Benefícios do Tomate





Saiba aqui os principais benefícios do Tomate.

Muito usado no preparo de molhos, saladas, sucos, drinks e diversificados pratos, o tomate é uma fruta muito rica em nutrientes, sendo importante para a manutenção da saúde e bem estar. O alimento, que tem 25 calorias e propriedade diurética, é muito utilizado em dietas de emagrecimento. É muito conhecido principalmente pela presença de vitamina C, que ajuda a melhorar o sistema imunológico e na absorção do ferro nas refeições.

Destacamos algumas dicas e tudo que precisa saber, dessa fruta, que é possível encontrar nos mais diferentes supermercados, quitandas, feiras e é muito consumida pelos brasileiros.




Saúde da pele

Segundo alguns estudos, consumir tomates ajuda a proteger a pele contra os danos que são causados pelo Sol, pela luz ultravioleta, que é principalmente um dos principais vilões na causa das rugas e das linhas finas. Essa proteção ocorre já que nos tomates é possível encontrar o licopeno (composto 2.573cmg), um antioxidante que pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo Sol. O licopeno é um bionutriente que se relaciona na interrupção da multiplicação de células defeituosas.

Prevenção de doenças

O pigmento responsável pela cor vermelha do tomate é também importante na manutenção da saúde, além de existir casos relacionados com a prevenção de doenças. Em pesquisa, em que foi realizado um estudo com mais de 47 mil pessoas, detectou-se que os que consumiram 10 ou mais vezes por semana, produtos que continham tomate, tinham menos que 50% dos riscos de desenvolver câncer de próstata, do que aqueles que não consumiam a fruta. Outros tipos de câncer também recebem os benefícios do tomate na prevenção, como o de mama, colo no útero, sistema digestivo, pele, bexiga e pulmão.


Tomate fonte de vitaminas e minerais

O tomate também é uma rica fonte de vitaminas A e C, potássio, sódio, cálcio, ferro e fósforo. As vitaminas são muito importantes para o bom funcionamento do corpo humano, como no caso a vitamina A, que ajuda a melhorar a qualidade da visão.Já a vitamina C é muito importante para ajudar o sistema imunológico, na qual aumenta também a absorção de ferro.

O tomate é também importante para a saúde dos ossos, já que é rico em cálcio. O cálcio tem atuação na manutenção e formação do esqueleto, além de auxiliar na inibição da proliferação de algumas células cancerígenas.

Os problemas com os cabelos também podem ser reduzidos com o uso do tomate na alimentação, já que as vitaminas e acidez da fruta ajudam no equilíbrio dos níveis de pH no cabelo. Além disso, essas propriedades ajudam a fortalecer, proporciona brilho para fios danificados, opacos e sem vida dos cabelos.

Com uma importante função celular, o uso do tomate na alimentação ajuda na condução nervosa, contração muscular e na frequência cardíaca. Isso acontece porque o potássio é o mineral que mais pode ser encontrado no tomate e com os fosfatos e nitratos somando 93% das substâncias minerais da fruta. A suas propriedades antioxidantes ajudam a manter os vasos sanguíneos saudáveis.

O uso do tomate na alimentação ajuda também a reduzir os níveis de açúcar no sangue. O alimento é fonte do mineral cromo, na qual pode ajudar as pessoas diabéticas a regular os níveis de açúcar no sangue. Para as pessoas que buscam a percda de peso, o tomate pode ser um importante aliado, já que é um alimento de baixa caloria.

O tomate é capaz também de ajudar a reduzir a dor crônica, ajudando também a trazer alívio e reduzir a inflamação. Isso acontece devido a fruta conter agentes anti-inflamatórios como carotenoides e bioflavonoides.

Adoniran Peres



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *