Gravidez – Alimentos que Ajudam na Fertilidade





Confira aqui 7 dicas de alimentos que ajudam na fertilidade.

Muitas mulheres possuem o grande desejo de engravidar. Mas esse processo pode ser mais demorado do que o normal. E isso pode acontecer por muitos fatores e o maior deles é a ansiedade. A pressão que muitas mulheres sentem ao tentar engravidar mês a mês pode causar até mesmo o esgotamento físico e mental. E para ajudar nesse processo, é indicado incluir alimentos que ajudam a aumentar a fertilidade. Veja abaixo quais são esses alimentos e as formas corretas de incluí-los na alimentação.

1-Ovos




Os ovos são considerados grandes fontes de vitaminas. Eles possuem vitamina D, A e B12. Todas essas vitaminas funcionam em conjunto para facilitar uma gestação. A vitamina D ajuda no processo de ovulação, a vitamina A ajuda na produção de hormônios e a vitamina B12 melhora a força do útero para receber o embrião e também normaliza o ciclo menstrual. Os ovos devem ser incluídos de diferentes formas na alimentação.

2-Laticínios integrais


O leite integral e seus derivados são considerados muito importantes para o nosso organismo. E em relação as mulheres que desejam engravidar, esse tipo ajuda na menor oscilação da globina. Esses alimentos também facilitam no transporte dos hormônios que ajudam na fertilidade. E por isso eles devem fazer parte do cardápio alimentar das mulheres que desejam engravidar.

3- Leguminosas

As leguminosas são grandes fontes de ácido fólico e proteína vegetal. Ambas são importantes para aumentar a fertilidade e dar maior fortalecimento ao útero e prepara-lo para receber o embrião. A ingestão desse alimento também diminui os riscos de má formação no bebê. As leguminosas são responsáveis também para manter longe a anemia, que é um problema que afeta 50% das grávidas e pode causar alguns transtornos. As leguminosas mais comuns são a lentilha e os feijões, que devem ser incluídos no cardápio.

4-Tomate

O tomate é um alimento rico em licopeno. Ele é muito importante pois regula a produção hormonal e ajuda na saúde dos ovários, e também normaliza o ciclo ovulatório. Dessa forma é mais fácil conseguir engravidar. Incluir o tomate na alimentação é muito simples. Uma das formas mais fáceis de usar esse alimento é na salada.

5-Nozes

As Nozes são indicadas para os parceiros das mulheres que pretendem engravidar. Pois ele ajuda a melhorar a qualidade do espermatozoide, que é parte importante também para que ocorra a gravidez. As nozes possuem ação antioxidante e enfraquecem os radicais livres do corpo, e eles são os responsáveis por enfraquecer o espermatozoide. O ideal é os homens comam uma pequena porção de nozes ao dia, para ter efeito satisfatório.

6-Folhas verdes

As folhas verdes são fontes de complexo B. elas ajudam muito no processo de ovulação. Elas são importantes também para a saúde do homem e favorecem a fabricação de espermatozoides saudáveis. Essa vitamina pode ser encontrada no espinafre, brócolis, alface, rúcula e couve. É indicado que essas folhas sejam incluídas de diferentes formas na alimentação.

7-Ostras

As ostras são grandes fontes de zinco, que é um mineral muito importante. Ele age fortalecendo o sistema imunológico e faz com que os hormônios sejam fabricados na quantidade ideal para a fertilização. A ostra também ajuda na fabricação de espermatozoide e aumenta a quantidade do mesmo.

Veja como usar esses alimentos de forma correta

Para que esses alimentos possam fazer o efeito esperado, é preciso ingeri-los com frequência. O ideal é usar os alimentos dessa lista alternadamente. Assim o organismo da mulher fica mais forte e preparado para receber uma gestação. Então o melhor a fazer é abusar da criatividade e aproveitar todas as propriedades nutritivas desses alimentos.

Vale ressaltar que esses alimentos são indicados para ajudar na fertilização e na saúde feminina e masculina. E não para tratar nenhum tipo de problema de saúde que dificulta a fertilização!

Escrito por Cristiane Amaral



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *