IMC – O Que É? Para que Serve? Como Calcular?





Descubra aqui o que é e para que serve o IMC.

Hoje vamos explicar para você como é que funciona o cálculo de IMC, o que significa essa sigla e como fazer o cálculo de maneira certa. Afinal, o que a medida de IMC revela sobre a nossa saúde?

Um pouco da história.

Para termos conhecimento da origem deste cálculo, deixe eu te contar como surgiu a medida IMC, índice de massa corporal.




A medida de índice de massa corporal foi descoberta no ano de 1832 por um matemático e astrônomo belga chamado Adolphe L. Quételet. Adolphe era um grande amante das estatísticas e números. Nos seus estudos como matemáticos procurou encontrar uma forma de saber a medida e o peso ideal de uma pessoa.

O cálculo é feito dividindo o peso da pessoa pela altura ao quadrado. Além de Adolphe, em 1972 o cálculo de índice de massa corporal passou por uma reavaliação nas mãos do cientista americano Ancel Keys.


Hoje em dia a medida se consagrou como uma forma bem simples de medir a gordura corporal de uma pessoa. Em 1980 o IMC se tornou um padrão internacional.

Quando utilizar o IMC?

Na maioria das vezes as pessoas decidem fazer o cálculo do IMC quando estão começando a fazer uma atividade física ou quando estão começando uma nova dieta.

É realmente é o melhor momento para utilizar a medida, afinal, o primeiro ponto que a medida de índice de massa corporal aponta é se a pessoa está acima do peso ou se está abaixo do peso.

É determinado que para cada centímetro de altura a pessoa tenha que ter um valor ‘x’ de gramas. Existe uma classificação ao final do IMC que define através do valor se a pessoa está em algum grau de obesidade ou se está abaixo do peso ideal.

Classificação do IMC

A classificação do IMC se divide em 8 categorias e são elas:

O resultado do seu cálculo define a sua classificação dentro da tabela.

  1. Valor menor a 16 – Magreza grave
  2. Valor entre 16 e 17 – Magreza moderada
  3. Valor entre 17 e 18,5 – Magreza leve
  4. Valor entre 18,5 e 25 – Saudável
  5. Valor entre 25 e 30 – Sobrepeso
  6. Valor entre 30 e 35 – Obesidade grau 1
  7. Valor entre 35 e 40 – Obesidade grau 2 (obesidade moderada)
  8. Valor acima de 40 – Obesidade grau 3 (obesidade mórbida)

Importante na hora de realizar o cálculo.

É informado pelos profissionais da saúdo que o cálculo é uma forma segura de descobrir se você está em dia com a balança.

É importante que na hora de realizar o cálculo o mesmo seja feito com calma, procure descobrir as medidas exatas referentes à sua altura e ao seu peso. Não chute sua altura nem o seu peso porque a informação errada vai levar a um resultado errado também. Caso seja necessário procure no youtube a forma certa para fazer e não correr riscos.

Para quem é recomendado fazer o cálculo IMC?

Para todos os jovens e pessoas com até 65 anos é recomendado fazer o cálculo em casa mesmo, afinal é um cálculo bem fácil de realizar.

É importante fazer o cálculo de IMC uma vez por ano, pois o cálculo pode acusar a necessidade de procurar um especialista e talvez rever algumas coisinhas na alimentação. Prevenir nunca é demais!

Muitas pessoas não chegam a perceber que estão entrando em um grau de obesidade ou que estão ficando abaixo do seu peso ideal e aí entra a importância de tirar a medida.

Dependendo do seu resultado é indicado que procure um profissional para avaliar e procurar descobrir se o seu índice de massa corporal está realmente normal. Dependendo do seu resultado muitas vezes os profissionais da área da saúde e nutrição podem indicar mudanças alimentares para melhorar seu estilo de vida ou indicar mais exames.

Mauricio Lazarini Bento Junior

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *