Conjunto de vitaminas hidrossolúveis indispensáveis ao bom funcionamento do organismo e, sobretudo, dos nervos, as vitaminas do complexo B, podem ser encontradas de forma mais completa no fígado e no lêvedo de cerveja. Seis delas, de oito no total, são responsáveis por grande parte das funções necessárias ao desenvolvimento e manutenção da saúde humana.

A vitamina B1, tiamina, auxilia no crescimento, na digestão e no equilíbrio do tecido nervoso periférico e músculos, a B2, melhora unhas, pele e cabelos, a B3 promove a síntese de gordura e aumenta a energia, a B5, ácido pantotênico, é fundamental na formação de hormônios e regula o sistema nervoso, a B6 reduz cãibras e previne a problemas de depressão e a B12, cobalamina, é importante para o desenvolvimento das células vermelhas e prevenção da anemia, aumentando a energia e mantendo, juntamente com as outras, o sistema nervoso saudável.

O ácido fólico e a biotina completam o quadro. Mas, não é nescessário decorar todas as funções do complexo vitamínico, o simples hábito de preparar o prato compondo-o com proteínas, carboidratos e vegetais já garantem seu consumo adequado e uma vida cheia de energia.

Por Rosane Tesch





CONTINUE NAVEGANDO: