Funções das Vitaminas no Organismo – Alimentação Saudável





Segundo especialistas, as vitaminas são compostas de um grupo de nutrientes orgânicos, que não são sintetizados pelo organismo humano. São necessárias em pequenas quantidades para a manutenção da vida e o seu desenvolvimento.

A função de algumas vitaminas com as quais temos mais contato, sabemos quais são seus benefícios, na grande maioria das vezes, mas e as demais? Você é capaz de dizer quais os benefícios de cada vitamina e onde podemos encontrá-las? Se a resposta foi não, então esse texto é para você.

Segundo especialistas, as vitaminas são compostas de um grupo de nutrientes orgânicos, que não são sintetizados pelo organismo humano. São necessárias em pequenas quantidades para a manutenção da vida e o seu desenvolvimento, por isso, quando consumidas as vitaminas, elas devem ser em porções adequadas.




Para saber quais as funções das vitaminas, como são classificadas e quais substâncias que as dissolvem, continue lendo.

Conheça as principais vitaminas e suas funções no organismo

Vitamina A: Tem papel importante no que diz respeito à visão, desenvolvimento da pele, imunidade e no crescimento. É possível encontrar essa vitamina de origem animal, como é o caso do leite, do ovo, do atum, queijo e fígado, em vegetais estão presentes nos folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas, e frutas vermelhas.


Vitamina D: A vitamina D é importante para o metabolismo dos ossos, ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose, o raquitismo, osteomalácia, etc. Pode ser encontrada no óleo de fígado de peixe, nata do leite, manteiga, gema do ovo e salmão.

Vitamina E: A vitamina E tem grande importância e ação antioxidante, atua com excelência nas características de defesa contra os radicais livres. Está muito relacionada à prevenção do estresse oxidativo, câncer e envelhecimento precoce, além de doenças cardiovasculares. É possível encontrar a Vitamina E em grãos integrais, óleo de milho, amêndoas, Óleo de soja, nozes e o gérmen de trigo.

Vitamina C: A Vitamina C está diretamente ligada ao colágeno, manutenção das paredes capilares, assim como a formação de glóbulos vermelhos do sangue. Ela atua no metabolismo de vitaminas do complexo B e de alguns aminoácidos, também auxilia na absorção de ferro pelo organismo, e na formação de ossos e dentes, favorecendo as cicatrizes de queimaduras. Age em primeira linha contra dos radicais livres também, tem atividade imunológica e promove a resistência contra infecções, e cuida do processo de reação inflamatória. A Vitamina C é encontrada no brócolis, manga, no kiwi, na acerola, no melão, abacaxi, limão, laranja, maracujá e no morango.

Vitamina K: é importante para o processo de coagulação sanguínea, e pode ser encontrado na gordura dos alimentos de origem vegetal, principalmente. É uma vitamina lipossolúvel e pode ser encontrada nos alimentos verdes, como folhas e legumes como a couve, o brócolis, salsa e a couve de Bruxelas. Quando os níveis de Vitamina K no sangue estão alterados, o principal sintoma é uma alteração da coagulação do indivíduo.

Vitaminas Hidrossolúveis (Complexo B)

Vitamina B1 (tiamina): mantém o sistema circulatório e nervoso em bom funcionamento. Previne o envelhecimento, combate a depressão e a fadiga e melhora a função cerebral. É encontrado em vegetais de folhas, na berinjela, grãos de gerais integrais, feijão, atum, cogumelos, carne bovina e de aves.

Vitamina B2 (riboflavina): Atua na prevenção da catarata, repara a pela e também é responsável pela produção do hormônio da adrenalina, é encontrada em grãos integrais, no leite, na carne e nos vegetais.

Vitamina B3 (nicotinamida): Reduz o colesterol e o triglicérides. Auxilia no funcionamento do sistema nervoso e imunológico. É possível encontrar a Vitamina B3 nas leveduras, fígado, leite, carnes magras de aves e bovinos, gema do ovo, vegetais de folhas, cerais integrais, cenoura, batata doce, frutas secas, abacate, tomate e aspargos.

Vitamina B5 (ácido pantotênico): ajuda na formação das células vermelhas do sangue, assim como na desintoxicação química. Também previne a degeneração de cartilagens, auxiliando na construção dos anticorpos. Pode ser encontrado nos ovos, leite, carnes, amendoim, levedura, grãos integrais, abacate, vegetais, geleia real e ovário de peixes de água fria.

Vitamina B6 (piridoxina): Diminui os riscos de doenças cardíacas, auxilia o sistema imunológico e o sistema nervoso central. Além disso, também alivia enxaquecas e ânsias de vômito. É encontrado na semente de girassol, soja, amendoim, aves, feijão, peixes, cereais integrais, abacate, espinafre, banana e tomate.

Vitamina B7 (biotina): Auxilia o crescimento celular, reduz o açúcar no sangue e produz ácidos graxos. Também previne a calvície e alivia dores musculares, pode ser encontrado no fígado, nos rins, carnes de aves, gema de ovo, ervilha e couve-flor.

Vitamina B9 (ácido fólico): ajuda na saúde dos cabelos e da pele, além de ser um dos principais elementos para a síntese de DNA. Além disso, a vitamina B9 garante a manutenção do sistema imunológico, nervoso e circulatório. Combate ao câncer de mama, e do cólon do útero, suas fontes são folhas verdes, fígado, carnes, cereais integrais, leguminosas e peixes.

Vitamina B12 (cobalamina): Age sobre os glóbulos vermelhos, no equilíbrio hormonal, nas células nervosas e na pele. É possível encontra-la no fígado, rins, ovos, peixes, queijo e leite. Em casos de falta do consumo adequado dessa vitamina é preciso fazer suplementação alimentar. A falta dessa vitamina pode provocar alterações neurológicas, anemias e outras complicações.

Por Susan Nogart

Vitaminas



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *