Legumes, Verduras e Frutas que devem ser Consumidas Diariamente





Saiba aqui quais são os principais legumes, frutas e verduras que devem ser consumido todos os dias.

Se você deseja ter uma alimentação saudável, saiba que é mais fácil do que você imagina.

Desde a infância, todos somos bombardeados de informações sobre o quão benéfico são as frutas e verduras para a nossa saúde. Mas não é possível comer todas as frutas e verduras que existem disponíveis na cidade onde você mora. Portanto, é de grande importância saber quais são as essenciais. Aquelas para comermos no dia a dia. Vamos expressar as opiniões do médico Michael Reger e do cardiologista Joel Kah.




Reger, além de médico, é autor de um livro sobre alimentação. O livro se chama “How not to Die”, que pode ser traduzido [de forma livre] como “Como não Morrer”. O livro, em determinado momento, discorre sobre “os doze alimentos” que seriam essenciais para a ingestão diária. São inclusos nozes, especiarias, legumes bebidas e outros tipos de alimentos.

O açúcar não seria maléfico ao corpo?

De acordo com os dois especialistas, depende do açúcar. Se a pessoa ingerir açúcar artificial em doces, bolos, biscoitos e refrigerantes ela estará ingerindo um açúcar que tem um enorme potencial para o aumento do nível de triglicérides do sangue. Porém, se a pessoa está ingerindo açúcar das frutas que come, não estará se prejudicando, já que o corpo humano se desenvolveu justamente ingerindo frutas, raízes e carne assada em fogueiras por dezenas e dezenas de milhares de anos. Mas lembre-se: carne ASSADA em fogueiras! Portanto, as frutas fazem parte dos “doze alimentos diários” do livro do Reger.


De acordo com o médico, “parece que não há um limite para a quantidade de açúcar a ingerir, contato que obedeçamos às regras da natureza”.

Kahn citou um estudo feito na China, que apontou que as pessoas que têm diabetes podem se beneficiar de uma dieta rica em frutas. Chega de papo e vamos para os alimentos:

Frutas silvestres (morango, amora etc.)

Conselho: Consuma 1 porção por dia

Não é por acaso que as frutas silvestres aparecem primeiro na nossa lista! Elas são as frutas mais saudáveis. Reger fala sobre um estudo que aponta que pessoas idosas que consomem frutas silvestres têm melhora na permanência das funções cognitivas, demorando mais para estas declinarem. O estudo vem da terceira melhor universidade do mundo: Harvard (atrás apenas de Stanford e do MIT). Há outros estudos que apontam que as frutas silvestres são responsáveis pela diminuição de doenças cardiovasculares em pessoas que as ingerem regularmente.

Kahn cita que é muito difícil achar algum tipo de alimento que seja recomendado por todos os profissionais da Nutrição. Mas que as frutas silvestres cumprem esse papel. Ele diz também que o nível de açúcar em frutas como morango e amora (silvestres) é bem menor do que o que pode ser encontrado em uma manga, por exemplo.

Verduras folhosas (alface, cheiro verde, couve, espinafre, repolho, etc.)

Conselho: consuma 2 porções por dia

Vai fazer 100 anos que o primeiro quadrinho do marinheiro Popeye apareceu, mostrando a Olívia Palito (dezembro de 1919). Por volta de 1929 o marinheiro já apareceria comendo seu espinafre para fazer com que as crianças americanas de 90 anos atrás se alimentassem melhor. Mas o que tem de tão especial no espinafre, na couve e no Alface? De acordo com Reger, as verduras folhosas têm altíssima concentração de nutrientes por cada caloria ingerida. Ou seja, cada folha é uma explosão de nutrientes. A diminuição de problemas cardiovasculares está na conta dessas folhas.

Crucíferos

Conselho: ingerir 1 porção por dia

Apesar do nome diferente, você não acha estranho brócolis e repolho. Estes são os crucíferos mais conhecidos do público. De acordo com Reger, o repolho tem propriedades que protegem o cérebro e a visão de quem o ingere, sendo uma opção mais barata às frutas silvestres.

Kahn cita rúcula e rabanete, que criam um tipo de proteção no nosso corpo e age contra o aparecimento de doenças como o câncer.

Frutas

Conselho: Coma três porções por dia

Já falamos de fruta lá no primeiro item, sobre as frutas silvestres. Mas e as outras? Existe alguma fruta ideal? Reger diz que existem excelentes opções de frutas para o consumo diário.

Kahn cita a enorme quantidade de antioxidantes que pode-se encontrar em uma fruta que não é muito comum: o kiwi. Cita também que o kiwi por ser substituído por uma fruta mais fácil de se encontrar: a banana.

Boa dieta!

Por Bruno Rafael da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *