Benefícios do Inhame





Confira aqui os principais benefícios do Inhame.

O inhame é um tubérculo muito gostoso e nutritivo, que é usado na alimentação de muitos brasileiros. Porém, a grande maioria não tem ideia da riqueza que existe na propriedade desse alimento. O inhame é tipicamente brasileiro e tem seu cultivo maior na região do nordeste. Pode ser conhecido também como cará ou taro e pode ser preparado de diversas formas. Existem muitas receitas deliciosas com esse tubérculo, o ideal é ter muita imaginação na hora do seu preparo. Entre os partos mais comuns estão o: Caldo de inhame e purê de inhame. Mas ele pode servir de acompanhamento para diferentes pratos. Esse alimento possui muitos benefícios para a saúde. Veja abaixo as principais delas.

Ajuda a prevenir o câncer

O inhame é um ótimo aliado para prevenir o câncer. Ele possui antioxidantes, vitamina C e betacaroteno. Eles ajudam a prevenção de diversos tipos de câncer e também melhoram a qualidade do sangue. Ele também é uma fonte de diosgenina que age fortemente na melhora da doença. A explicação para isso é que: ele impede que as células cancerígenas da mama se espalhem, pois ele estimula o p53.




O consumo do inhame é bom para a saúde do coração

O consumo frequente do inhame é muito bom para a saúde do coração. Pois ele reduz as taxas de colesterol no sangue, que é uma das responsáveis facilitar as doenças cardíacas. Pesquisas recentes mostram que o inhame possui aminoácidos que tem ação inflamatória e que ajuda também a manter o coração mais saudável.

Ajuda a evitar anemia

É grande o número de pessoas que sofrem de anemia. Muitas dessas pessoas, vivem a base de remédios e vitaminas e mesmo assim não conseguem se curar da doença. O inhame é um ótimo remédio natural contra essa doença, que se não for tratada corretamente, pode se tornar um risco a saúde. O inhame é uma ótima fonte de ferro natural. E deve ser ingerido nas principais refeições e de diferentes formas. Além de ferro, esse tubérculo fornece cobre, vitamina C, vitamina B6, ácido fólico que é muito importante para as gestantes.


Ajuda no emagrecimento

Muitas pessoas que estão acima do peso, não comem inhame. A grande maioria acha que esse alimento tem muitas calorias e engorda, simplesmente por ele ser um tubérculo. Mas, isso é um grande engano. O inhame possui pouca gordura, e por isso não afeta nenhum tipo de dieta para eliminar peso. Ele também tem em sua composição fibras e carboidratos complexos, que são essenciais para o melhor funcionamento do intestino e liberar a glicose de maneira correta no sangue. O consumo de inhame deixa o corpo mais ativo, ideal para quem gosta de praticar atividades físicas.

Combate o Alzheimer

O inhame ajuda a prevenir o Alzheimer por diversas razões. Ele tem em sua propriedade o DHEA. Quando uma pessoa não produz o DHEA em quantidade ideal, ela corre o sério risco de ter essa doença. Com o consumo frequente de inhame o hormônio DHEA fica em grande nível, o que favorece a saúde de quem sofre essa ausência. Por isso é indicado o consumo de inhame para idosos, mulheres (que são mais propensas a ter essa doença) e pessoas com histórico familiar de Alzheimer.

Consumo de inhame ajuda a saúde da mulher

As mulheres também devem consumir inhame. Ele tem um papel muito importante na saúde feminina. Ele age diretamente na melhoria de algumas doenças femininas tais como: TPM, menopausa, fibrose uterina e endometriose. Essas doenças causam grande transtornos para as mulheres, principalmente no caso da endometriose, que dificulta que as mesmas engravidem. Por isso o ideal é consumir inhame regulamente e assim ter a melhora das doenças citadas.

Esses são os principais benefícios do inhame!

Escrito por Cristiane Amaral



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *