Todos adoram a batata. Com ela fazemos deliciosas massas, crocantes fritas, adoráveis bolinhos e agradáveis doces, porém a batata inglesa pode ser substituída em nossa dieta por outro tipo, a batata doce.

A batata doce é uma espécie de raiz, rica em nutrientes. Cultivada em nosso país, a batata doce contém índice glicêmico bem menor do que inglesa, ou seja, libera uma quantidade menor de açúcar no sangue, por isso não gera tanto acúmulo de gordura quanto a outra.

Rica em diversos nutrientes, principalmente ferro e cálcio, importantes para a composição de nossos ossos e para o sangue, ela também é excelente fonte de betacaroteno, um antioxidante, fundamental para a produção de vitamina A e seus derivados. A batata doce deve ser consumida preferencialmente com a casca, pois ela é uma ótima fonte de fibras para o nosso organismo.

Quem deseja ter uma dieta mais saudável, deve acrescer a batata doce ao cardápio, pois além de nos fornecer nutrientes, não engorda tanto quanto a batata inglesa. 

Por Rodolpho Medeiros


De fácil preparo, com facilidade de se adaptar a diversos ingredientes, o macarrão, que antes era proibido em qualquer dieta para emagrecer, passou a ser visto com outros olhos. Especialistas em Nutrição recomendam que as refeições com massas façam parte da alimentação, desde que sejam balanceadas e com acompanhamentos saudáveis.

Confira a seguir o que especialistas dizem a respeito de alguns mitos e verdades sobre o macarrão:

Arroz e macarrão são proibidos para diabéticos?

O diabético pode alimentar-se com estes dois itens do cardápio, desde que esteja dentro da cota diária de carboidratos permitida em cada refeição. Na verdade, as massas integrais podem até ajudar a controlar o diabetes e o peso corporal, pelo seu baixo índice glicêmico, especialmente em indivíduos com sobrepeso ou obesidade.

Macarrão engorda?

O aumento de peso não é provocado pelo consumo de um determinado alimento. Se o macarrão for consumido em porções adequadas junto com alimentos saudáveis como verduras e legumes, ele não colabora para o aumento de peso.

Por Selma Isis

Fonte: Dra. Vanderli Marchiori, Médica especialista em Nutrição.





CONTINUE NAVEGANDO: