Pasta da Amendoim – Origem e Benefícios





Confira aqui os benefícios e saiba a origem da Pasta de Amendoim.

Parece coisa dos EUA, levando em que conta que assistimos a tantos filmes americanos em que a pasta de amendoim é consumida como se fosse a nossa margarina. Mas, este mesmo tipo de pasta de amendoim também é muito consumido no Brasil.

Nas tradicionais festas juninas, realizadas todos os anos, doces de amendoim são os mais cobiçados. Na atualidade, as pastas de amendoim têm tido sido muito consumidas devido à versatilidade de sua composição. Mesmo assim, não se trata de um alimento típico de nosso país.




Tal como foi explicado no início, desde que os Estados Unidos passaram pelo terrível período de 1929, o ano da Grande Depressão, dentro daquela crise econômica que assombrou toda aquela nação até a década de 40, no fim da Segunda Guerra Mundial, todos os recursos em termos de gêneros de primeira necessidade, sobretudo alimentos, estavam escassos. Qual foi a alternativa que supriu essa necessidade?

O amendoim, que é fácil de cultivar, foi produzido em massa, literalmente, e tornou-se uma espécie de manteiga, e esta solução foi suficiente para garantir a alimentação das crianças e de quase todos os cidadãos americanos.


Entretanto, uma ressalva deve ser feita aqui: as composições mais tradicionais da pasta de amendoim chegavam aos consumidores adicionadas de açúcar e de outros ingredientes que, de fato, fazem muito mal à saúde de todos.

Agora, passemos aos benefícios do amendoim:

Em primeiro lugar, o que é?

O vegetal de nome amendoim consiste em uma planta de tipo herbácea, cuja estrutura constitui um pequeno caule, com folhas de tipo compostas e pinadas, estruturada em quatro folíolos em forma de elíptico. Esta planta tem anatomia que apresenta extenso indumento; uma raiz aprumada; mede de 30 a 50 cm em profundidade. Suas flores são bem pequenas, de cor amarela, e posteriormente fecundadas. O amendoim é gerado como fruto, envolvido por uma casca de tipo vagem.

Trata-se de uma substância que é muito rica em boas gorduras, as quais, assim que ingeridas, são muito importantes para a regulação de nosso colesterol. Mas, o perigo está quando toda essa substância passa a ser processada industrialmente, o que descaracteriza toda a sua benéfica natureza.

A função da gordura está em manter o controle da temperatura do corpo, operando uma síntese entre hormônios e constitui uma fonte de energia muito eficiente. Entretanto, é necessário que todas as pessoas estejam atentas, e bem informadas, sobre a origem de certas substâncias que parecem naturais, porém, não o são. Evitar produtos muito industrializados é fundamental, evitando, sobretudo, o artificial, já que é a gordura natural que faz bem. Alguns especialistas em nutrição explicam muito bem sobre as melhores marcas de pasta de amendoim.

Existe o chamado “macronutriente”, que é oriundo do amendoim, o qual favorece as dietas para controle do peso. Deste modo, a famosa pasta de amendoim constitui uma poderosa fonte de moderação no apetite e na correta gestão do peso. Esta mesma pasta é muito recomendada para as pessoas que cuja meta está em manter a boa forma do corpo e a saúde em dia. A composição da pasta de amendoim está munida de grande e positiva quantidade de fibras e de proteínas na própria composição, que são fundamentais para a regulagem de nosso apetite e na diminuição de ingestão de muitas calorias. Os nutricionistas explicam que a pasta podem suprir nosso organismo de energia e boas gorduras, de modo que possamos nos abster de doces ou salgados que engordam e nos abastecem com quantidade excessiva de calorias.

Benefícios do amendoim:

Esta leguminosa está repleta de magnésio, que fortalece os ossos; está repleta de vitaminas e de minerais; é rica em potássio; faz muito bem aos músculos e evita até câimbras. Possui vitamina B6, que é fundamental para nossa imunidade, entre outros.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *