Como Reduzir o Consumo de Açúcar





Confira aqui algumas dicas de como reduzir o consumo de açúcar.

O brasileiro consome muito açúcar, isso é um fato, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, consumimos uma média de 80g de açúcar ao dia, o que dá mais ou menos 18 colheres de chá. Isso é muito coisa, já que passa a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde, 25g, em mais de três vezes.

Para tentar mudar esse quadro e ter uma vida mais saudável, é necessário que cada um mude seus hábitos, já que o consumo de açúcar é algo cultural no Brasil. Abaixo confira algumas dicas que podem ajudar você a diminuir o consumo do açúcar.




1ª Vá com calma

Você não deve abandonar o açúcar imediatamente e nem adotar uma dieta restritiva de imediato. O açúcar é um produto viciante e o abandono imediato pode fazer com que você sinta mais vontade de comer doce. O mais inteligente é ir diminuindo aos poucos, um pouquinho menos a cada mês, assim é possível manter uma constância.

2ª Cuidado com as bebidas

Sucos, refrigerantes e outras bebidas são especialistas em mascarar o açúcar, sendo que com uma pequena dose já é possível ultrapassar a quantidade diária recomendada. O melhor é evitar esses alimentos.


3ª Acostume o paladar

O consumo de açúcar no Brasil é também cultural, enchemos o café de açúcar porque gostamos assim. Então se o interesse é em diminuir o consumo, é importante treinar o paladar a gostar das coisas menos açucaradas, isso pode fazer a diferença de uma dieta bem-sucedida ou não.

4ª consuma açúcar natural

Um erro muito comum dos brasileiros é adicionar açúcar nas coisas, se você não consegue ficar sem algo doce a dica é consumir algo com açúcar natural, como uma fruta, leite de coco, castanha. Esses alimentos são muito saudáveis, mas também devem ser consumidos com moderação.

5ª consuma mais fruta e menos sucos

Uma fruta já te traz saciedade, mas para fazer um suco você vai acabar usando mais frutas, ou seja, vai consumir mais do açúcar natural. Então a dica é consumir mais a fruta em si do que o suco.

6ª use adoçante com consciência

O adoçante pode até ajudar a consumir menos açúcar, mas ele traz efeitos negativos e considerando que o principal objetivo é acostumar o paladar com o gosto menos açucarado, o adoçante acaba sendo um inimigo, já que pode fazer com que queira mais açúcar.

7ª Coma menos açúcar

Produtos como mascavo, demerara, orgânico, mel ou melado de cana são produtos que podem até ser melhor que o açúcar refinado, mas ainda assim são açúcar e podem fazer mal para o corpo humano. Você pode até usar esses tipos de açúcares para começar a dieta, mas o ideal é consumir menos.

8ª Veja o açúcar com outros olhos

Como já dissemos aqui, o consumo do açúcar é cultural, é comum alguém consumir um doce como forma de se recompensar com algo. O ideal é que você busque outras formas de ser recompensar ou aliviar o estresse que não seja comendo um doce. Outra dica é comer mais devagar, quando se mastiga mais vezes o alimento, a sensação de saciedade é maior, o que implica que você acaba comendo menos.

9ª Se alimente de modo inteligente

Sucos e principalmente refrigerantes são alimentos vazios, ou seja, não mata a fome, mas contém muito açúcar. Se você for consumir açúcar o ideal é consumir com algo que de fato te deixe com a sensação de saciedade, como aveias, leites ou açúcar. Dessa forma você acaba consumindo menos.

10ª Estude

É importante conhecer o que se está comendo, saber o que existe de fato naquele alimento. Uma boa dica é ler o rótulo de tudo, principalmente na parte dos ingredientes, assim você consegue ter um ideia de quanto açúcar existe em cada coisa.

Gabriel Bem



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *