Limão – Benefícios e Usos em Tratamentos de Pele





Confira aqui os benefícios do limão e seus usos em tratamentos de pele.

Ingrediente presente nas alimentações, como tempero e sucos, o limão é também muito utilizado hoje em dia em receitas de sucos que promete desintoxicação do organismo e melhorar o funcionamento dos órgãos. E ainda, na área da beleza, o aroma é muito utilizado pela indústria de cosméticos que se aproveitam do aroma cítrico, com objetivo de aproveitar também do seu cheiro agradável, e dos nutrientes e vitaminas que a fruta oferece e que podem trazer benefícios para a pele.

O fato é que o limão é muito rico em acido cítrico e em vitamina, o que garante o seu poder clareador e de iluminar e trazer um aspecto melhor para a pele. Segundo explica a dermatologista do Rio de Janeiro, Ana Carolina Suman, isso é possível por conta dos alfa hidroxiácidos que estimulam a renovação celular.




Cuidados com os danos que o limão pode causar na pele

Uma questão importante quanto ao uso do limão deve ser levada com atenção. Deve tomar muito cuidado em ter contato com a fruta junto com o sol, por conta da radiação ultravioleta, que pode causar fortes queimaduras e também manchar a pele. Caso ocorra o contato com a pele exposto a claridade, deve ser lavado e enxaguado imediatamente.

A especialista orienta também sobre o uso da fruta em pele mais sensíveis, que muitas vezes pode causar algumas reações. A dica para saber se existe tolerância do limão na pele é fazer a aplicação em pequenas regiões do corpo.


Vitaminas e compostos do limão que fazem bem para a pele

Apesar dos riscos e tendo esses cuidados, é possível ter benefícios desse ingrediente tão presente na vida dos brasileiros.

O limão tem Vitamina C, sendo um potente antioxidante capaz de neutralizar a ação de radicais livres que são participantes no processo de envelhecimento da pele. Além disso, o micronutriente presente no limão tem participação na produção de colágeno, que dá vigor e elasticidade para a pele. Na avaliação da dermatologista, é por esses motivos que o limão é indicado para melhorar a textura da pele e para o clareamento de manchas.

Com propriedade de ácido cítrico, o limão é um tipo de alfa hidroxiácido, que é um composto muito utilizado nas fórmulas de cosméticos. Segundo a dermatologista, a fruta é adstringente, ajudando assim na limpeza do rosto, sendo também o ácido cítrico colaborador na ação antibacteriana. Esse auxílio é capaz de ajudar no tratamento de acne e cravos.

Receitas caseiras a base de limão para a pele

A dermatologista Ana Carolina Suman receitou uma mistura caseira com limão, para passar no rosto e ter uma pele mais luminosa, clara e também ajuda a diminuir os cravos. Trata-se de uma mistura com água de coco e limão, que basta pingar umas gotas no rosto e passar nele todo para ter um bom resultado.

Diversos cosméticos que levam os compostos com objetivo de tratar a pele, sendo a vitamina C muito volátil, dificultando os efeito destes produtos. A receita caseira garante um maior frescor.

Esfoliante de limão para cravos

A dermatologista recomenda uma receita de esfoliante para a pele a base do suco de limão. Na receita vai gotas de limão e açúcar mascavo que deverá formar uma pasta. Deverá massagear de forma suave as áreas com cravos.

Cuidados

Após a aplicação deve ser tudo removido do rosto e não deve de forma alguma aplicar protetor solar por cima e sair achando que está protegido dos efeitos do limão e sol. É importante também que ao realizar o uso dos produtos caseiros as cortinas e janelas estejam fechadas para assim não ter qualquer possibilidade de queimadura.

Adoniran Peres



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *