Dicas de uma alimentação saudável para acelerar os resultados do treino da academia.

Você tem uma rotina intensa de treino? Uma boa alimentação faz a diferença não só para o resultado, mas, também, para o seu bem estar e a prevenção de doenças. Desta forma, é essencial saber investir nos tipos de alimentos adequados.

Ao sair da academia, que tal uma salada? A melhor opção é a que seja rica em proteína como, por exemplo, a de atum, que auxilia na recuperação muscular e também combate o tipo de colesterol, que é considerado ruim, ou seja, o LDL.

Além disso, inclua na sua alimentação proteínas de origem vegetal, porque têm um componente denominado Lentinan, que auxilia a manter a imunidade do nosso organismo. Por isso, não deixe de se alimentar com cogumelos do tipo shiitake.

Sentiu vontade de comer um doce após a refeição? Então, faça das frutas as suas aliadas. Neste sentido, elas podem ser consumidas tanto da forma pura, quanto em receita, ou seja, busque variar no seu dia a dia como, por exemplo, a combinação de banana e canela, que além de ser rica em potássio, também, é considerada um natural, e, assim, otimiza o seu treino.

Durante os treinos, é essencial manter o corpo hidratado com muita água, por isso, beba de forma constante, ou seja, não apenas quando sentir que está com saúde. Além disso, após o treino invista em uma refeição que tenha carboidrato simples, pois tem um alto índice glicêmico. Desta forma, você pode investir em um sanduíche com atum ou peru, por exemplo.

Outra dica é substituir o famoso pão francês por tapioca, que tem quase a metade das calorias do pão. Você pode prepará-la de diferentes maneiras como, por exemplo, com queijo cottage ou até um requeijão light. O milho também é uma excelente ideia, pois fonte de energia rica em carboidrato complexo e conta com fibras que diminuem o colesterol, além de melhorar o funcionamento do intestino.

Você sabia que a pimenta é um termogênico? Por isso, que tal usá-la para temperar a sua próxima refeição, para acelerar o seu metabolismo? Alimentos com ômega 3 têm a função de combater doenças cardiovasculares e auxiliam na capacidade cerebral, portanto atum, sementes de chia ou nozes não podem faltar no seu cardápio.

Depois destas dicas, é só investir no treino aliado a uma dieta saudável e balanceada, a fim de obter os resultados almejados.

Por Babi

Alimentação e academia


Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve tomar ao realizar treinos em academias.

Em tudo na vida, se levar na brincadeira, não é sério! E o pior é que em alguns casos pode provocar lesões graves. O nosso corpo deve estar preparado para qualquer tipo de mudança, por exemplo, uma pessoa que não tem o hábito da leitura, quando começar a ler, vai sentir sono, cansaço e nem sempre vai conseguir ler e absorver aquele conteúdo, neste caso comece com pequenas leituras e aos poucos o corpo e a mente se acostumam.

Com o treino na academia não é diferente. Nos primeiros dias, na maioria dos casos, o corpo fica muito dolorido e quase sempre vem aquela vontade de desistir. Seja persistente e vai com calma, é apenas uma questão de tempo.

Uma das principais causas do cansaço, em qualquer aspecto, é uma noite mal dormida ou com poucas horas de sono. Tanto o corpo humano, quanto o nosso organismo, precisam se recompor durante este período e principalmente quando se inicia uma atividade física. O recomendado é que se tenha 8 (oito) horas de sono por dia.

Outra questão fundamental para um bom funcionamento do corpo é a alimentação. Cada organismo possui uma necessidade diferente e a ajuda de um (a) nutricionista é importantíssima, pois a quantidade de calorias ingeridas fazem a diferença.

Como regra básica para qualquer pessoa é uma alimentação balanceada, com frutas, verduras e legumes. Um "X-salada" não entra neste cardápio.

Com a parte de líquidos que vamos ingerir, o refrigerante e sucos industrializados devem ser substituídos por água e sucos naturais. Cuidado com o excesso de açúcar.

Outra coisa ruim para a atividade física é a "preguiça". Faltar aos treinos não vai ajudar em nada no desenvolvimento, pelo contrário, o corpo vai demorar ainda mais para se acostumar. Estipule metas e vá em frente, esta fase dura pouco, o corpo se acostuma em poucas semanas.

Durante a prática dos exercícios, um profissional irá orientar em quanto tempo deve ficar se exercitando e quando tempo deve ter de intervalo, por isso respeitar os dois! Muito intervalo não acostuma o corpo corretamente e muito exercício pode provocar lesões.

Fazer academia ou qualquer outra atividade física requer orientação profissional e técnica. Caso contrário, o corpo pode sofrer consequências graves e o exercício não terá o efeito desejado.

Por: Fernando Dias


Confira aqui alguns dos principais benefícios de se malhar de manhã ou à noite.

Muitas pessoas já se habituaram na prática de exercícios, seus corpos e suas mentes já estão acostumados a esse hábito tão importante como benéfico a Saúde. Porém, em muitos casos, os praticantes de atividades físicas ficam duvidosos em relação ao horário mais adequado para praticar atividades físicas. Na realidade, qual seria na sua opinião o horário mais adequado para praticar exercícios físicos? No período da manhã ou no período da noite?

Segundo especialistas, qualquer horário é adequado, porém, como em tudo na vida, existem os prós e os contras em relação aos períodos de manhã e de noite, então confira algumas observações de benefícios sobre os horários de atividades físicas.

Para os que se habituaram a malhar na parte da manhã, podem desfrutar dos seguintes benefícios:

  • Um dia mais produtivo e também de uma maior disposição para trabalhar, pois os exercícios são responsáveis pelo desenvolvimento maior de substâncias que ajudam no humor, como a endorfina.
  • Uma noite mais tranquila de sono, pois os exercícios auxiliam na redução da produção sanguínea, o que auxilia nos ciclos do sono.
  • Os que malham de manhã também desenvolvem uma maior assiduidade na prática de exercícios, pois o horário matinal é mais propício.

Já os que praticantes de exercícios no período noturno podem se gabar dos seguintes benefícios:

  • Uma maior tranquilidade para malhar, pois as obrigações diárias já foram executadas e a sensação de missão cumprida se torna reconfortante.
  • De acordo com especialistas, o atleta do período noturno perde menos tempo com aquecimentos, pois o corpo já está mais aquecido e preparado para a prática de atividades físicas.
  • Segundo especialistas, as pessoas que praticam atividades físicas de noite podem usufruir de mais tempo para se exercitar, pois a obrigação do trabalho já foi cumprida. Já os que gostam de dormir tarde poderão dispensar mais tempo para os exercícios.

Enfim, cabe a cada um decidir o melhor período, o importante é se exercitar, pois a manutenção da saúde é o que mais interessa, então defina o seu melhor horário e simbora malhar!

Por Rodrigo da Silva Monteiro


Você com certeza já ouviu falar em Whey Protein. Se nunca ouviu, saiba que este é o produto mais famoso das academias.

A expressão "wheyProtein" quer dizer "soro do leite". Há tempos atrás o soro do leite era apenas um sub-produto da produção do queijo e não tinha valor algum comercial. Com o passar do tempo, após algumas pesquisas, os cientistas resolveram estudar esse soro mais detalhadamente e acabaram percebendo que esse simples soro se tratava de uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico.

Ele possui aminoácidos essenciais (justamente aqueles que o corpo não produz) de maneira abundante. Também observaram ainda que essa proteína era digerida facilmente, além de ser muito bem absorvida e utilizada no organismo.

Foi assim que hoje o whey protein se tornou o produto mais popular no universo dos suplementos alimentares, ganhando muita força no mercado internacional e substituindo a proteína da clara do ovo (ou albumina), que era muito utilizada anteriormente.

De modo geral, as proteínas possuem funções importantes no sistema imunológico, elevando a concentração de antioxidantes e favorecem o combate de várias infecções e doenças, além de serem ainda a principal matéria-prima para a construção muscular. Portanto, é de suma importância comer alimentos ricos em proteínas após a prática de atividades físicas, principalmente àquelas relacionadas com exercício de musculação

O Whey Protein é o suplemento que fornece todos os aminoácidos necessários para reparar e promover o crescimento muscular.

Por Thaís Cortez


Muitas pessoas abandonam os exercícios na academia por falta de companhia ou até mesmo pela falta de estímulo em continuar a praticar.

Todos sabem o quanto é importante para saúde a prática de atividades física regularmente, mas tornar esse hábito interessante e prazeroso é o que poucas pessoas sabem como fazer.

Procure mudar a ordem dos exercícios, de forma que eles fiquem menos monótonos.

Pelo menos uma vez por semana procure praticar exercícios aeróbicos que ainda não tenha realizado, substitua a esteira da academia pela caminhada ao ar livre pelo menos duas vezes na semana, é uma forma de relaxar a mente.

Peça ajuda ao seu preparador físico e elabore sessões alternadas, aumente os pesos, mude aparelhos de forma que sua rotina seja alterada constantemente. Não desanime a prática de exercícios é muito importante.

Por Milena Evelyn


O Verão 2011 está chegando e com ele a chateação das gordurinhas a mais. Para te auxiliar a acabar com essas preocupações, preparamos uma lista com dicas dos melhores especialistas sobre o que fazer na hora de gastar a energia:

  • Nunca prenda a respiração durante o exercício;
  • Realize os movimentos de forma lenta e controlada;
  • Use roupas leves e apropriadas para a prática esportiva;
  • Não malhe em jejum. Faça um lanche pelo menos meia hora antes de treinar;
  • Respeite seus limites, não force o corpo nas torções;
  • Tome cuidado sempre com a sua coluna e região lombar. Preste sempre a atenção nas posições do seu pescoço.

E nunca se esqueça que o sucesso de qualquer atividade física só é conquistado com a ajuda de um profissional treinado e preparado com conhecimentos técnicos sobre o corpo e seus limites. Não deixe de aproveitar o verão, comece já a sua série de treinos e boa forma!


Vou indicar suplementos e informações que me foram passadas por profissionais e que eu mesmo já experimentei a aprovei os resultados.

Primeiramente tenha sempre um Personal Trainer ao seu lado, pois assim você atingirá seus objetivos, mais rapidamente e com mais qualidade de aproveitamento em cada exercício.

Lembre-se de consultar seu médico, personal ou profissionais da área, sobre os produtos citados aqui.

Minha primeira dica seria o Whey Protein (antes e depois dos treinos). Seu objetivo é no aumento de massa muscular, reparação muscular etc.

Glutamina (uma vez ao dia). Quando malhamos, várias vezes temos dores musculares e fadiga muscular, este produto ajuda a minimizar estes efeitos colaterais. Ainda neste objetivo indico também o BCAA antes e/ou depois dos treinos.

NO2 – Óxido Nítrico (antes dos treinos). Este produto ajuda a dar um "gás" no seu treino. Este produto contém assim como os outros várias outras indicações.

Existem ainda, outros produtos muito bons como Creatina, ZMA etc.

Por Marcos Tegon





CONTINUE NAVEGANDO: