Melhor Horário para Comer Carboidratos





Saiba aqui qual é o melhor horário para comer carboidratos.

Você é apaixonada por carboidratos? Seja uma massa, uma lasanha, uma pizza, ou um arroz, estes nutrientes podem ser irresistíveis e deliciosos. Eles são essenciais para o organismo, pois são considerados fontes de energia. Neste post, você confere as melhores dicas sobre o consumo de carboidratos. Vamos lá?

Na digestão, estes nutrientes são transformados em açúcar, ou seja, em glicose e depois são levados para as células, em que vão serão utilizados como forma de combustível. A glicose extra que é resultante deste processo fica armazenada no fígado ou nos músculos como reserva ou também como gordura.




Os carboidratos são considerados macronutrientes e não é à toa que muitas pesquisas apontam a importância de consumir os carboidratos de acordo com determinadas horas do dia. Desta forma, o corpo terá a energia no momento em que precisa. Você já pensou em organizar as refeições do seu dia a dia?

Por exemplo, você pode ingerir uma maior quantidade de carboidratos nos dias que você fazer um treino mais intenso na academia, a fim de otimizar a energia e ajudar a ter mais resultado. No dia que o treino for mais leve, você pode consumir uma quantidade menor.


Cada organismo reage de uma forma diferente para o consumo de carboidrato, existem pessoas que se sentem melhor após o consumo pela manhã e outras que podem se sentir ainda mais cansadas. A dica é que você observe o seu organismo e o metabolismo.

Neste sentido, o consumo de carboidratos à noite também pode mudar. Existem indivíduos que se sentem mais cansados após consumir um prato de macarrão e outros que ficam ainda mãos com energia. Como é o seu organismo? Já parou para se observar?

Lembre-se de que é essencial cuidar da quantidade de carboidratos que você consome durante o dia. Ou seja, excesso pode provocar excesso de peso, por isso, tenha cautela. Neste contexto, quando as células do organismo ficam cheias de glicogênio, o excesso é transformado em gordura.

Mas, atenção: dê preferência a carboidratos que são considerados complexos como, por exemplo, massas integrais, arroz integral, batata doce e frutas. Lembre-se de que não terá problemas se você comer um macarrão à noite, mas tome cuidado com excessos. Ou seja, modere a quantidade e dê preferência para que o grão seja integrado e também é importante que tenha o acompanhamento de outros nutrientes como, por exemplo, fibras e proteínas.

A ideia é que a massa seja acompanhada com algum tipo de carne ou legume. Observe o seu organismo e conheça o seu metabolismo. Lembre-se de que cada um é diferente. Por exemplo, se você comer uma refeição muito calórica tarde da noite, poderá atrapalhar a sua noite de sono.

Geralmente, o pico de fome ocorre por volta das 20h. Uma dica é procurar criar uma rotina para a sua alimentação, ou seja, procure comer diariamente no mesmo horário. Desta forma, você ajuda a manter o equilíbrio no seu corpo.

Entre os principais alimentos que contam com carboidratos bons para o organismo destacam-se:

– Vegetais

– Frutas

– amêndoas, macadâmia, nozes.

– Sementes de chia, lichia.

– Grãos integrais como, por exemplo, quinoa e aveia.

Mas, alimentos que são considerados refinados como refrigerantes, pães brancos e doces, são industrializados e por isso podem perder nutrientes importantes como as fibras. Por isso, o organismo pode transformar estes tipos de carboidratos em açúcar no sangue e provocar picos de insulina. Estes nutrientes são chamados de carboidratos ruins.

Desta maneira, é fundamental que você conheça o seu organismo, o seu metabolismo e procure um profissional da saúde para saber a quantidade de carboidratos e outros nutrientes que são adequados para o seu organismo. O profissional poderá passar uma dieta que seja adequada para você.

Por Babi



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *