulsão de acerola, cebolinhas diferenciadas e rabanete. O segredo da receita é preparar um rôti de porco, temperar bem as duas paletas de leitão e adicionar ao final da receita, como uma decoração. Use os rabanetes aquecidos.

Peixe grelhado

Peixe na grelha é uma receita simples, mas que pode ter um toque a mais na sua finalização. Você pode, por exemplo, adicionar uma água de kiwi para complementar a receita e ainda, durante a montagem, usar brotos de rabanete para finalizar no prato.

Pão italiano com rabanetes marinados

Esse receita é levemente parecida com um sanduíche, a grande diferença é que leva um pedaço de contrafilé, rabanete marinado e um avocado. Adicionando um pouco de brotos de ervilha, a receita fica ainda mais saudável e deliciosa.

Copa/Lombo Suíno

Essa receita de lombo leva cerca de 12 rabanetes grandes, que serão usados até o final da receita. Além disso, é importante adicionar o feijão mungo descascado para dar um toque final no lombo, que deverá cozinhar por no mínimo duas horas.

Ceviche com rabanete

Ceviche é uma receita de peixe cru, sendo branco ou até mesmo salmão, temperado com especiarias, como limão, pimenta e cebola roxa. Nesse caso os rabanetes podem finalizar o prato, juntamente com um pouco de coentro.

Agora já temos várias opções de receitas para o almoço e jantar adicionando um toque de rabanetes na rotina da família. Com todas essas opções de receita, quem não gostaria de comer um pouco mais de rabanete no dia a dia?

Stephanie Caroline Meyer de Quadros



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *