Benefícios do Açaí





Confira aqui os principais benefícios do Açaí.

Nos últimos tempos, o açaí ganhou uma popularidade maior em todo o território nacional. Uma vez que ele era mais consumido na região norte. Inclusive, você deve saber que nos estados do norte ele é consumido “in natura”, ou seja, não são acrescentados diferentes aditivos para que ele fique mais doce ou que tenha um aspecto de sorvete. Essa forma natural da fruta é o que é recomendado incluir na alimentação diária das pessoas. Pois ele oferece muitos benefícios para a saúde. No texto de hoje, vamos abordar alguns desses benefícios e lhe mostrar que o açaí é um grande aliado para uma vida mais saudável. Confira as dicas.

Explicação inicial e os benefícios do açaí

No restante do Brasil, sobretudo na região sudeste do país, existem muitos estabelecimentos que vendem açaí. Em alguns se encontram a polpa da fruta, ou seja, o açaí in natura como foi mencionado acima. Mas existe também aquele açaí que sai da máquina. Esse último caso é o alimento modificado e que não possui nenhum benefício relevante. Além disso, pode-se ainda acrescentar guloseimas, como balas e calda de chocolate, dentre outros, que só vão fazer com que a refeição tenha um ganho calórico e nada de vitaminas ou outras propriedades nutritivas. Com isso, no texto de hoje vamos falar da polpa e das propriedades benéficas que ela apresenta. Confira abaixo quatro benefícios desse fruto.




O açaí é um considerado um alimento extremamente energético

Alguns alimentos são conhecidos por fornecerem mais energia para as pessoas, como é o caso do pão, da batata, da aveia e dentre essa lista que é muito grande encontra-se o açaí. Esse tipo de comida é um excelente suporte para as pessoas que praticam atividade física. Pois, ao correr ou nadar, você tem um grande gasto de calorias e por isso precisa de energia para realizar toda a prática esportiva. Ou então após o treino, você necessita de energia para que seu corpo continue funcionando normalmente e também para ter forças para continuar o restante das suas atividades cotidianas. Por isso, o açaí pode ser usado como um pré ou pós-treino. Lembrando que quem vai determinar o melhor período para você comer o fruto é o nutricionista.

O fruto possui muitas fibras

Você já deve ter ouvido ou lido alguma vez a seguinte afirmação: “as frutas são alimentos que possuem fibras em abundância”. O açaí é uma fruta e dentre os mais diferentes tipos de frutas que existem, ele é um dos que mais possui fibras, pois se encontram de 7 a 8 gramas de fibras a cada 100 gramas do fruto. E caso você não saiba, as fibras são de extrema importância para o funcionamento correto do intestino, ou seja, para que você possa ir regularmente ao banheiro e também por fazer com que você coma menos. Uma vez que uma das propriedades das fibras é que elas dão a sensação de saciedade, ou seja, você não terá aquela fome que aparece a todo o momento.


A sua pele vai agradecer e muito caso você consuma esse alimento

Aquela história de que “somos o que comemos” é verdade e vou acrescentar que “em nossa pele se reflete o que ingerimos”. Você não precisa fazer uma grande experiência para comprovar o quanto sua pele pode ser melhorada ou prejudicada levando em consideração o que você coloca em seu prato diariamente. Uma grande quantidade de açúcar vai trazer um aspecto negativo para sua pele. Já alguns copos de água podem ajudar e muito a suavizar as imperfeições. O açaí é um alimento aliado para a pele, pois ele possui antioxidantes. Essa substância tem como função acabar com os radicais livres que causam alguns prejuízos para a saúde e, sobretudo, na pele deixando a com um aspecto mais velho. Por isso,algumas pessoas não aparentam ter a idade que tem. Pois elas possuem uma alimentação mais adequada.

O sistema imunológico é reforçado com a inclusão desse fruto na alimentação diária

Por conta da presença de antioxidantes no açaí e a eliminação da maioria dos radicais livres graças ao consumo desse alimento, o sistema imunológico se torna mais forte. Isso significa que doenças vão ser evitadas, como possíveis gripes e viroses. O açaí é apontado por pesquisadores como um aliado na luta de patologias mais graves, como alguns tipos de câncer.

Isabela Castro.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *