Confira aqui uma lista de alimentos bons para atletas.

Você sabe quais são os alimentos ideais para quem costuma praticar exercícios físicos frequentes? São aqueles que podem nutrir o nosso organismo de forma correta e oferecer benefícios para você que curte uma boa academia ou outro tipo de exercício.

Água e Polpa de Coco:

A água do coco é boa em repor energias e também um grande isotérico. A sua polpa é aconselhada para o consumo antes e até durante a sua corridinha. Ela conta com bom potencial energético e alimenta os músculos.

Castanha do Brasil, Castanha de Caju, Nozes e Amêndoas:

Contêm ômega 3, a gordura boa, e também sais minerais que vão ajudar a melhorar o desempenho na atividade física. Um pouco de cada uma destas citadas é aconselhável para uma boa performance.

Açaí, Morango, Amora, Mirtilo, Cassis e Framboesa:

Essas frutas vermelhas são ricas em carboidratos e possui um reduzido índice glicêmico. Elas vão ajudar a evitar o estresse celular, o que auxilia no não envelhecimento que a atividade física extenuante gera.

Banana:

Conhecida por ser rica em potássio, a banana também é uma fonte de energia com absorção rápida. São várias as maneiras que a fruta pode ser consumida e todas vão trazer benefícios para a pessoa na atividade física.

Brócolis:

O alimento tem grande teor de proteínas vegetais, ferro, fibras, magnésio e cálcio. O brócolis também conta com Di Indon Metano e o 3 Indon Carbinol. Eles vão ajudar no metabolismo do estrogênio.

 Alho:

O seu consumo no dia a dia vai auxiliar na melhora da sua imunidade. O alho também conta com uma ação vasodilatadora, o que faz com que o sangue circule melhor.

Salmão Selvagem:

Outro produto que tem Omega 3 e também as Vitaminas D e K. São essas as vitaminas que se relacionam com o desenvolvimento do sistema osteomuscular, o qual é preponderante para os atletas.

Gengibre:

Auxilia para melhorar a imunidade devido a não quebra de gordura. O gengibre também conta com ação anti-inflamatória e tem benefícios para o coração.


Dependendo o perfil da pessoa há várias atividades que podem ser realizadas. O importante é praticar alguma e cuidar da saúde.

Toda atividade é desgastante, porém é necessária não só para deixar o físico em forma, mas principalmente para garantir nossa boa saúde. Outra vantagem das atividades é que elas nos ajudam a reduzir o nível de estresse e isso nos dias atuais é importantíssimo.

O que muitos esquecem na hora de escolher uma atividade é que devem optar por aquela que mais lhes agradam e não a atividade que está na moda ou que os amigos fazem.

Se você escolher uma atividade que realmente gosta, a chance de você não desistir logo no início será muito maior, porque você terá prazer em fazer esta atividade, vai se sentir bem e assim estará motivado a continuar. Mas como saber que tipo de atividade escolher?

Para saber qual atividade combina mais com você, primeiramente, você vai precisar se conhecer um pouco mais, então faça uma análise, observe como é o seu comportamento no dia a dia, como você é no trabalho, na escola, em casa, com os amigos e após observar o seu jeito de ser, veja quais são as atividades mais indicadas para o seu perfil:

Pessoa que é mais intelectual e principalmente que seja criativa pode optar pela natação, spinning, mas também é interessante praticar ioga.

Pessoa que é mais radical, gosta de aventuras e até de se arriscar, que tem muita energia para gastar pode escolher o boxe, o jiu-jítsu, o kung-fu e também o surfe, mas as atividades ligadas à natureza, como escalar, entre outras, também são muito bem-vindas.

Pessoas sensíveis e mais reservadas, que não gostam de adrenalina, evitam se arriscar e gostam de mais calmaria, podem optar por uma caminhada na esteira dentro de casa mesmo, enquanto assiste à TV ou ouve uma música. Também poderá optar por pedalar em uma bicicleta ergométrica, mas a hidroginástica e a meditação também são indicadas.

Pessoas mais estressadas devem optar por atividades que exigem um pouco mais do corpo, como a musculação, a ginástica localizada, natação ou andar de bicicleta. Uma ótima atividade para este perfil é optar por correr em um local bonito, como na orla da praia, em um parque arborizado ou qualquer outro local que ofereça uma vista bonita e que seja mais tranquilo.

Por Russel

Natação

Foto: Divulgação


Fazer exercício físico é essencial para quem deseja ter uma vida longa e saudável. Corridas diárias, caminhadas, malhação, peladas de futebol e outros tipos de atividades físicas são sempre bem-vindas, mas nenhuma delas é tão eficiente quanto a natação.

A Natação é considerada um exercício físico completo. Desde a antiguidade, na era grega, o ato de nadar era considerado fundamental para qualquer bom guerreiro, em dias atuais, natação é considerada o esporte mais completo. Nadar não prejudica a função motora do corpo, nem nenhum ligamento, e ainda traz diversos benefícios.

Alguns dos benefícios proporcionados pela natação são: melhora na capacidade de respiração e oxigenação do corpo, aumento da resistência muscular, ajuda na queda do colesterol ruim presente no organismo, auxilia no controle da pressão arterial, melhora a qualidade do sono e alivia o estresse.

Praticar o nado é importante para todas as faixas etárias, ela auxilia no desenvolvimento corporal da criança e é o melhor tipo de exercícios para os idosos.

Por Rodolpho Medeiros


Uma atividade física em moda é a bicicleta. Ela está por todos os lados: na rua, na estrada ou na academia. E há um motivo: dentre todos os esportes, pedalar é o que mais faz perder calorias, vencendo até a corrida e a natação, causando a perda de até 700 calorias por hora. A bicicleta ainda faz com que os músculos das pernas e do abdômen fiquem tonificados.

No entanto, a prática ao ar livre é a mais indicada para quem busca pela perda de peso rápida. Segundo especialistas, essa modalidade faz com que o gasto de energia seja 50% maior quando praticada nas ruas, devido aos obstáculos do trajeto. É necessário o uso de acessórios como o capacete, joelheiras e cotoveleiras.

Pratique o esporte em grupo, procurando a associação de ciclistas da sua cidade. Fazer trilhas e conhecer lugares com detalhes observados somente sobre a bicicleta fazem desse esporte ainda mais emocionante. 

Por Flávia Yoshitani


Estudos recentes apontam que caminhar é um bom exercício para quem deseja parar de fumar. Ao caminhar o organismo libera um hormônio chamado endorfina. A substância causa bem-estar, fazendo com que a dependência da nicotina diminua.

Os exercícios devem ser feitos periodicamente, pelo menos duas vezes por semana, em dias alternados. O tempo de recuperação do fôlego é individual. O importante é persistir e ir aumentando a velocidade aos poucos.

Além de ser uma grande aliada no combate ao cigarro, a caminhada é um ótimo exercício para manter a boa saúde e também queimar calorias. Dessa forma, fica mais fácil convencer um fumante a livrar-se da dependência química oferecendo uma alternativa com tantos benefícios.

No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira são de fumantes (22,7% dos homens e 16% das mulheres).  Mais de 20 pessoas morrem por hora por conta do tabagismo.

Por Samanta Fernandes


Recentemente, pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, perceberam que a caminhada pode trazer um benefício extra aos idosos: a diminuição no número de casos de demência em pessoas dessa faixa etária.

Segundo especialistas, isso ocorre porque o exercício aeróbico promove uma melhoria na oxigenação, proporcionando uma maior ativação das funções cerebrais, com menor dano às células nervosas, promovendo a melhoria da memória e da qualidade de vida.

No entanto, antes de começar a praticar caminhada, os idosos precisam fazer uma avaliação física completa com seu médico de confiança, pois existem limitações e riscos individuais para a sua prática.

Após consultar o seu médico e ele o liberar para a caminhada regular, procure usar um tênis confortável e andar em locais planos, sem buracos. Para que a caminhada fique ainda mais agradável, procure chamar seus amigos para lhe fazerem companhia, mas só tome cuidado em evitar praticar a atividade em horários muito quentes.

Por Selma Isis

Fonte: Yolanda Schrank, médica do Bronstein Medicina Diagnóstica.


A prática de exercícios físicos garante uma vida saudável e disposição para qualquer idade. No caso das crianças, isso não é diferente, tanto que a partir dos seis meses de idade já é possível praticar natação, por exemplo. Veja os diversos benefícios que a prática regular de atividades físicas pode proporcionar ao seu pequeno:

  • Quanto mais cedo o esporte for incentivado, maior será a coordenação motora e o desenvolvimento psicológico da criança. Especialistas recomendam a natação a partir dos seis meses até os quatro anos de idade, por ser uma modalidade que realiza um trabalho em toda a musculatura do corpo e no sistema cardiovascular;
  • Após os quatro anos, são indicados esportes como o jiu-jitsu por beneficiar a criança em diversos fatores, como a força, resistência, flexibilidade e coordenação motora, além de proporcionar auto-confiança e disciplina para o jovem praticante;
  • Antes de escolher a atividade física para o seu filho, fique atento para que o esporte seja um momento de diversão junto aos coleguinhas. Pois, além de ser importante para a saúde e melhoria das habilidades psicomotoras, a prática de qualquer modalidade esportiva ajuda no desenvolvimento intelectual infantil, melhorando seu desempenho escolar e o convívio social. Especialistas também indicam a prática esportiva em casos de crianças hiperativas.

Por Selma Isis

Fonte: João Gabriel Sobrinho, fisioterapeuta, faixa-preta em jiu-jitsu e proprietário de academia em Belo Horizonte (MG).


Não é incomum ver idosos sofrendo com as quedas durante a prática de exercícios. Este problema pode ser minimizado com a ajuda de música. Estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Geneva apontou que incrementando a música durante as atividades físicas, o percentual destas quedas reduziria pela metade. A pesquisa foi realizada com pessoas com idade de 75 anos, sendo a maioria mulheres.

Durante seis meses enquanto faziam os exercícios, os voluntários escutavam um som de piano. A cada mudança de ritmo da música, os idosos aumentavam os seus movimentos. Eles tinham que coordenar o seus passos de acordo com o som ouvido. 

Aqueles que continuaram com um treinamento normal sem música, sofreram ao todo 54 quedas. Em contrapartida, o grupo que fez as atividades ritmadas ao som de piano apresentou um número de 24 tombos. Quando o papel se inverteu entre os grupos, os números também trocaram de lado.

Fonte: Veja

Por Oscar Ariel


Os tratamentos de combate ao câncer, geralmente vêm acompanhados de uma série de efeitos colaterais que variam de pessoa para pessoa e interferem diretamente na qualidade de vida.

Estudos realizados indicam que a atividade física realizada concomitante ao tratamento traz benefícios aos pacientes.

Essas pessoas em tratamento devem praticar os exercícios com acompanhamento de profissionais habilitados nesses casos e com indicação médica.

O bem estar e a qualidade de vida são importantíssimos, e as atividades físicas contribuem de forma eficaz no dia a dia das pessoas que fazem tratamento contra o câncer.

O contato com outras pessoas, a liberação de substancias responsáveis pelo bem estar durante as atividades, o incentivo e apoio da família e amigos somados auxiliam no processo de recuperação do paciente.

Por Milena Evelyn


Pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento podem fazer hidroginástica. Atletas lesionados fazem hidroginástica porque ela fortalece a musculatura, protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos procuram essa atividade para aumentar a força muscular.

Os resultados são excelentes, chegam a ser melhores que os obtidos nas academias. O gasto calórico, por exemplo, pode chegar a 400 calorias por hora, mas vale lembrar que apenas a hidroginástica não faz com que a pessoa emagreça, outras medidas devem ser somadas a essa prática, além da dieta alimentar.

Pessoas com problemas de coluna, dores lombares e cervicais serão beneficiadas em curto prazo com a pratica da hidroginástica.

Sua eficácia é tão comprovada que médicos têm recomendado a hidroterapia como um recurso terapêutico no tratamento de problemas neurológicos e ortopédicos.

Procure um médico, faça uma avaliação e comece você também a fazer hidroginástica.

Por Milena Evelyn


Se a maioria das pessoas soubesse a importância dos exercícios de alongamento para nossa saúde, não ficariam um só dia sem praticá-los. Seus benefícios são notados facilmente, a amplitude dos movimentos é muito significativa para nosso organismo.

Esses exercícios são voltados para o aumento da flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares aumentando seu comprimento e melhorando a articulação.

Pessoas sedentárias geralmente têm a sua capacidade de flexibilidade diminuída, pois ocorre o encurtamento das fibras musculares, que pode causar transtornos ao individuo. Os profissionais indicam a prática regular de alongamentos, pois eles auxiliam na prevenção de desenvolvimentos de lesões musculares.

Procure um especialista e comece o quanto antes a praticar exercícios físicos adequados ao seu biotipo, o seu organismo irá agradecer! Mas lembre-se que a prática do alongamento de forma incorreta pode gerar danos à sua saúde.

Por Milena Evelyn





CONTINUE NAVEGANDO: