Chips de Legumes e Frutas – Como Fazer e Escolher os Mais Saudáveis





Saiba aqui como fazer e escolher os melhores Chips de Legumes e Frutas.

Salgadinhos ou docinhos, crocantes, práticos, caiem bem em qualquer hora do dia! Os chips de legumes e frutas são opções simples, deliciosas e nutritivas para nosso lanche.

No entanto, será que só porque são feitos de legumes e frutas eles são realmente saudáveis?




Aprenda a escolher os chips de legumes e frutas mais saudáveis depois de ler esse artigo. Confira!

O que observar na hora de escolher os chips de legumes ou frutas?

Nós sempre temos uma marca preferida para tudo, ela pode nos conquistar pelo sabor, preço ou por qualquer outro motivo.


Todavia, quando se trata de alimentos precisamos observar outros aspectos ao escolher o produto certo para levar ao nosso lar. No caso dos chips, essa regra também deve ser levada a sério.

Se o seu intuito é escolher um alimento saudável, precisa ficar atento aos seguintes padrões:

Teor de sal e açúcar

Antes de escolher o produto verifique se a quantidade de sódio e açúcar contido nele não é muito alta, escolha sempre os com teores mais baixos dessas substâncias.

Processo de fabricação

No mercado é possível encontrar opções de chips de legumes fritos, assados ou desidratados, a forma como ele foi fabricado influencia na quantidade de gordura presente no produto.

Os produtos fritos tendem a ser mais prejudiciais à saúde devido o seu alto índice de gordura.

Outros ingredientes

Nos chips de frutas e legumes industrializados é comum encontrar uma variedade de ingredientes na fórmula. É importante que você leia os ingredientes antes de comprar.

Se for aqueles vendidos à granel, pergunte ao vendedor quais são os ingredientes.

Alguns podem conter condimentos e gorduras vegetais, por exemplo, que são prejudiciais a nossa saúde.

Agora que você já sabe como escolher os chips de frutas e legumes ideais, saiba que não deve exagerar na porção diária. Às vezes a gente acaba se empolgando na hora de comer e passamos do limite, e isso não é uma prática saudável.

Se preferir, pode fabricar seu próprio chips, veja mais a seguir:

Como fazer chips de legumes e frutas em casa?

Para quem gosta de colocar a mão na massa e produzir seu próprio alimento; mais saudável e seguro, pode preparar seus chips em casa mesmo, é muito simples!

Você pode fazer de batata, batata doce, cenoura, mandioquinha, mandioca, laranja, maçã, banana, pera, etc. O processo pode ser realizado pelo forno convencional, forno elétrico ou até mesmo microondas.

Vamos ao passo a passo?

Após escolher o legume, lave-o, descasque e corte em chips. Tem uma área no cortador ou ralador de verduras e legumes próprio para isso. Se por acaso, você não tiver esse utensílio, pode cortar com a faca mesmo.

Esse processo deve ser feito com muita cautela, pois os chips precisam ser cortados bem fininhos, então, cuidado para não cortar os dedos.

O próximo passo é temperar! Os legumes, você pode utilizar sal e azeite para isso. Se quiser acrescentar alguma erva para dar mais sabor à receita, fique à vontade!

No caso dos chips de frutas, unte a forma com papel manteiga ou óleo de coco, se não tiver nenhuma das opções, pincele um pouco de margarina sem sal. Para os chips de frutas não há necessidade de colocar nenhum ingrediente antes de assar, mas depois de pronto você pode polvilhar canela, mel, açúcar de confeiteiro, etc.

Já tempere o alimento dentro do recipiente que vai ser levado ao forno. A temperatura é de 145 graus, asse por 45 minutos, depois desse tempo, se já estiverem dourados e crocantes, é a hora de tirá-los do forno.

Lembretes:

  • a forma deve estar bem untada com azeite;
  • se seu forno for potente, os chips serão assados mais rápidos, então, olhe a cada 15 minutos para não correr o risco de queimar ou ficar muito ressecado.
  • você pode fazer os chips de legumes e frutas para vender e conseguir uma renda extra.

Bom apetite!

Por Nara Sampaio



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *