Quantidade de Água Necessária por Pessoa – Consumo Ideal





Confira aqui a quantidade de consumo de água recomendada por pessoa.

O consumo de água é imprescindível para a sobrevivência humana. Afinal, ela compõe cerca de 70% do nosso organismo, sendo responsável pelo funcionamento de órgãos, como os rins e de demais funções vitais. Deixar de beber água em uma quantidade satisfatória para o seu corpo pode gerar uma série de problemas de saúde.

Certamente você já ouviu a recomendação de que devemos tomar dois litros de água para termos uma vida saudável. No entanto, essa quantidade pode variar para mais ou para menos de acordo com as características de cada pessoa.




Quer saber mais? Descubra abaixo qual é a quantidade certa de água para tomar diariamente!

Como calcular a quantidade de água a ser bebida?

Há quem diga que o correto seria tomar água oito vezes por dia, mas isso não passa de um mito. Conforme já dissemos, a quantidade de líquido a ser consumida é individual e para descobri-la pode-se fazer alguns cálculos.


Geralmente, calcula-se 35ml de água multiplicado pelo seu peso corporal. Sendo assim, um indivíduo que pesa 45kg deveria tomar 1,5 litros de água, o que daria de sete a oito copos por dia. Já uma pessoa que pesa 80kg tem que tomar 2,8 litros de água, ou seja, quatorze copos por dia.

É importante lembrar que a água não pode ser substituída por outros tipos de líquidos, como sucos, chás ou refrigerantes.

O que considerar para beber água?

Além de calcular a quantidade de água a ser consumida com base no seu peso, você também precisa observar algumas questões relevantes para fazer essa definição. Veja, a seguir, o que é preciso considerar.

Gênero

É comprovado cientificamente que os homens possuem mais massa magra do que as mulheres e por isso devem tomar mais água, de modo a garantir a hidratação e funcionamento de toda a sua estrutura corporal.

Nível de atividade física

Ao praticarmos atividades físicas é normal que o nosso corpo comece a suar, isso acontece devido à alta temperatura que o corpo atinge. Assim, quanto mais intensos forem os treinos de uma pessoa, mais ela vai suar e perder água.

Portanto, se você praticar exercícios físicos com regularidade e de forma intensa, o ideal é que beba uma quantidade maior de água para repor o líquido perdido e se manter hidratado.

Clima da região onde mora

Em regiões que registram temperaturas mais altas, as pessoas costumam sentir mais calor e acabam suando mais, o que significa ter uma perda maior de água. Caso você more em um desses locais, cultive o hábito de beber água sempre que possível, inclusive carregando uma garrinha de água consigo quando não estiver em casa.

Tipo de alimentação

Você é o tipo de pessoa que exagera no sal na hora de se alimentar? Isso o fará sentir mais sede e ter uma necessidade maior de água. Sem falar que aumentar o consumo de líquido também é essencial para evitar o acúmulo de pedras nos rins, o que é comum em quem tem uma alimentação com excesso de sódio.

Aqueles que comem alimentos ricos em fibras também precisam beber mais água, do contrário em vez de ajudar no funcionamento do intestino, elas poderão ocasionar um efeito rebote.

Estado de saúde

O estado de saúde em que você se encontra também influencia na quantidade de água de que deve beber. Pessoas doentes ou que passaram por procedimentos cirúrgicos precisam ajustar o consumo do líquido à dieta prescrita pelo seu médico.

Beber água frequentemente é crucial para a manutenção da sua saúde. Então, não deixe de consumi-la em uma quantidade satisfatória para o seu organismo.

Texto por Simone Leal



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *