Confira algumas dicas de exercícios físicos que ajudam a sair do sedentarismo.

Devido à correria do dia a dia, muitas pessoas não estão praticando exercícios físicos e é do conhecimento de todos os problemas que a falta de atividades físicas podem acarretar na saúde das pessoas. Problemas como a obesidade, respiratórios, cardiovasculares, diabetes, estresse, dentre outros, podem ter consequências sérias caso a situação do sedentarismo não seja revertida. É imprescindível deixar o este hábito de lado e adotar novos hábitos em sua vida.

O corpo humano foi feito para ser movimentado, dessa forma, ao não praticar exercícios físicos ele começa a dar alguns sinais de que alguma coisa não está funcionando bem e precisa ser mudada, o problema é a falta de disposição dos indivíduos.

Muitas pessoas possuem resistência de ir para academias, por exemplo, por inúmeros motivos como: não gostarem do local, ter vergonha, não terem condições de pagar e mais outros tantos. Mas, hoje em dia você pode fazer um exercício em qualquer lugar e sem gastar nada ou para as pessoas que possuem condições de pagar podem achar um exercício que ajudem a abandonar o sedentarismo. Hoje existem muitas modalidade de atividades, que ajudam a trabalhar o corpo, gastar calorias, emagrecer e, sobretudo, ganhar mais saúde.

De imediato dois exercícios que podem ser feitos por qualquer pessoa e ajudam a sair dessa zona de conforto é a caminhada e a corrida. Para estas essas práticas, você só precisa de roupas confortáveis, um bom protetor solar e um par de tênis. Pois, em todos os municípios existem ruas, praças, avenidas, que são mais tranquilas e dá para praticar essas duas modalidades. Mas, tenha em mente que tudo tem que ser feito com calma e cautela, dessa forma, inicie com uma caminhada leve por um tempo curto, depois vá aumentando o tempo e o percurso. Após isso, inclua a corrida em pequenos trechos de pouca duração e vá aumentando gradativamente. Assim se evita lesões e o desafio de se superar a cada dia é um grande estímulo.

Caso você queira uma atividade de mais impacto, o treinamento funcional pode ser uma excelente alternativa. Este treino dinâmico, mistura uma série de atividades como agachamentos, abdominais, pular corda, corridas, levantamento de pesos, atividades com bolas, dentre outros. A cada aula é um exercício novo, assim você perde peso, define o corpo e principalmente não se enjoa das aulas. Em média se gasta mais de 700 calorias em uma hora. É importante procurar um professor para lhe acompanhar durante o reino, pois, assim você evita se machucar. Devido a essas características, em quase todas as academias se tem o treino funcional, devido a sua grande eficácia.

E, por fim, uma atividade muito prazerosa é a dança. Existem infinitos ritmos e aulas, escolha um que você goste e pratique. Um estilo que anda muito em alta é a Zumba. O ritmo de origem colombiana é alegre e pra cima. É quase impossível não ouvir a batida Zumba e não querer dançar. O ritmo trabalha todos os músculos do corpo e se tem uma perda de calorias bem alta com a modalidade. Danças de salão e Ballet também são ótimas opções. A verdade é que a música é mais um atrativo, você vai vê como de cara vai se apaixonar por um ritmo, então ache um que lhe agrada.

Procure hoje mesmo uma atividade que lhe interessa e marque uma aula experimental para vê o que acha. Se cuide e se ame mais, você vai ver como tudo na sua vida vai fluir melhor e o mais rápido possível você vai notar como sair do sedentarismo, só lhe trouxe benefícios. E é claro mantenha uma dieta balanceada com a ingestão de frutas, verduras, água e fibras. A mudança será visível para todos. Então comece hoje, a busca de sua melhor versão.

Boa sorte!

Por Isabela Castro

Caminhada


Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve tomar ao realizar treinos em academias.

Em tudo na vida, se levar na brincadeira, não é sério! E o pior é que em alguns casos pode provocar lesões graves. O nosso corpo deve estar preparado para qualquer tipo de mudança, por exemplo, uma pessoa que não tem o hábito da leitura, quando começar a ler, vai sentir sono, cansaço e nem sempre vai conseguir ler e absorver aquele conteúdo, neste caso comece com pequenas leituras e aos poucos o corpo e a mente se acostumam.

Com o treino na academia não é diferente. Nos primeiros dias, na maioria dos casos, o corpo fica muito dolorido e quase sempre vem aquela vontade de desistir. Seja persistente e vai com calma, é apenas uma questão de tempo.

Uma das principais causas do cansaço, em qualquer aspecto, é uma noite mal dormida ou com poucas horas de sono. Tanto o corpo humano, quanto o nosso organismo, precisam se recompor durante este período e principalmente quando se inicia uma atividade física. O recomendado é que se tenha 8 (oito) horas de sono por dia.

Outra questão fundamental para um bom funcionamento do corpo é a alimentação. Cada organismo possui uma necessidade diferente e a ajuda de um (a) nutricionista é importantíssima, pois a quantidade de calorias ingeridas fazem a diferença.

Como regra básica para qualquer pessoa é uma alimentação balanceada, com frutas, verduras e legumes. Um "X-salada" não entra neste cardápio.

Com a parte de líquidos que vamos ingerir, o refrigerante e sucos industrializados devem ser substituídos por água e sucos naturais. Cuidado com o excesso de açúcar.

Outra coisa ruim para a atividade física é a "preguiça". Faltar aos treinos não vai ajudar em nada no desenvolvimento, pelo contrário, o corpo vai demorar ainda mais para se acostumar. Estipule metas e vá em frente, esta fase dura pouco, o corpo se acostuma em poucas semanas.

Durante a prática dos exercícios, um profissional irá orientar em quanto tempo deve ficar se exercitando e quando tempo deve ter de intervalo, por isso respeitar os dois! Muito intervalo não acostuma o corpo corretamente e muito exercício pode provocar lesões.

Fazer academia ou qualquer outra atividade física requer orientação profissional e técnica. Caso contrário, o corpo pode sofrer consequências graves e o exercício não terá o efeito desejado.

Por: Fernando Dias


Saiba aqui o que comer antes de depois de realizar exercícios físicos.

A alimentação é um dos fatores primordiais para que deseja perder ou manter o peso. Mesmo que a pessoa pratique exercício físico com regularidade, é necessário manter também uma dieta saudável e balanceada, como destaca o médico Patrick Rocha, que é especialista em emagrecimento feminino e nutrição. “O exercício físico representa 20%, enquanto a alimentação representa 80%. Ou seja, para obter resultados satisfatórios na perda de peso – é preciso focar em uma alimentação que promova isso de forma saudável, eficaz e definitiva em primeiro lugar”, afirma. Dessa forma, antes de malhar, por exemplo, o mais recomendável é optar por alimentos ricos em carboidratos, como pães – o que confere energia ao corpo.

Os especialistas também orientam comer proteína de qualidade, como ovos, mas o alimento deve estar cozido. Outra opção recomendável é o consumo de peixe, além de frutas, ou mesmo, sanduíches naturais. Lembrando que o mais indicado é comer uma hora antes de praticar atividade física, contudo, é importante consumir alimentos leves e em poucas quantidades.

Após o treino, a indicação é escolher por salada de verduras ou legumes, que pode ser acompanhada por linhaça, atum, etc. Uma boa pedida é consumir sopas e até ovos cozidos.

A vendedora Isadora Lima Freitas, 29, conta que seu rendimento melhorou muito durante os treinos aeróbicos, além da perda notável de peso, após consumir alimentos ideais antes e após os exercícios físicos. “Eu costumava comer chocolate e doces antes de malhar e após o treino não resistia a uma coxinha e outros tipos de salgados. Quando mudei os meus hábitos alimentares, notei melhora nas atividades físicas e, obviamente, também nos resultados”, afirma.

Os especialistas também indicam evitar o consumo de alimentos que não contenham os nutrientes necessários para quem pratica atividade física regular. Em caso de dúvida sobre nutrientes e quais dietas seguir, é importante consultar um nutricionista ou nutrólogo para obter orientação a respeito das melhores opções, no que se refere à alimentação.

Alimentos Integrais

Além da importância em consumir alimentos saudáveis e optar por dieta balanceada, é importante priorizar as versões integrais dos alimentos, segundo o médico Patrick Rocha. “Esses alimentos, de fato, preservam os nutrientes originais do alimento, o que promove saciedade, nutrição e emagrecimento”, afirma.

Por Letícia Veloso


Confira aqui algumas dicas para aumentar a massa muscular de seu corpo.

Emagrecer, ganhar massa muscular e definir os músculos é a vontade de muitos. E então, surgem as dúvidas: Que dieta fazer? Por onde começar?

Vamos focar neste artigo no ganho de massa muscular. Este processo deve ser iniciado para aqueles que já possuem um índice de gordura corporal equilibrado. Se você está acima do peso, indico que você emagreça primeiro para depois traçar um plano de hipertrofia.

Para um ganho eficiente de massa muscular é preciso aliar treino de musculação com uma dieta. Claro que o esforço, a determinação e a força de vontade são os pilares básicos para o ganho de massa muscular. Foque em seu objetivo e não deixe os obstáculos emergentes te tirarem de seus sonhos.

O treino de hipertrofia precisa ter acompanhamento de um bom profissional na área de educação física. Você pode treinar em casa ou em uma academia. Caso for treinar numa academia, peça para o instrutor traçar um treinamento de acordo com seus objetivos e vontades.

Treine no mínimo três vezes por semana. Programe uma rotina séria e foque em seus treinos. Não desanime, lembre-se da dica que dei acima, mantenha-se sempre em seu objetivo. Você pode usar um termogênico que ajuda te dar uma disposição, este pode ser natural ou artificial. Indico os termogênicos naturais, que pode ser a cafeína ou o chá verde, mas caso queira um suplemento mais potente, procure um nutricionista que ele te indicará um. Não use suplementos sem um acompanhamento de um profissional.

Ao traçar uma dieta, é importante ter em vista o seu objetivo. A dieta para a definição muscular é uma e a dieta para o ganho de massa muscular é outra. Em fase de ganho de massa muscular é normal o acúmulo de gordura. Depois, você deve traçar outra dieta para a queima e definição dos músculos que você adquiriu na fase de hipertrofia.

Em geral, para o ganho de massa muscular, indica-se ingerir bastante proteína. Você pode usar suplementos protéicos que ajudam na recuperação muscular e também podem te dar um gás a mais para os seus treinos. De qualquer forma, procure sempre um acompanhamento de um bom profissional.

Felipe Pancheri Colpani


Pesquisa revela que filhos de mães que praticam exercícios físicos tendem a se exercitar mais do que os de mães sedentárias.

As famílias costumam ter hábitos parecidos em relação à prática de exercícios físicos. Geralmente os filhos de pais sedentários não simpatizam muito com atividades físicas, enquanto os filhos de pais que são mais ativos e que gostam de se exercitar, acabam sendo também. Mas é óbvio que há muitas outras questões que influenciam nesse comportamento e o gosto pelas atividades físicas não depende apenas de fatores genéticos.

Um novo estudo feito por pesquisadores do Baylor College of Medicine e da Rice University, publicado pela revista científica "FASEB Journal" indica que há possibilidades de que o nosso gosto por atividades físicas possa ser influenciado pelos hábitos de nossas mães, ainda durante a gravidez. Os pesquisadores fizeram um experimento em filhotes de ratos – reuniram fêmeas de ratos geneticamente idênticas e as colocaram em gaiolas com rodinhas de exercício. Após uma semana nas gaiolas com rodinhas, as fêmeas foram retiradas e colocadas junto a machos da mesma linhagem genética, ficando grávidas em seguida.

Os pesquisadores colocaram metade das fêmeas grávidas em gaiolas sem rodinha e a outra metade em gaiolas com rodinha, novamente. Quando os filhotes já haviam nascido e chegaram à adolescência, os que eram filhos de mães que praticaram exercícios durante a gravidez (aquelas que foram colocadas nas gaiolas com rodinhas) começaram a correr mais do que aqueles filhos de mães que não correram na rodinha da gaiola, essas diferenças aumentaram de forma significativa conforme esses filhotes envelheciam.

Programação Desenvolvimental:

Os cientistas estudaram a chamada Programação Desenvolvimental. Segundo essa teoria, o corpo e o DNA do feto podem ser afetados pelo ambiente do útero da mãe e pelos primeiros momentos de vida, isso influencia diretamente em sua saúde.

De acordo com Robert Waterland, professor de pediatria e genética da Baylor, esse resultado deixa evidente que "a atividade física da mãe durante a gravidez provavelmente afeta a atividade física dos filhotes". Apesar de ratos serem muito diferentes dos humanos, Robert também lembra que mulheres grávidas podem sim praticar exercícios físicos leves, como caminhadas e natação, desde que tenham permissão do médico antes, isso pode desencadear nos bebês o gosto pela atividade física.

Por Nathalia Henderson


Caminhar alguns momentos todos os dias traz enormes benefícios à saúde física e mental.

Todos sabemos que exercícios físicos são essenciais para o bem-estar do organismo não é mesmo? Mas por vezes, fatores como a falta de tempo ou dinheiro podem ser um empecilho para algumas pessoas. A boa notícia é que com apenas alguns momentos de caminhada diária, o seu corpo pode ter benefícios incríveis. Confira abaixo alguns:

Combate doenças: depressão, diabetes, osteoporose e outras podem ser combatidas e controladas com a prática de apenas alguns minutos de caminhada diária. Além destas também há a prevenção de doenças como infarto ou derrames, pois a caminhada ajuda o coração a bombear o sangue corretamente.

Gasto de calorias: está adquirindo aquela barriguinha indesejável? A caminhada pode ajudar a controlá-la. Os especialistas afirmam que é uma das atividades com maior gasto calórico, pois a tendência é que haja uma variação constante da intensidade do caminhar, fazendo com que o organismo reaja de forma positiva, queimando calorias.

Aumenta a disposição: anda desanimado? Sem vontade de executar suas tarefas diárias? Experimente caminhar por meia hora antes de seu expediente. Os resultados são incríveis.

Melhora a circulação sanguínea: como o coração bombeia sangue com uma frequência maior, há uma melhora da circulação sanguínea. Além disso, os músculos em movimento ajudam na circulação do sangue pelos vasos.

Melhora a saúde do cérebro: como há melhor circulação do sangue pelo corpo, e melhor oxigenação, o cérebro também é beneficiado.

Melhora a capacidade respiratória: falta de ar e cansaço ficarão para trás se a prática da caminhada fizer parte de seu dia a dia. Isso porque andar melhora a capacidade pulmonar. O resultado é ainda melhor se a caminhada for feita ao ar livre, num parque, por exemplo.

Combate a depressão: durante a caminhada, doses de endorfina são liberadas no seu organismo. E esse hormônio é um dos responsáveis pela sensação de bem-estar e também ajuda no combate à depressão.

Combate a osteoporose: uma caminhada sob o sol da manhã faz com que as produções de vitaminas responsáveis pela saúde dos ossos sejam produzidas. E nada melhor para cuidar dos ossos do que usá-los corretamente.

O maior dos benefícios da prática da caminhada é que não é necessária experiência ou supervisão de um profissional para a prática. Qualquer pessoa pode caminhar moderadamente todos os dias, sem prejuízos para a saúde. O tempo e a intensidade da caminhada vão depender da disposição e do estado de saúde de cada um.

Além de ser excelente para a saúde, caminhar ao ar livre, pode ser ótimo para a mente, pois deixa o corpo em um estado de relaxamento ideal.

Está esperando o que? Coloque já as pernas para mexer e desfrute dos benefícios da caminhada!

Por Patrícia Generoso

Caminhada diária


Você com certeza já ouviu falar em Whey Protein. Se nunca ouviu, saiba que este é o produto mais famoso das academias.

A expressão "wheyProtein" quer dizer "soro do leite". Há tempos atrás o soro do leite era apenas um sub-produto da produção do queijo e não tinha valor algum comercial. Com o passar do tempo, após algumas pesquisas, os cientistas resolveram estudar esse soro mais detalhadamente e acabaram percebendo que esse simples soro se tratava de uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico.

Ele possui aminoácidos essenciais (justamente aqueles que o corpo não produz) de maneira abundante. Também observaram ainda que essa proteína era digerida facilmente, além de ser muito bem absorvida e utilizada no organismo.

Foi assim que hoje o whey protein se tornou o produto mais popular no universo dos suplementos alimentares, ganhando muita força no mercado internacional e substituindo a proteína da clara do ovo (ou albumina), que era muito utilizada anteriormente.

De modo geral, as proteínas possuem funções importantes no sistema imunológico, elevando a concentração de antioxidantes e favorecem o combate de várias infecções e doenças, além de serem ainda a principal matéria-prima para a construção muscular. Portanto, é de suma importância comer alimentos ricos em proteínas após a prática de atividades físicas, principalmente àquelas relacionadas com exercício de musculação

O Whey Protein é o suplemento que fornece todos os aminoácidos necessários para reparar e promover o crescimento muscular.

Por Thaís Cortez


Depois de adultos há a tendência de aposentar certas práticas infantis em prol do amadurecimento como brincar de se esconder, elástico, entre outras. Mas se muitos adultos bem soubessem, migrariam a prática de pular corda para os tempos atuais.

A corda é um excelente exercício físico, ela é usada há muitos anos como preparatório de aquecimento em esportes como boxe e karatê, mas é um ótimo exercício para ser praticado como atração principal para a perda de calorias.

A atividade é de baixo custo, pode-se comprar uma corda específica para exercício de adultos em loja de esportes com preços variando de R$ 20 a R$ 80 com durabilidade de mais de cinco anos em perfeito estado, se conservada, claro. Para comprar, dê preferência a materiais mais pesados na parte da corda para que ela exija mais movimento do braço para fazer o giro de 360º.

Pela quantidade de músculos movidas no corpo simultaneamente, pular a corda pode ser uma das melhores atividades para perda de calorias.

Entre os benefícios do exercício estão: melhora no equilíbrio, coordenação motora, estímulo à atividade cardíaca e age na tonificação dos músculos das pernas.

Mas cuidado: sempre use tênis com amortecimento, pois é um exercício de impacto e o joelho pode sofrer com isso. Além disso, sempre faça alongamento antes de uma atividade física, para ajudar o corpo a se preparar para o impacto e evitar danos maiores.

Por Lidianne Andrade


Caso você esteja pensando em perder peso, e passa vários dias com aquilo na cabeça: “Eu vou fazer exercício”, “Eu tenho que ir à academia”. Cuidado. Pois é melhor realmente arregaçar as mangas e ir à luta. Somente o ato de pensar em praticar algum tipo de exercício, pode acarretar com que a pessoa acabe por comer mais. Este dado foi apontado em pesquisa realizada nos Estado Unidos, mais precisamente na Universidade de Cornell, pelo pesquisador Brian Wansink.

O estudo foi feito da seguinte forma: foram pegos voluntários, que posteriormente ficaram divididos em três grupos aleatórios. Um destes não fazia nada. Já o segundo estava lendo um folheto, que descrevia uma caminhada de aproximadamente 30 minutos e escutavam música. O último ficou concentrado no ato de ler.

Depois desses exercícios, todos foram expostos a doces e salgados. Conclusões: em comparação ao primeiro grupo, que absolutamente não fez nada (e ingeriu 361 calorias), o grupo que se concentrou na leitura do folheto, teve uma ingestão de 701 calorias, número maior que as 616 computadas pelo grupo que ouvia a canção.

Os médicos analisaram o fato de que o corpo se recompensa com alimentos, devido a pratica de algum exercício, físico ou mental.

Por Oscar Ariel


Um dos principais sinais da vida sedentária e da má alimentação é a “barriga”. A falta de atividade física associada a uma alimentação rica em calorias e carboidratos contribui de forma generosa para o aumento da barriga, e com isso outros problemas de saúde podem ser desencadeados.

Nosso organismo precisa realizar atividades para queimar energia, caso contrário esse excesso ingerido se transformará em gordura que por sua vez ficará concentrada na região abdominal e dos quadris. Esse excesso de gordura causa a flacidez, celulites e problemas de postura.

Procure praticar uma atividade esportiva ou aeróbica, elas ajudam a queimar as calorias extras. A prática de exercício aliada a uma dieta balanceada ajuda a deixar o corpo em forma e consequentemente diminuir a famosa "barriguinha".

Vale lembrar que apenas os exercícios abdominais não são o suficiente para perder a incomoda barriguinha.

Procure seu médico ou um nutricionista e faça uma avaliação do seu caso. Cuide-se.

Por Milena Evelyn


Todos nós sabemos da importância dos exercícios físicos para o nosso organismo, mas nem sempre as pessoas seguem uma rotina saudável como deveriam.

De acordo com pesquisas realizadas grande parte da população pode ser considerada sedentária.

A prática de atividades físicas regulares traz benefícios para a saúde e para mente também.

Os exercícios de alongamentos, por exemplo, não tem contra indicações, podem ser realizados por qualquer pessoa em qualquer fase da vida.

Mesmo que a pessoa não pratique nenhum esporte regularmente, a prática dos exercícios de alongamento podem proporcionar diversos benefícios como: o relaxamento, melhora da postura e na respiração, aumento da circulação sanguínea e diminuição do stress.

Procure praticar pelo menos 3 vezes por semana e se preciso procure também o acompanhamento de um profissional.

Por Milena Evelyn





CONTINUE NAVEGANDO: