Farinha de Uva – Benefícios para a saúde




A farinha de uva pode ser apelidada de ?alimento inteligente?. Essa nomeação se dá, pois, com o seu consumo as pessoas conseguem obter muitos nutrientes de uma maneira só.

A opção de muitas pessoas por uma alimentação saudável fez com que os indivíduos que trabalham no setor alimentício desenvolvessem diferentes alimentos que concentrem os mais diversos nutrientes. Dentre esses alimentos têm-se as farinhas saudáveis. Feitas a partir de frutas, oleaginosas e outros tantos alimentos, estas farinhas podem ser consumidas de muitas maneiras e contribuem de maneira significativa para o bom funcionamento do corpo humano. Dentre essas farinhas, uma que ainda é novidade e poucas pessoas conhecem é a de uva. Conheça agora um pouco mais sobre essa especiaria e como ela pode ser benéfica se usada diariamente.

Um alimento muito inteligente e que contribui na melhoria de diversos aspectos na vida dos consumidores

A farinha de uva pode ser apelidada de “alimento inteligente”. Essa nomeação se dá, pois, com o seu consumo as pessoas conseguem obter muitos nutrientes de uma maneira só. Com isso, os indivíduos poupam até o tempo no preparo de diversos alimentos com diferentes benefícios. Em uma vida tão agitada como a de hoje, essa praticidade na alimentação é um dos pontos mais interessantes desses alimentos inteligentes. A farinha de uva é rica, por exemplo, em ferro, cálcio e magnésio.


Antes de citar especificamente sobre os benefícios da farinha de uva é importante salientar sobre o processo de preparo desse ingrediente. Basicamente, essas farinhas que hoje são encontradas no mercado são fabricadas, em sua maioria, por meio do aquecimento e posteriormente da trituração dos alimentos, assim consegue se manter a maioria das vitaminas e outros componentes. Com isso, muitas vezes o próprio consumidor pode fabricar a sua farinha. Têm-se hoje na internet, diferentes sites e tutoriais que ensinam como realizar todas as etapas. Esse ingrediente pode ser utilizado para comer com frutas, iogurte, sucos e até substituir outros tipos de farinhas. Explicado esse ponto, é o momento de apontar os quatro maiores benefícios da farinha de uva:

– 01º. Excelente para a perda e manutenção do peso:

Se você é daquelas pessoas que sempre olham a quantidade de calorias de um alimento, saiba que a farinha de uva é ótima para ajudar na perda ou na manutenção do peso. A farinha de uva possui 214 calorias em 100 gramas em comparação a farinha de trigo, aquela utilizada em bolos e pães, que possui na mesma quantidade 364 calorias. Esse tipo de alimento pode ser adaptado em muitas receitas e substituir a farinha branca. Além disso, a farinha de uva costuma ser mais concentrada, isso significa que você pode usar em menor quantidade. Com essa substituição, você vai ingerir menos calorias, alinhando essa prática com outros hábitos saudáveis, o seu peso na balança tende a diminuir. Além disso, ela é rica em fibras, o que oferece uma saciedade maior.

– 02º. Pele com aspecto mais bonita:

Uma alimentação adequada interfere diretamente na pele de qualquer pessoa. E dentre os benefícios que a farinha de uva possui é que ela possui antioxidantes, já que a uva tem em sua composição, altas doses desse componente. Os antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento da pele, auxiliam no firmamento da pele, evitando flacidez e outros benefícios.


– 03º. Ótima fonte de energia:

É do conhecimento da grande maioria das pessoas que o corpo humano obtém energia a partir do consumo de diferentes alimentos, sobretudo, dos carboidratos. Devido a isso, muitos indivíduos procuram alimentos com baixo carboidrato para assim obter energia e não comprometer a dieta, evitando ganhar peso. A farinha de uva é uma ótima fonte de carboidratos. Por exemplo, em 100 gramas ela possui 54 gramas de carboidrato. A farinha branca em 100 gramas conta com 76 gramas de carboidrato.

Além dessa diferenciação, a farinha de uva como mencionado anteriormente, é concentrada. Com isso, dificilmente alguém vai usar 100 gramas de farinha para comer com uma fruta, por exemplo. Essa quantidade é usada no preparo de receitas, como um pão integral. Já a farinha de trigo, o consumo é maior. Pois, usa-se bastante para fazer receitas e ninguém usa esse tipo de alimento para comer com uma fruta. Resumindo, a farinha de uva também vai fornecer energia, com uma quantidade menor de carboidratos.

– 04º. Ajuda na prevenção de doenças:

Esses alimentos que concentram diferentes propriedades são fontes de diversas pesquisas. E alguns desses estudos apontaram que a farinha de uva pode ajudar no combate de diferentes patologias como:

– Surgimento de varizes. Esse alimento auxiliar no sistema circulatório.

– Baixo índice de frutose. Isso significa que não se terá aumento nas taxas de açúcar no corpo.

– Prevenção do câncer, alguns estudos apontam que por conta da quantidade grande de antioxidante, alguns casos de câncer podem ser cometidos. Dentre outras patologias.

Este texto apresentou os principais benefícios dessa iguaria, que ainda não é tão conhecida pelo grande público como, por exemplo, o suco de uva, que também tem grandes benefícios. Tente incluir a farinha de uva em sua alimentação diária e você verá uma melhora em sua saúde.

Por Isabela Castro

Farinha de uva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *