Confira aqui quais são os principais benefícios da Batata Doce em nossa saúde.

Um dos alimentos mais nutritivos, a batata doce, é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, ou seja, a sua absorção ocorre de forma lenta, liberando glicose na corrente sanguínea e estimulando pouca formação de insulina, hormônio responsável pelo aumento da fome e do acúmulo de gordura. Além disso, ela também é uma fonte de fibras, ferro, vitamina C, potássio, vitamina E, A e C. Não é à toa, que a batata doce pode contribuir para a sua saúde e deve fazer parte da sua dieta diária. Quer ver?

A batata doce atua regulando a pressão arterial, ajuda na prevenção da anemia, auxilia no emagrecimento, fortalece o sistema imune, é rica em cálcio, reduz o colesterol, ajuda a controlar a diabetes, auxilia na formação de colágeno e também tem propriedade anti-inflamatória devido à presença de vitaminas, tais como C, B6, beta-caroteno e manganês, que atuam no processo de cura de inflamação interna e externa.

Ela também é eficaz para combater as úlceras do estômago, porque as fibras ajudam na prevenção da prisão de ventre e acidez, como consequência reduz a possibilidade úlcera. Isso é resultado da presença de vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, beta-caroteno e cálcio. Outro detalhe é que a batata-doce fornece mais de 90% das necessidades de vitamina A do corpo, assim, de acordo com os especialistas, os fumantes devem ingerir alimentos que tenham esta vitamina.

Sabia que a batata doce também ajuda na prevenção de doenças inflamatórias crônicas como a artrite, por exemplo? Isso ocorre porque ela é rica em beta-criptoxantina. Além disso, segundo um estudo realizado, as pessoas que comeram alimentos com esta substância tinham 50% menos chances de desenvolver artrite inflamatória. A vitamina C presente na batata doce também ajuda a manter o colágeno.

Entre outros benefícios, a batata doce ajuda na manutenção do aparelho digestivo por ser rica em fibra dietética. Há estudos que indicam que elas também podem ajudar na limpeza de metais pesados do trato digestivo como, por exemplo, arsênio e o mercúrio. Desta forma, contribui para manter o sistema digestivo saudável.

Depois destas dicas, não deixe de incluir batata doce no cardápio. Alimentação saudável faz a diferença para a sua saúde e bem estar. 

Por Babi


Todos adoram a batata. Com ela fazemos deliciosas massas, crocantes fritas, adoráveis bolinhos e agradáveis doces, porém a batata inglesa pode ser substituída em nossa dieta por outro tipo, a batata doce.

A batata doce é uma espécie de raiz, rica em nutrientes. Cultivada em nosso país, a batata doce contém índice glicêmico bem menor do que inglesa, ou seja, libera uma quantidade menor de açúcar no sangue, por isso não gera tanto acúmulo de gordura quanto a outra.

Rica em diversos nutrientes, principalmente ferro e cálcio, importantes para a composição de nossos ossos e para o sangue, ela também é excelente fonte de betacaroteno, um antioxidante, fundamental para a produção de vitamina A e seus derivados. A batata doce deve ser consumida preferencialmente com a casca, pois ela é uma ótima fonte de fibras para o nosso organismo.

Quem deseja ter uma dieta mais saudável, deve acrescer a batata doce ao cardápio, pois além de nos fornecer nutrientes, não engorda tanto quanto a batata inglesa. 

Por Rodolpho Medeiros





CONTINUE NAVEGANDO: