Os alimentos antioxidantes ganham cada vez mais espaço devido a sua ação em nosso organismo e os benefícios que promovem.

Cada vez mais as pessoas compreendem que alimentação é um fator decisivo para a manutenção da saúde e bem estar. Os alimentos não servem apenas para nutrir o corpo, mas também o protege de várias doenças.

É nesse contexto que os antioxidantes ganham cada vez mais espaço devido a sua ação em nosso organismo e os benefícios que promovem. Nesse artigo, você vai conhecer mais sobre os antioxidantes e quais alimentos consumir para usufruir de seus benefícios, confira.

O que são antioxidantes e como eles funcionam

Os antioxidantes são substâncias presentes em uma variedade de alimentos e tem por função proteger o organismo dos radicais livres.

Os radicais livres prejudicam as células ao oxidá-las, comprometendo sua função ou até mesmo eliminando células saudáveis. Esses compostos surgem em nosso organismo de forma natural, pela própria ação metabólica do corpo, ou por um reflexo da nossa vida com mais consumo de açúcares, bebidas, cigarros, cosméticos sintéticos, gorduras, poluição, estresse.

Benefícios dos antioxidantes

· Combate o envelhecimento precoce;

· Protege as células contra os radicais livres;

· Auxilia na prevenção de infartos, aterosclerose e AVC (Acidente vascular cerebral);

· Ajudam a prevenir doenças neurodegenerativas como Parkinson, Esclerose e Alzheimer;

· Auxiliam no tratamento e prevenção de doenças reumáticas;

· Atuam na prevenção de vários tipos de cânceres.

O consumo de antioxidantes

Conhecendo a importância dessa substância em nosso corpo e como ela ajuda as nossas células se manterem saudáveis, é hora de implantar em nossa rotina, alimentos ricos em antioxidantes. Segue a lista:

Aveia

Sendo um cereal integral é rica em vitamina B e Vitamina E, também possui magnésio, fósforo e silício que fortalecem o sistema imunológico.

Azeite de Oliva

Além de ser delicioso, o azeite extravirgem de boa qualidade, não aqueles que são misturados ao óleo de soja, e que de preferência são mantidos em garrafas de vidro escuras, é excelente no combate ao envelhecimento e ajudam também no combate a doenças arteriais.

Linhaça

Com grande teor de fibra, a linhaça é conhecida por limpar o organismo. Também é rica em zinco, vitamina E, manganês, ômega 3 e 6 sendo assim, um anti-inflamatório natural. Ela é ótima no controle do nível de açúcar no sangue e protege contra osteoporose e câncer de mama.

Alho

Usado em nossa culinária como um ótimo tempero, o alho tem excelentes ações antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.

Uva

Por conter muitos polifenóis, o suco de uva integral ou uma taça de vinho é um ótimo antioxidante.

Batata-doce

Querida no mundo fitness, a batata doce possui potássio, manganês e vitamina C. Sendo um alimento versátil, ela pode ser usada em pratos doces ou salgados.

Cacau

Há milhares de anos, os povos antigos já usavam a semente do cacaueiro em sua culinária. Ele é rico em antioxidantes, como flavonoides e polifenois. Mas é bom ressaltar que os benefícios são obtidos pelo cacau natural, não em barras de chocolates. É preciso escolher o cacau em pó alcalino 100%.

Açafrão

Essa especiaria tem ação anti-inflamatória comprovada e é antioxidante. É possível consumir em arroz, caldos ou feijão.

Laranja

A laranja é bastante consumida no Brasil. Com grande quantidade de vitamina C, ácido fólico, vitamina A, magnésio, cobre, potássio, flavonóides e fibras, a laranja impede que os radicais livres estraguem os tecidos do corpo.

Salmão, sardinha e arenque

Ricos em ômega 3 consumi-los ao menos uma vez por semana, garante uma boa quantidade de carotenoides e Vitamina C ao organismo.

Chá verde

Bem conhecido pelas pessoas em dieta para emagrecimento, o chá verde é um potente antioxidante, por possuir catequinas, epicatequina e flavonoides. Combate com eficiência os radicais livres e ainda eliminando toxinas.

Agora que já conhece os principais alimentos ricos em antioxidantes, basta incluí-los na rotina para aumentar a imunidade, evitar o envelhecimento precoce e obter uma melhor qualidade de vida.

Por Fabíola de Moraes

Alimentos antioxidantes


Para amadurecer bonita, não bastam apenas cremes e pomadas oferecidas pela indústria de cosméticos, mas também é necessária uma boa alimentação. Cientistas descobriram o poder de substâncias contidas em morangos e romãs no atraso do envelhecimento da pele. O morango e a romã contêm o ácido elágico, poderoso antioxidante.

Em uma pesquisa sul-coreana, foram acrescentadas extratos desse ácido à culturas celulares de pele e as expuseram aos raios ultra-violetas, responsável pelo câncer de pele. A pele assim tratada não se tornou vermelha, sinal de provocação da pele, e substâncias que aumentam a degradação do colágeno diminuíram. O colágeno é o responsável pela elasticidade da pele. Quando a quantidade dele diminui, formam-se as rugas indesejáveis.

Não há quantidades certas dessas frutas a serem ingeridas, já que a pesquisa foi realizada in vitro. Porém, cientistas aconselham adicioná-las a uma das refeições diárias. Além de gostosas, elas contêm poucas calorias: cada 100 gramas de romã tem apenas 56 calorias, enquanto a mesma quantia de morangos contém 30 calorias.

Não é nada difícil manter-se saudável, jovem e esbelta acrescentando apenas uma porção dessas deliciosas frutas ao seu cardápio. Experimente!

Por Flávia Yoshitani


Se você se esquece frequentemente de onde deixou as chaves do carro ou aquele documento importante, é preciso rever sua dieta e hábitos de vida. Com o passar do tempo, os radicais livres danificam os neurônios, prejudicando a ocorrência das sinapses, que é o que garante o equilíbrio mental.

Por isso, além de fazer exercícios físicos regularmente, é necessário também manter uma alimentação saudável. Para garantir boa memória, consuma alimentos de todos os grupos alimentares, principalmente gemas de ovos, que contêm a colina, responsável por manter a boa memória.

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leites e derivados são ótimas fontes de ferro, que ajuda na memória. E para combater os radicais livres, alimentos com antioxidantes como peixes, frutas e vegetais amarelos, frutas vermelhas e oleaginosas. Um balanceamento desses grupos ingeridos a cada três horas fará com que não apenas sua mente fique saudável, mas também o seu corpo. 

Por Flávia Yoshitani





CONTINUE NAVEGANDO: