Exercícios Físicos para Varizes – Melhores Indicações





Saiba aqui quais são os exercícios indicados para quem sofre com varizes.

Problemas com a circulação sanguínea, a exemplo das varizes, são extremamente comuns em homens e mulheres, podendo afetar qualquer idade e variadas partes do corpo, sendo mais comuns nos membros inferiores e naquelas pessoas que não tem uma regular movimentação corporal durante o dia.

Em algumas ocasiões, as varizes geram apenas uma incômoda preocupação estética, porém, na maioria dos casos, são acompanhadas de inchaço e dor intensa. Se originam devido a pressão sanguínea nas veias, que acabam dilatadas ou com outras deformidades.




Por ser considerada uma complicação corporal que não tem cura, o melhor caminho é a prevenção.

Confira nesse post 6 exercícios físicos que previnem as varizes e combata esse mal!

1. Alongamento


Muitas pessoas desconhecem o alongamento como parte fundamental na rotina diária. Além de ser uma preparação para exercícios mais intensos, e evitar contusões indesejadas, alongar os membros precisa ser uma das primeiras atividades matinais, devendo estender-se ao longo do dia em intervalos regulares e também antes de dormir.

Depois de longas horas de quase nenhuma mobilidade durante o sono, para encarar um dia intenso de trabalho, em pé ou sentado por horas a fio, é importantíssimo esticar bem os membros, fazendo sequências adequadas para que a circulação sanguínea seja favorecida e se obtenha um melhor desempenho muscular.

2. Caminhada

Ao ar-livre ou na esteira, caminhar é um ótimo exercício na prevenção das varizes e outros problemas circulatórios, além de ser uma ótima ferramenta para combater o sedentarismo.

O interessante é que essa é uma atividade que contribui para a melhora da saúde como um todo, e além de um confortável par de tênis, é necessário pouco ou nenhum investimento.

Experimente seguir as recomendações médicas e caminhar no mínimo 30 minutos todos os dias.

3. Ciclismo

Para os amantes da bicicleta, pedalar diariamente ou três vezes na semana contribui fortemente para o fluxo sanguíneo saudável das pernas e dos pés. Como os membros inferiores são as principais partes utilizadas nessa atividade, e também os locais de maior incidência das varizes, essa é uma excelente e prazerosa opção. Não esqueça dos equipamentos de segurança e de buscar locais como ciclovias ou parques para um melhor desempenho.

4. Hidroginástica

Poucos são os que não gostam do contato com água, principalmente nas regiões onde as altas temperaturas imperam a maior parte do ano. Mesmo nas regiões mais frias, as piscinas aquecidas estão sendo sempre procuradas, pois a hidroginástica é uma atividade que além de fortalecer os músculos, favorece o deslocamento sanguíneo entre os membros. Além de muito saudável, essa é uma atividade que acaba sendo muito prazerosa e divertida!

5. Musculação

Está cada vez mais raro encontrarmos um bairro que não possua uma ou mais academias de ginástica. Para além das atividades aeróbicas que costumam ser oferecidas, a musculação caiu no gosto dos brasileiros e já é uma das práticas de exercício mais requisitadas e comuns. Isso ocorre porque é possível fortalecer todos os músculos do corpo, e o acompanhamento dos profissionais e de outros praticantes dos treinos, ajudam na correta execução dos exercícios e também na questão motivacional. Para quem busca cuidar mais da saúde e prevenir o aparecimento de varizes e outros problemas, é uma excelente alternativa.

6. Pilates

Apesar de ser uma prática criada nos anos 20, o Pilates só chegou no Brasil na década de 1990 e há alguns anos vem sendo realmente popularizado. Está cada vez mais comum encontrar estúdios especializados nesse tipo de exercício, recomendado principalmente para pessoas que têm problemas na coluna. Entretanto, para aqueles que estão buscando fortificar os membros e prevenir as varizes, o Pilates é uma ótima alternativa, podendo ser executado por atletas à pessoas idosas com menos elasticidade corporal, pois respeita os limites corporais de cada um.

Apesar de ser um problema que possa ser enfrentado por pessoas de qualquer faixa etária, àquelas com idade mais avançada, entretanto, possuem uma maior predisposição de serem atingidas. Isso ocorre por que com o passar do tempo as veias vão perdendo cada vez mais elasticidade. As mulheres, que são consideradas um grupo de risco para este mal, devido a questões hormonais, de gestação, menstruação ou menopausa, devem estar ainda mais atentas.

O melhor caminho para prevenção das varizes e outros problemas de saúde é a prática de exercícios físicos regularmente, aliados a uma dieta balanceada e rica em proteínas. Busque uma atividade que melhor se adeque a sua rotina e viva uma vida mais saudável!

Jéssika Evelyn Leitão Alves



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *