Mesmo você estando cansado de ouvir a frase “você é o que você come”, nunca parou para pensar como pode aproveitar essa deixa para melhorar seu rendimento no trabalho? Muitas vezes a correria do dia a dia não nos permite se alimentar corretamente. No entanto, o momento de uma refeição tem que ser sempre priorizada e respeitada.

Ao longo do dia a nossa alimentação deve ser bem fracionada, com uma refeição a cada três horas, no máximo, pois isso evita a queda de glicose e a falta de energia no nosso organismo. Se não for possível essa regra corretamente, então jamais deixe de fazer muito bem as três maiores refeições do dia: tomar um café da manhã reforçado e mais nutritivo, um almoço com uma alimentação balanceada e leve com muitos nutrientes e um café da tarde ou um lanche reforçado, simplesmente para repor as energias após o expediente do trabalho.

Alimentos ricos em gorduras e açúcares devem ser totalmente evitados, pois são difícil de serem digeridos, e podem causar desconfortos no intestinos e comprometer nossa energia. Mesmo assim, prefira o açúcar natural, como a frutose, e tenha sempre uma fruta perto de você. As frutas contêm açúcares naturais que nosso organismo necessita para a porção diária de açúcar no sangue, por exemplo. Outra dica funcional também é ingerir bastante líquidos durante o dia, pode ser água ou um suco natural, no mínimo dois litros por dia, pois ajuda na hidratação do corpo e na reposição de energias. 

Se a sua intenção é melhorar o desempenho e a concentração no trabalho, prefira alimentos como vegetais, sementes, nozes e grãos, pois eles possuem diversas propriedades que contribuem para renovação das células nervosas do corpo.

Quem está querendo ter mais disposição durante o dia, o bom é substituir a xícara de café por uma xícara de chá verde, pode ser na manhã ou durante o dia, pois ele contém menos cafeína do que o próprio café, e acelera o metabolismo, estimulando o cérebro e as funções do organismo a agirem mais rápido. Cereais integrais como o trigo, o arroz, a aveia e a quinua em flocos, bem como a amêndoas e também frutas como maçã e banana, dão muita energia para o corpo e ajudam a manter o pique durante o dia.

Por Daniela Almeida da Silva


Doze empresas brasileiras se uniram e criaram uma associação para reduzir a obesidade, melhorar a pressão arterial e controlar a taxa de colesterol dos seus funcionários.

A associação foi batizada de Aliança para a Saúde Populacional e vai levantar quais os fatores de risco que existem entre os trabalhadores das empresas. Futuramente, a associação irá criar políticas de prevenção de doenças crônicas, como dependência química, depressão, acidente vascular cerebral, infarto, câncer e diabetes.

A associação surgiu da necessidade de conter a quantidade de funcionários que se afastam do trabalho por problemas de saúde. Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde comprovaram que 90% dos trabalhadores são sedentários, 48% estão acima do peso considerado ideal pelos médicos e apenas 15% delas consomem hortaliças, frutas e legumes diariamente.

As pesquisas também mostraram que 22% dos trabalhadores fumam e 16% tem problemas com bebidas alcoólicas. Além disso, sabe-se que 20% das doenças que acometem os trabalhadores vêm do local de trabalho e 50% poderiam ser evitadas através de mudança de hábitos.

A ideia da associação é criar meios de melhorar a qualidade de vida dos funcionários e com isso fazer com que eles produzam mais.

Por Jéssica Posenato





CONTINUE NAVEGANDO: