Vegetais, frutas e verduras são indispensáveis para qualquer alimentação saudável e a cenoura é uma das mais importantes.

Adorada por coelhos, e muitas vezes rejeitada pelas crianças, a cenoura de cor tipicamente laranja, traz enormes benefícios para a saúde humana. Rica em diversos nutrientes e vitaminas, ela é fundamental para adolescentes em crescimento e para adultos que desejam ter uma vida mais longa

A cenoura é importante fonte de vitaminas. Riquíssima em Vitamina C (que ajuda o organismo no combate contra vírus e bactérias) e Vitamina A, a cenoura ainda possui diversos minerais fundamentais para garantir uma boa circulação sanguínea e saúde dos músculos e ossos de nosso corpo.

Deve se evitar deixar a cenoura em contato com o sol, pois ele causa a perda da tão importante vitamina A. Lembre-se de que não é bom fazer suco da cenoura através do liquidificador, sempre prefira a centrífuga e evite cozê-la.

Por Rodolpho Medeiros


O cardápio de uma criança deve ser sempre bem acompanhado de alimentos nutritivos. Porém, esse cuidado é ainda mais primordial nos seus primeiros meses de vida, pois é neste momento que o organismo começa a formação de vários órgãos, tecidos e o desenvolvimento de mecanismos de defesas do corpo contra diversos tipos de doenças.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, as cidades da região Nordeste são as que apresentam maiores índices de crianças com insuficiência de vitamina A no organismo.

A falta dessa importante substância pode causar diarreias e até infecções respiratórias. Outra grave consequência é a xeroftalina, doença que pode causar cegueira.

A vitamina A é capaz de proteger a nossa córnea. Ela também é capaz de conservar as mucosas internas e proteger lugares como o nariz, a garganta, a boca e o estômago.

As mulheres quando estão grávidas podem abusar da vitamina A, pois ela também ajuda no processo de crescimento do feto.  

Podemos encontrar a substância tanto no leite materno, como nas carnes, no fígado, na gema do ovo, na cenoura, no pêssego, na abóbora e no espinafre.

Por Thais Cortez


Alimentos como as verduras de folhas devem e podem ser incluídos nas dietas alimentares de todas as pessoas.

O agrião é um bom exemplo, considerado uma das principais fontes de vitamina A, ele é um vegetal com baixíssimo teor calórico e pode ser consumido por todos. Entre as substâncias importantes presente no agrião podemos ainda citar a vitamina C, minerais como fósforo, ferro, iodo e ainda o complexo B.

As folhas do agrião após serem bem lavadas podem integrar uma salada com outras verduras e legumes, deixando-a mais rica e colorida.

O agrião é altamente digestivo, ajuda no combate ao acido úrico, é um diurético natural e importante para o bom funcionamento da glândula tireoide.

Além disso, as folhas do agrião misturadas com mel formam um excelente remédio natural para pessoas com bronquite, ele atua como um estimulante devido a sua propriedade tônica.

Por Milena Evelyn


Conjunto de vitaminas hidrossolúveis indispensáveis ao bom funcionamento do organismo e, sobretudo, dos nervos, as vitaminas do complexo B, podem ser encontradas de forma mais completa no fígado e no lêvedo de cerveja. Seis delas, de oito no total, são responsáveis por grande parte das funções necessárias ao desenvolvimento e manutenção da saúde humana.

A vitamina B1, tiamina, auxilia no crescimento, na digestão e no equilíbrio do tecido nervoso periférico e músculos, a B2, melhora unhas, pele e cabelos, a B3 promove a síntese de gordura e aumenta a energia, a B5, ácido pantotênico, é fundamental na formação de hormônios e regula o sistema nervoso, a B6 reduz cãibras e previne a problemas de depressão e a B12, cobalamina, é importante para o desenvolvimento das células vermelhas e prevenção da anemia, aumentando a energia e mantendo, juntamente com as outras, o sistema nervoso saudável.

O ácido fólico e a biotina completam o quadro. Mas, não é nescessário decorar todas as funções do complexo vitamínico, o simples hábito de preparar o prato compondo-o com proteínas, carboidratos e vegetais já garantem seu consumo adequado e uma vida cheia de energia.

Por Rosane Tesch


As vitaminas têm importantes funções para manter uma aparência saudável. Queda de cabelo, pele sem viço e unhas quebradiças podem ser sinal de ausência de alguma delas. As insuficiências vitamínicas podem levar tempo para serem detectadas no organismo, já que sua perda é lenta e progressiva, por isso é importante estar sempre atento ao que se come e fazer exames de rotina para que qualquer reposição possa ser feita imediatamente.

As vitaminas A e E, por exemplo, agem diretamente na saúde da pele, dos cabelos e das unhas. A vitamina A pode ser encontrada tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal e entre as fontes estão o fígado, a cenoura, vegetais verde escuro, ovos e leite.

A vitamina E retarda o envelhecimento celular e está presente no gérmen de trigo, em nozes, couve, espinafre, trigo integral, ovos e óleos vegetais. Vale lembrar que o excesso é tão prejudicial quanto a falta de vitaminas, portanto nunca se deve exagerar nas quantidades.

Por Rosane Tesch





CONTINUE NAVEGANDO: