Dieta Mediterrânea – O Que É, Como Fazer, Benefícios





Saiba aqui mais detalhes sobre a Dieta Mediterrânea.

Existe sim um lugar onde as pessoas morrem mais tarde e têm menos doenças. Isso é um traço daqueles que vivem na região banhada pelo Mar Mediterrâneo. O segredo, ao contrário do que muitos podem pensar, não se encontra no rio, mas nos hábitos alimentícios daquele povo. Confira agora o que ajuda a prolongar e ter uma vida mais saudável.

Muitas pessoas, e esse número é cada vez maior, tem buscado boas alternativas de dietas saudáveis. Não apenas com o objetivo de deixar o corpo um pouco mais esbelto, as dietas mais utilizadas e recomendadas se propõem a sanar a busca por uma vida mais saudável. Recentemente, o povo que vive em torno do Mar Mediterrâneo revelou uma boa alternativa para os interessados.




A Dieta Mediterrânea é um método de alimentação que consiste no consumo de "comida de verdade", que diz respeito a frutas, vegetais, azeite, peixes e até um pouco de vinho e derivados do leite. Os nutrólogos que foram a campo, recentemente, para tentar desvendar o segredo desses europeus, confirmam que todos esses itens citados geram benefícios ao consumidor e contam com nutrientes que beneficiam a saúde em sua composição. Atualmente, após essa descoberta, a dieta do mediterrâneo ganhou primeiro lugar em muitos rankings de dietas saudáveis.

Como funciona a dieta?

Esse modelo de dieta foi descoberto nos anos 50 por um estadunidense chamado Ancel Keys. O assunto já virou até best-seller, rendeu a criação de uma entidade, intitulada Fundación Dieta Mediterránea, e que funciona muito bem, promovendo estudos e palestras sobre a alimentação do povo que habita nessa região do Mediterrâneo. Tal atividade fez com que esse modelo de dieta fosse reconhecida, em 2010, pela Unesco, como patrimônio cultural imaterial da humanidade.


Na verdade, tudo isso é muito justificável. O estilo de vida desse povo é realmente muito associado à sua longevidade e saúde cardiovascular. Segundo pesquisas, essa dieta também é uma forte atuante na prevenção doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, problemas com colesterol ruim, o chamado LDL, diminuição de pessoas com Parkinson, Alzheimer e, também, na prevenção de alguns tipos de câncer, como por exemplo, o câncer de intestino e o câncer de mama.

Os moradores dessa região costumam consumir comida fresca. Alimentos naturais como frutas, peixes, legumes, azeite, grãos e cereais, e oleaginosas. Outros tipos de alimentos envolvem leites e queijos, que são consumido com muita frequência, e vinhos, que formam uma combinação bem característica dessa região. Dificilmente se consome carne vermelha e outros alimentos como enlatados e ultraprocessados não são cogitados na alimentação da maioria da população.

O modo de preparo também é uma parte muito importante da dieta. O meio como esses alimentos chegam na mesa dos moradores é difertente daqui do Brasil. Esses alimentos são tradicionalmente plantados, cuidados, colhidos, preparados e cozidos pelos próprios moradores. Sendo assim, é muito comum encontrar hortas e plantações nos quintais de quem habita por lá. As refeições são feitas em família, de forma que todos possam partilhar o alimento e as novas histórias do que aconteceu no dia.

O povo do Mar Mediterrâneo também pratica bastante exercício físico. Caminhadas e pedaladas são um meio de exercício muito comum na região. Esses hábitos geram, segundo especialistas, uma vida mais plena e saudável. Livre de sedentarismo e estresse.

Se seguida aciduamente, essa dieta pode gerar uma vida próspera e longa. Esse método é comprovado e certamente funciona para todos, pois não se trata apenas de um método de alimentação, mas também trabalha com um estilo de vida em si.

Exite apenas um ponto a ser considerado, para aqueles que possuem doenças como doença celíaca ou intolerância a lactose. Nesse caso, para evitar desnutrição, é importante que a dieta seja realizada sob acompanhamento médico.

DAVI GABRIEL SOARES



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *