Frutas que Combatem o Envelhecimento





Confira quais frutas agem na prevenção do envelhecimento precoce.

O caminho para a longevidade é mais fácil do que imaginamos. Aliás, ele está nas feiras livres e nos supermercados. São saborosos e ricos em vitaminas e antioxidantes que combatem os temidos radicais livres. O caminho para prevenir o envelhecimento precoce, portanto, está nas frutas.

Com o verão chegando, fica ainda melhor consumir uma fruta para aliviar o calor. Assim, a regra de ouro é: coma mais frutas e menos produtos industrializados para aproveitar ao máximo os benefícios que elas nos trazem.




A boa notícia é que as frutas são polivalentes. Afinal, elas podem ser consumidas de várias formas. Seja in natura, no suco, na salada de frutas, no bolo (feito com farinha integral), no sorvete natural e até junto à alimentação normal.

Os nutricionistas recomendam comer de três a cinco porções por dia. Mas é interessante variar e não consumir a mesma espécie. Outra dica é consumir porções pequenas.


O que causa o envelhecimento precoce

Segundo os médicos, o nosso organismo começa a entrar em declínio por volta dos 30 e 40 anos.

Nessa fase, portanto, entram em ação os efeitos mais impactantes de dois fatores fundamentais para o envelhecimento: os radicais livres e o envelhecimento celular.

Para detalhar melhor, os radicais livres são moléculas instáveis produzidas todos os dias pelo nosso corpo dentro de um processo natural. Porém, a poluição, o estresse, a má alimentação e a falta de exercícios físicos aumentam a produção de radicais livres.

Eles, em resumo, agridem nossas células, nos deixam mais expostos a inflamações e mais suscetíveis a doenças.

O segundo fator causador do envelhecimento precoce é o próprio envelhecimento da célula.

Conforme os médicos, as células se dividem em um processo constante para o surgimento de células novas. Mas a cada vez que elas se dividem um componente chamado de telômero sofre um encurtamento.

Esse encurtamento chega a tal ponto que não permite mais a divisão da célula. Nesse momento ocorre o envelhecimento da célula que se reflete em flacidez, rugas e outras consequências. A má notícia é que os radicais livres aceleram a maturidade das células.

Como as frutas agem na prevenção do envelhecimento precoce

Em resumo, as frutas agem na prevenção do envelhecimento precoce com uma substância poderosa chamada antioxidante.

O antioxidante, aliás, é uma defesa natural das frutas contra insetos e a ação dos ventos e das chuvas. Quando consumimos uma fruta, o antioxidante presente nela age neutralizando a ação dos radicais livres.

Portanto, algumas frutas são mais ricas em antioxidantes, como as cítricas e as vermelhas. Veja agora as principais espécies que podem combater o envelhecimento precoce.

Morango

O morango é um aliado poderosíssimo no retardamento da maturidade. Ele contém elementos antioxidantes, como antocianinas, silício, ácido fenólico e Vitamina C. Além de ser antienvelhecimento, o morango previne câncer e evita a perda de memória.

Uva

A uva é uma fruta riquíssima em benefícios para a saúde. As variedades crinsom e roxa, especialmente, apresentam altas taxas de antioxidantes. Elas também contêm flavonoides, que previnem doenças cardíacas. Se você gostar, pode consumir a casca e as sementes também.

Abacate

O abacate é um aliado no combate às rugas. Além de fazer bem para a pele, ele ajuda a manter os cabelos sedosos. Isso porque a fruta é rica em Vitamina E. Além disso, tem grande quantidade de ômega 3. O abacate pode ser consumido puro, com açúcar ou até em forma de salada, com limão e sal.

Maçã

Prática e saborosa. Assim é a maçã, uma das frutas mais comuns no Brasil. Ela é rica em antioxidantes, flavonoides (que auxiliam o sistema circulatório) e pectina, que é uma fibra que aumenta a sensação de saciedade.

Para concluir, na hora de ir às compras não se esqueça de acrescentar essas frutas no carrinho. Mas além de acrescentar frutas ao cardápio, leve uma vida equilibrada, evitando fatores que causam estresse, praticando exercícios físicos regulares e eliminando fatores de risco, como tabagismo, alcoolismo e obesidade.

Por Maria Gizele da Silva

Frutas que combatem o envelhecimento



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *