Confira algumas receitas de bolo de banana saudável e saboroso.

Não há nada mais gostoso que cheiro de bolo espalhado pela casa, concorda? Melhor ainda se ele for saudável e saboroso. O bolo de banana funcional, por exemplo, além de delicioso, vai ajudar você a se manter em forma. Que tal aprender algumas receitas?

Bolo de banana com aveia

Você vai precisar de 2 xícaras de chá de farinha de aveia, preferencialmente, sem glúten, ok? 1 xícara de chá de açúcar de coco, 3 ovos orgânicos, 4 colheres de sopa de óleo de coco, 1 xícara de leite de amêndoas, 5 bananas e 1 colher de sopa de fermento, e canela a seu critério.

No liquidificador ou batedeira bata todos os ingredientes e coloque apenas 1 banana e no final adicione o fermento. Bata mais uma vez.

Logo, despeje apenas metade da massa e acrescente o restante das bananas picadas ao meio, polvilhe com açúcar de coco e canela, e depois é só cobrir com o restante da massa. Despeje em uma assadeira que esteja untada e polvilhada.

Para finalizar, coloque no forno a 180ºC pré-aquecido e asse até dourar, em média, 30 a 40 minutos.

Bolo de chocolate com banana funcional

Uma receita deliciosa, prática e saudável. Rica em nutrientes, fibras e proteínas esse bolo é um aliado para quem não pode ficar longe do chocolate, mas precisa manter a forma.

Ingredientes: 5 ovos, 5 bananas maduras e 2 que estejam cortadas em rodela, 3 colheres (sopa) de cacau em pó, ½ xícara de açúcar mascavo, 4 colheres (sopa) azeite de oliva, 1 xícara farinha de aveia, 1 colher (sopa) café preto coado, 1 colher ( sopa) fermento químico. Para fazer a calda: 2 colheres (sopa) achocolatado diet, 100ml de leite de aveia, 1 colher (sopa) mel.

Para começar a fazer o bolo, adicione no liquidificador: ovos, cacau, banana, azeite e açúcar. Bata até você perceber que a mistura está líquida e homogênea. Acrescente a farinha de aveia, o café preto coado e o fermento. Misture tudo.

Coloque a massa formada do bolo em uma forma que tenha fundo removível e cubra com as bananas picadas em rodela. Coloque para assar em forno médio e que esteja pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 40 minutos.

Para fazer a calda, despeje e misture todos os ingredientes em uma tigela. Coloque no micro-ondas por, aproximadamente, 3 minutos e misture a cada 30 segundos. Deixe reservado na geladeira por, aproximadamente, 1 hora ou até que esfrie ou engrosse. Se preferir, pode colocar no congelador por cerca de 25 minutos.

Bolo de banana funcional: sem farinha e lactose!

Para essa receita, você vai precisar de 4 bananas nanicas maduras, ½ xícara de uva passa preta, 2 ovos pequenos, ¼ xícara de óleo de coco ou de girassol, 1 xícara de aveia em flocos e 1 colher de fermento em pó (sopa).

Para preparar, é só pré-aquecer o forno a uma temperatura média de 200ºC e em uma forma de bolo inglês unte usando óleo. Polvilhe, em seguida, com farinha de trigo ou aveia. No liquidificador, acrescente as bananas, as uvas passas, os ovos, o óleo e a aveia. Bata até perceber que a mistura está uniforme e lisa.

Desligue o liquidificador e adicione o fermento. Apenas misture, ou seja, não bata. Coloque a massa na forma e leve para assar por cerca de 200ºC por um tempo médio de 30 minutos. É fundamental aguardar, pelo menos, meia hora antes de abrir o forno, para o bolo não murchar.

Ficou com água na boca? Que tal testar cada uma dessas receitas? Não se esqueça de compartilhar essas dicas nas suas redes sociais e deixe o seu comentário.

Por Babi

Bolo de banana


Confira aqui quais são os principais benefícios da Banana para a nossa saúde.

Sabe qual fruta não pode deixar de fazer parte da sua dieta? A banana. Ela é facilmente encontrada em todas as estações do ano e proporciona vários benefícios para o organismo, desde o emagrecimento (devido à presença das fibras, que diminuem o apetite) até o aumento do bem estar (pela produção do hormônio da serotonina, que melhora o humor). Por que a banana deve fazer parte da sua alimentação?

A fruta é uma fonte rica em potássio, que auxilia o sistema circulatório a levar oxigênio para o cérebro e, assim atua ajudando na manutenção do balanço hídrico e dos batimentos cardíacos.

Você gosta de fazer atividade física? A banana fornece energia e ainda conta com carboidrato necessário para repor os estoques de glicogênio muscular. Por isso, após um treino pesado, aproveite para saborear a fruta. A banana tem muito ferro na sua composição e atua auxiliando as pessoas que têm deficiência deste nutriente no organismo. Além disso, contribui para estimular a produção de hemoglobina no sangue.

O seu intestino é desregulado? A fruta é rica em fibras solúveis que ajudam a diminuir a constipação e também auxilia no funcionamento intestinal.

Como é a sua TPM? Você sente vontade de brigar, chora ou enche a cara de chocolate? Neste período, não deixe de acrescentar banana na sua alimentação, porque a fruta tem vitamina B6, que atua na regulação dos níveis de glicose e ainda estimula o bom humor e melhora no estresse.

A banana também contribui para manter os ossos saudáveis e fortes devido a presença de frutooligossacarídeos, que ajudam na absorção de nutrientes que são essenciais para o organismo como cálcio e magnésio.

A fruta melhora a visão por conter alfa, beta-caroteno e vitamina A, que ajuda na proteção da retina. Além disso, reduz a pressão arterial por ser fonte de potássio, que ajuda a contrabalançar os efeitos do sódio.

Você sabia que fruta tem 500mg de potássio (em média) e apenas 1mg de sódio? A banana reduz o estresse e a depressão estimulando a produção de hormônios como a serotonina, que age como um relaxante para o organismo. A fruta também é afrodisíaca por conter minerais quelantes e enzimas como a Bromelina.

Por Babi


Foi-se o tempo em que comer banana era coisa de “pobre”. Foi-se o tempo também em que, se algum produto custasse barato, seu valor seria qualificado como “preço de banana”. Tanto o mercado quanto os consumidores já sentem a diferença no preço da fruta, que anda mais caro. Além disso, cada vez mais a ciência tem nos conscientizado sobre os benefícios que ela proporciona para a saúde.

O fato é que, hoje em dia, comer a fruta mais conhecida do Brasil é sinônimo de ter reduzido em torno de 21% as chances de sofrer de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente chamado de “derrame cerebral”. Essa redução é eficaz se ingerirmos diariamente 1.6 miligramas de potássio, de acordo com o jornal Britâncio Daily Mail, a partir de uma pesquisa realizada por cientistas da Inglaterra e da Itália.

Os pesquisadores salientam ainda que a hipertensão também é um fator de risco para o AVC e que o potássio pode ajudar a diminuir a pressão arterial. Porém, quando em baixas quantidades, pode provocar algumas complicações.

Para o Journal of American College of Cardiology, a ingestão de fontes de potássio e a diminuição do sal diminuirão em mais de um milhão as mortes por ano no mundo, devido ao AVC.

Boa notícia para os brasileiros. Afinal, somos um dos países que mais consome a fruta!

Por Alberto Vicente





CONTINUE NAVEGANDO: