Boa parte do nosso organismo é composta por água, todos nós sabemos da importância que seus benefícios trazem a nossa saúde, mas algumas pessoas acreditam que ela é fundamental apenas na hidratação, porém a sua importância é muito maior.

A água facilita o processo de digestão, ela auxilia na formação das enzimas, da saliva e suco gástrico, pois são substâncias fundamentais na digestão. Auxilia no combate ao inchaço, pele hidratada gera uma melhor irrigação de forma que o organismo não consiga reter muito sódio, substancia responsável pelo inchaço. Reduz os riscos de infecções, ajuda no transporte de minerais, regula a temperatura corporal através da transpiração. Água ajuda a desintoxicar, expulsando as toxinas através do suor e da produção de urina.

Com tantos benefícios fica ainda melhor beber água. Hidrate-se no calor e mantenha a ingestão de água no inverno também. Cuide-se.

Por Milena Evelyn


Quem já participou intensamente de desfiles e bailes de Carnaval durante os quatro dias de folia sabe que é preciso muito preparo físico e cuidados com a alimentação para não ficar indisposto na quarta-feira de cinzas.

Mesmo para os mais jovens, é normal sentir dores no corpo, e ressaca, no caso de quem abusou de bebidas alcoólicas. Por isso, os interessados em aproveitar os trios elétricos, sambódromos ou bailes de Carnaval devem se preparar o quanto antes.

Os desfiles e bailes exigem muito esforço físico, e junto com o calor do verão e das aglomerações, fazem o organismo perder muito líquido. Por isso, o ideal é que os homens bebam diariamente cerca de 3,7 litros de água, enquanto que as mulheres devem beber 2,7 litros. Não podem ser computados nem refrigerantes e muito menos bebidas alcoólicas, somente a água de coco.

Especialistas advertem quanto ao uso de bebidas alcoólicas durante o Carnaval. A mistura com vários tipos de bebidas destiladas e fermentadas potencializam o efeito do álcool no corpo, sendo totalmente desaconselhável.

Por Selma Isis


Por possuírem pouca massa corporal, as crianças são mais propensas à desidratação, por perderem líquido corporal mais rapidamente. Sendo assim, os pais devem ter um cuidado maior na hidratação de seus filhos durante o verão, pois esta é a época em que elas gostam de brincar ao ar livre, mesmo sob o sol forte.

Confira algumas dicas para evitar a desidratação em seu filho:

  • Procure estimular seu filho a beber de meio a um litro de água diariamente, principalmente durante os dias mais quentes ou quando estiver com febre;
  • Se a criança não gostar de tomar tanta água pura, podem ser consumidos leite, água de coco, isotônicos e sucos ao longo do dia;
  • No caso dos bebês em fase de amamentação, eles não têm a necessidade de ingerir água, sucos ou outros líquidos, pois o leite materno oferece a hidratação suficiente;
  • Além de oferecer líquidos ao seu filho, procure vesti-lo com roupas leves, deixá-lo em ambientes bem ventilados e evitar que fiquem ao sol no período das 10h às 16h.

Por Selma Isis

Fonte: Guilherme Moura, nutrólogo do Hospital Nossa Senhora das Graças.   





CONTINUE NAVEGANDO: