Chás para Desinchar o Corpo





Confira aqui 5 tipos de chá que ajudam a desinchar o corpo.

É comum nos sentirmos inchados em certos momentos, principalmente após um período onde nos alimentamos mal, como um final de semana recheado de deliciosas refeições, por exemplo. Esse inchaço pode ter como uma das principais causas a retenção de líquido, que nada mais é do que o acúmulo de água entre as células do nosso organismo. Além de uma má alimentação, a retenção hídrica pode ter relação com problemas hormonais, como a tireóide, problemas renais ou de coração, ou ainda pode ser uma consequência da fase que antecede a menstruação. Por isso, caso você esteja se sentindo constantemente esse incômodo, é fundamental procurar um médico para verificar os motivos e fazer o tratamento adequado. Por outro lado, há algumas coisas que podem ser feitas a fim de ajudar a combater esse incômodo por meio da alimentação: é preciso fazer a ingestão de água em maior quantidade e reduzir a quantidade de sódio em suas refeições. Outra dica que pode auxiliar no combate dos sintomas é a ingestão de chás: combinado a uma alimentação mais saudável, eles podem ser um aliado bastante eficiente na retenção de líquido e inchaço.

1. Chá de hibisco

O hibisco é preparado com o cálice do botão de uma flor chamada Hibiscus Sabdariffa e possui propriedades que auxiliam no controle do colesterol, no controle da pressão arterial, além de ser um aliado no combate ao acúmulo de gordura. O hibisco também possui função diurética graças à presença da substância antioxidante flavonoide quercitina, conforme demonstra o estudo da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, publicado no Journal of Ethnopharmacology, sendo um grande auxiliador na diminuição da retenção de líquido.




2. Chá verde

O chá verde é consumido pelos chineses e indianos há mais de 4 mil anos. Nos últimos anos, a bebida se popularizou no mundo todo não somente pelo sabor, mas por todas as propriedades benéficas para nosso corpo. Além do estímulo à queima de gordura auxiliando no controle de peso, o chá verde é um aliado na prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares. É bastante utilizado no lugar do café por aqueles que desejam despertar, e possui nutrientes antioxidantes como a vitamina C; vitamina K, que auxilia na saúde dos ossos e coagulação sanguínea; e vitaminas B1 e B2, que agem nos processos metabólicos do corpo.

3. Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz de sabor bastante forte, sendo utilizada não apenas na culinária, mas também na medicina. Não à toa, é comum fazermos chás da raíz quando estamos resfriados ou com a garganta inflamada – o gengibre tem ação antioxidante e antimicrobiana devido a ação do gingerol e é excelente para esses casos. Além disso, é conhecido por suas propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e auxiliam a queima de gordura, sendo também um anti-inflamatório que pode inclusive auxiliar na redução de celulite, uma vez que também são fruto de processos inflamatórios.


4. Chá de cavalinha

Segundo a nutricionista Laís Gomes, da Aliança Instituto de Oncologia, o chá de cavalinha possui “potencial anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano, além de ação diurética, anti-hemorrágica e antianêmica. Seu uso medicinal se dá também para o tratamento de doenças reumáticas, cálculos renais e demais infecções do trato urinário”. Dessa forma, a bebida é bastante útil não só para o alívio do inchaço do organismo, mas para diversas outras funções.

5. Chá de casca de abacaxi

Pode parecer esquisito utilizar as sobras do abacaxi, mas a casca da fruta também é rica em nutrientes como a vitamina C e bromelina, enzima que pode auxiliar nos processos digestivos. Também possui propriedades diuréticas, que contribuem – e muito – para o alívio na retenção de líquido do organismo. Basta lavar bem a casca para eliminar os resíduos e preparar seu chá!

Através da infusão das folhas, flores, raízes ou até mesmo da casca de alguns alimentos, é possível encontrar inúmeros benefícios para nossa saúde de forma natural. Se gostou dessas informações sobre os 5 chás que ajudam a desinchar, compartilhe o post e em seguida corra preparar o seu chá!

Gabriela P.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *