Confira aqui os principais dúvidas e mitos sobre os suplementos de academia.

A busca pelo corpo perfeito faz com que muitas pessoas recorram a prática de exercícios físicos, porém, para potencializar os resultados algumas pessoas fazem o uso de suplementos alimentares. Os suplementos alimentares são indicados principalmente para quem tem uma limitação física fazendo com que não ocorra a absorção de nutrientes, é indicado também para aqueles que não conseguem ter uma alimentação regrada e servem também para aumentar o rendimento físico do atleta. Os suplementos alimentares são divididos por categorias sendo:

  • Hipercalóricos – São os suplementos que tem como função principal oferecer um suporte calórico diário. São usados por praticantes de exercícios que tem como meta ganhar massa corporal em um curto intervalo de tempo.
  • Hiperprotéicos – Esse tipo de suplemento possui alta quantidade de proteínas, é recomendado o uso após o treino de musculação, fazendo com que ocorra uma preparação na fibra muscular.
  • Vitaminas e Minerais – O nosso corpo necessita de vitaminas e minerais, pois são eles que fazem com que que haja um bom funcionamento de todas as células do corpo humano.
  • Oligoelementos – São conjuntos de minerais indicados para balancear a dieta, cumprem com as funções metabólicas no organismo.

A venda de produtos Fitness cresce cada vez mais no Brasil, podemos nos deparar com uma grande variedade de produtos e grande parte deles com propostas tentadoras. Para que o consumidor não tenha prejuízos na compra e no consumo dos suplementos se torna imprescindível conhecer quais são os principais mitos dos suplementos.

1- Quais são os riscos apresentados pela Creatina e a Whey protein?

Se o consumidor usar indevidamente a whey protein, pode fazer com que haja a proliferação de células cancerígenas e o aumento da resistência Insulínica. Já a Creatina pode provocar complicações nos rins e no fígado. Então torna-se necessário um acompanhamento de especialistas para que se tenha um melhor aproveitamento do produto.

2- Uma dieta balanceada torna-se indispensável o uso dos suplementos alimentares?

Não. Mesmo tendo uma alimentação equilibrada, não conseguimos suprir todas as nossas necessidades de nutrientes, lembrando que cada pessoa tem um metabolismo. Os usos dos suplementos cumprem com a função de suprir os ingredientes que faltam no organismo.

3- O uso frequente de suplementos pode hipertrofiar os músculos?

Não. O uso certo dos suplementos faz com que o indivíduo ganhe massa muscular é defina o corpo. A estimulação dos músculos ocorre com prática de exercícios físicos.

4- O uso de suplementos pode causar efeitos colaterais?

Não. Os suplementos contêm ingredientes que já existem no corpo humano.

5- A Creatina pode causar câimbras musculares?

A Creatina cumpre com a função de fornecer energia durante os exercícios físicos, sejam eles intensos ou de curto período. Não há evidências que a creatina possa causar câimbras. A causa da câimbra pode ocorrer devido à desidratação no corpo, por isso é indispensável o consumo de água.

6- O uso frequente de suplementos faz com que ele perca os efeitos?

Não. Diferente dos antibióticos que perdem o efeito quando usado diariamente. Os suplementos devem ser usados juntamente com prática de exercícios físicos e dependendo do resultado que ser quer alcançar em alguns casos ocorre a necessidade do aumento na ingestão dos suplementos.

7- Ganho força nos músculos apenas tomando os suplementos?

Não. A força na musculatura ocorre apenas com prática de exercícios o suplemento serve apenas como auxílio para o ganho de massa muscular.

8- Existem suplementos específicos para homens e mulheres?

Cada sexo necessita de substâncias diferentes, por isso existem suplementos específicos para cada gênero.

9- O uso dos suplementos Whey Protein pode acarretar em efeitos colaterais?

Sim. Tudo o que for consumido de uma forma errônea pode acarretar efeitos colaterais, sendo assim, não se torna diferente para os suplementos, o uso incorreto da Whey Protein pode culminar em problemas renais.

10- A função dos suplementos são as mesmas dos anabolizantes?

Não. Os suplementos cumprem com a função de suprir necessidades nutricionais. Os anabolizantes são remédios que tem como objetivo produzir hormônios masculinos.

Devido a tantos mitos e verdades se torna indispensável a consulta de um nutricionista, ele fara com que a pessoa possa ter um melhor benefício ao ingerir os suplementos.

Gisele Alves de Brito


A vida de um adolescente pode ser preenchida com uma superabundância de situações indutoras de stress – trabalho escolar, desporto, círculos de amigos, aprender a dirigir e criar um apelo sexual. Essas situações podem ser assistidas através de suplementos de proteína que são perfeitamente seguros para os adolescentes de ambos os sexos e de todas as idades. Os suplementos à base de proteína podem ser encontrados em qualquer lojas de alimentação.Se você pretende usá-los é necessário fazê-los trabalhar a seu favor.

Existem dois principais tipos de suplementos protéicos no mercado – a caseína e a proteína do soro. Cada uma destas proteínas deriva de leite e vem em forma de pó fino. Enquanto a contagem de calorias de cada opção pode variar, ambas as proteínas são perfeitamente seguras para que os adolescentes tomem regularmente, até porque elas são dois tipos de proteínas que compõem o leite materno.

Recomenda-se uma quantidade específica de proteína por dia para cada pessoa com base em seu peso corporal e nível de atividade. A quantidade recomendada para pessoas que vivem um estilo de vida sedentário é 0,5 g de proteína por quilo de peso corporal, 0,8 g de proteína por quilo corporal para pessoas que se exercitam com freqüência e 1,0 g de proteína por quilo corporal para quem deseja ganhar massa muscular magra. Esta recomendação, no entanto, podem saltar consideravelmente, podendo chegar ao dobro dos valores mencionados, para os adolescentes e crianças em crescimento.

A Whey protein (proteína de soro) é de rápida absorção. Isto significa que você pode ter várias porções de proteína de soro de leite por dia, com efeitos colaterais zero. A Whey pode também reduzir as chances das meninas adolescentes desenvolverem câncer de mama. De acordo com pesquisas, mulheres que comeram a proteína de soro regularmente tinham uma chance 56 por cento menor de desenvolver câncer de mama do que aquelas que comiam outras formas de proteína.

A caseína é uma proteína de digestão lenta, levando por vezes até sete horas para deixar o estômago, portanto ela funciona de forma mais eficiente se for tomada antes de ir dormir à noite. A caseína libera um fluxo constante de aminoácidos essenciais para a construção muscular, ao contrário da proteína do soro de leite, que libera uma grande quantidade de aminoácidos em um período muito curto de tempo.

Os suplementos proteicos podem ser extremamente eficazes no desenvolvimento de músculo esquelético para adolescentes, no entanto, estes suplementos contêm certas quantidades de calorias que devem permanecer dentro de uma diretriz segura, mesmo para os adolescentes. A quantidade que adolescentes podem comer é largamente dependente do seu nível de atividade. adolescentes sedentários precisam de comer entre 1.600 e 2.400 calorias, adolescentes moderadamente ativos necessitam entre 1.600 e 2.800 calorias e adolescentes muito ativos necessitam entre 1.800 e 3.200 calorias por dia. Para determinar a sua recomendação específica calórica, use as tabelas de calorias ou consulte seu médico.

Por Rodolfo Fialho


Quando você compra um suplemento alimentar para ajudar na perda de peso e potencializar os efeitos da sua dieta, você nem sempre é capaz de dizer exatamente as substancias contidas naquele suplemento. Alguns produtos podem realmente acelerar seu metabolismo ou bloqueiar a absorção de gordura, como prometido, mas outros provocam apenas a perda de água e geram a falsa sensação de emagrecimento.

As substancias que causam perda de água são conhecidas como diuréticas e estão presentes em quase todos os suplementos alimentares que auxiliam na perda de peso. Isso significa que as calças podem se encaixar melhor após tomar as pílulas, no entanto, este efeito é apenas temporário.

O uso de medicamentos para perda de peso que causam a perda de líquidos pode trazer riscos à saúde, que estão diretamente relacionados com a maneira como eles fazem com que você perca água. Problemas como reações alérgicas,danos hepáticos, cálculos biliares e problemas de visícula podem ser observados em pessoas que fizeram o uso indevido de tais suplementos.

Portanto, a menos que seu médico tenha lhe orientado a tomar diuréticos, devido alguma condição de saúde especial, como pressão arterial alta ou inchaço, você não deve fazê-lo. Lembre sempre que não existem pílulas mágicas que farão você perder aqueles quilinhos a mais. Alimentar-se bem e manter uma rotina de exercícios físicos são as chaves para um corpo mais saudável e bonito.

Por Rodolfo Fialho





CONTINUE NAVEGANDO: