Kefir – O Que é, Origem, Benefícios, Como Fazer





Conheça as vantagens de utilizar o Kefir e seus benefícios a saúde.

O kefir teve origem nas montanhas do Cáucaso. Eles eram feitos em sacos feitos de couro cru. O modo de fazer era bem simples, a mistura era feita com leite fresco e fermento e depois de um tempo acontecia um acúmulo de micro-organismos, que eram envolvidos em proteínas e carboidratos. Hoje em dia o Kefir está em alta, principalmente com a alta tendência do estilo da alimentação saudável. A boa notícia que o cultivo do mesmo é bem simples e pode ser feito em casa. E através dele é possível criar receitas deliciosas e naturais. Conheça agora um pouco mais sobre o Kefir.

Entendendo os grãos de Kefir

Os grãos de kefir são conhecidos como massas gelatinosas. Eles podem ter coloração branca ou amarelada, e como foi dito antes, é muito simples de fazer. Sua aparência é como de uma couve-flor e a medida máxima é de 35 mm. Ele traz muito benefícios a saúde e seus resultados podem ser visíveis em poucos dias.




Veja como preparar o kefir

O preparo do kefir caseiro já virou uma febre entre os adeptos da boa alimentação. Depois que descobriram os diversos benefícios que ele proporciona a saúde, é comum ver muitas pessoas relatando que fabricam seus próprios Kefir. São dois tipos que podem ser feitos, o de água e o de leite. Ambos são muito benéficos e trazem mudanças significativas ao organismo. Para fazer o Kefir de leite (que é o mais utilizado) é preciso de uma muda. Hoje em dia existem pessoas doando mudas em todo país. E para achar essas pessoas, basta procurar em grupos específicos do Facebook.

Após conseguir uma muda de kefir, basta coloca-la junto ao leite de vaca ou cabra. Ele deve estar em temperatura de 25° C e ficar tampado. O processo de fermentação leva geralmente de 18 a 24 horas. Depois desse tempo basta fazer a filtragem usando um pano limpo e seco. vale lembrar que todos os recipientes utilizados devem ser limpos e secos. Depois é só armazenar esse produto de forma correta e utilizar no dia a dia.


O kefir de água também é muito simples de fazer. Basta apenas colocar uma muda de kefir em água adoçada com açúcar mascavo. O processo de fermentação é igual ao feito com leite.

Como posso utilizar o kefir?

O Kefir pode ser utilizado de diferentes formas e em muitas receitas saborosas, que devem ser ingeridas no dia a dia. Entre as formas mais comuns de utilizá-lo estão:

  • Misturado a alguma vitamina
  • Fazer iogurte caseiro
  • Fazer queijo caseiro ou requeijão
  • Fazer leite fermentado e muito mais

É fácil se acostumar com a ingestão do Kefir?

Sim. A maioria das pessoas que ingerem kefir em sua rotina de alimentação diária, se acostumam com ele. Principalmente por ter a chance de criar receitas e produtos caseiros muitos saborosos.

O kefir ajuda no processo de emagrecimento?

Sim. Com o uso do kefir o organismo começa a funcionar como um verdadeiro relógio. E ele acaba com problemas de prisão de ventre, que são bem comuns em quase todos os processos de emagrecimento. Com o intestino funcionando como um relógio, diminui o problema com gases acumulados e sensação de inchaço.

Veja agora os principais benefícios do Kefir

O kefir possui muitos benefícios para a saúde e entre eles estão:

– Inibe da proliferação de células cancerígenas

– Melhora a digestão da lactose

– É rico em muitas vitaminas como: Vitamina B 1, B 12, vitamina K, ácido fólico, magnésio, cálcio e aminoácido essenciais

– Estimula o sistema imunológico

– Ajuda a eliminar a prisão de ventre

– Tem ação antialérgica

Incluir o kéfir no dia a dia, é a melhor forma de manter a saúde em dia e reforçar o sistema imunológico que atua em diferentes aspectos do nosso corpo!

Escrito por Cristiane Amaral



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *