Manter a forma nem sempre é uma tarefa tão fácil É necessário criar hábitos para que se tenha uma boa saúde e não exagerar no consumo de alimentos.

Em um país de tanta facilidade com o consumo de comida: fast food, delivery, enlatados e outros mais, é difícil não exagerar, por isso, elaboramos algumas dicas que os ajudarão nessa batalha!

Coma devagar – Nosso cérebro leva de 15 a 20 minutos para processar ao nosso corpo que estamos satisfeitos, se comermos rápido demais, acabamos consumindo mais que deveria;

Faça pequenos lanches de três em três horas – Quando demoramos muito tempo sem comer, exageramos na próxima refeição;

Coma sempre no mesmo horário – Programar a hora e permanecer naquele horário evita que você engorde mais;

Evite tomar algum líquido como suco ou refrigerante nas refeições, pois fica com a sensação de estufamento;

Não coma distraído – Comer enquanto assiste televisão, falar ao telefone ou quando está fazendo qualquer outra atividade é um perigo para manter a forma, então, pare um pouco e preste atenção em quantas colheradas está ingerindo!

Por Adriana Santos

Fonte: Minha Vida


A era digital dos computadores e internet trouxe muitos benefícios para o mundo, isso é um fato. Mas para aquelas pessoas que exageram na dose, sempre acabam tendo problemas em frente ao PC, às vezes até de saúde. Segundo uma pesquisa elaborada pela Universidade de Bristol, situada em terras inglesas, o ato de se alimentar quando está no computador conversando com amigos, jogando, pode fazer com que a pessoa comece a ter problemas com o seu peso.

Os pesquisadores creditam isso ao fato de que, quando a pessoa tem esse costume, ela acaba por não ficar satisfeita com a refeição, assim começa a ingerir mais alimentos durante o dia. A pesquisa foi feita com dois grupos, sendo que o primeiro se alimentou com uma refeição contendo nove itens e, ao mesmo tempo jogando paciência no computador. Já o outro grupo comeu normalmente sem distrações.

As pessoas que comeram jogando paciência, não ficaram satisfeitas, e pouco tempo depois já estavam se alimentando novamente.

Por Oscar Ariel


Antes de seguir qualquer dieta é importante manter bons hábitos alimentares no dia-a-dia. Quando se ingere um alimento nem sempre o organismo absorve os nutrientes necessários e essenciais para a saúde. O corpo precisa de alguns elementos específicos para seu perfeito funcionamento, como água, vitaminas, proteínas, minerais, gorduras e carboidratos.

A ausência de qualquer um deles pode trazer sérias conseqüências, mas não basta consumir sem critérios. A alimentação precisa ser balanceada e algumas dicas podem ajudar a ter um melhor aproveitamento dos nutrientes. São elas:

  • Coma de tudo em pequenas porções;
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos (ou até que se tornem líquidos na boca);
  • Substitua o sal por ervas ou especiarias;
  • Reduza o açúcar e evite bebidas alcoólicas;
  • Nunca deixe de fazer uma refeição ou belisque nos intervalos entre elas
  • Beba de 2 a 3 litros de água por dia, dependendo das atividades praticadas.

Cada pessoa tem um ritmo próprio que precisa ser respeitado e o equilíbrio é a base de uma vida saudável.

Por Rosane Tesch


Muitos pais têm problemas com a alimentação dos seus filhos. Crianças com hábitos alimentares desregulados e uma dieta deficiente em nutrientes podem ter o seu desenvolvimento prejudicado.

Algumas medidas devem ser tomadas para incentivar e educar as crianças a terem hábitos mais saudáveis: 

  • Coloque limites na ingestão das guloseimas, elas contém muito açúcar e calorias.
  • Estipule um numero de refeições a serem feitas diariamente e evite comer qualquer alimento entre uma e outra, o ideal são 6 refeições diárias.
  • Não incentive a ingestão de alimentos em troca de presentes ou doces como sobremesa.
  • Na hora de se alimentar, faça com que a criança se sente à mesa e use os talheres, evite brincadeiras excessivas, comer é coisa séria.
  • Inclua muita fruta e sucos naturais nos lanches, incentive os legumes e verduras.
  • Procure variar o cardápio semanal tornando a alimentação algo divertido e explique a importância de comer bem. Bons hábitos dão bons resultados.

Confira o vídeo abaixo com dicas da Nutricionista Francine Schmidt sobre alimentação infantil:

Por Milena Evelyn





CONTINUE NAVEGANDO: