Benefícios da Quinoa para Saúde





Confira aqui os principais benefícios da Quinoa para a saúde.

São vários os benefícios da quinoa para a saúde do nosso organismo. Vamos falar mais sobre essa poderosa semente e seus benefícios.

A quinoa é uma semente vinda de uma planta chamada Chenopodium Quinoa. É originária da Cordilheira dos Andes, na região de Ayacucho, no Peru. É um grão muito antigo e segundo alguns historiadores, possui cerca de cinco mil anos.




A semente é uma potente fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina E, ácido-graxo, ômega 3, fósforo, ferro, cálcio, magnésio, potássio e fibras. Além de ser o único alimento vegetal capaz de fornecer os aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo.

Existem três tipos de quinoa, a vermelha, preta e branca e elas podem ser encontradas em pó, na sua versão em grão ou em flocos. Todas os tipos possuem basicamente os mesmos benefícios e podem fazer parte da sua dieta diariamente.


Não existe uma quantidade certa para o consumo diário, duas colheres de sopa ao dia, são suficientes para uma dieta de equivalente 2000 calorias.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a semente é um dos alimentos mais completos. Sendo útil também para a soja (para produzir óleo), arroz (para alimentação), milho (para biodiesel) e para quem tem alergia a glúten é uma ótima opção.

A quinoa também é importante para as crianças, auxilia no desenvolvimento cognitivo e melhora a inteligência, devido a dois dos 20 aminoácidos que compõem o grão. São eles: a metionina e a lisina.

Veja a seguir 8 benefícios da quinoa:

1. Contribui para o bom funcionamento intestinal

Devido a grande quantidade de fibras, o seu consumo melhora o trânsito intestinal, contribuindo assim para a formação e eliminação do bolo fecal.

2. A quinoa é indicada para diabéticos

A quinoa é um alimento integral rico em gorduras saudáveis e com baixo índice glicêmico. Pode prevenir os picos de glicose em diabéticos. Além de ter alto índice de antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações e a proteger as células contra danos.

3. Auxilia no emagrecimento

Devido a grande quantidade de proteínas e fibras, ajuda a dar aquela sensação de saciedade e se consumida regularmente, pode diminuir a absorção de carboidratos refinados, que são responsáveis pelo aumento de gordura no corpo.

4. Protege os ossos

A quinoa é rica em propriedades que contribuem para o fortalecimento dos ossos, como ferro, cálcio, fósforos e minerais essenciais para manter os ossos saudáveis, principalmente em mulheres, no período pós menopausa. Consumido com o leite, ajuda a combater a osteoporose.

5. Protege o cérebro

Rica em vitaminas E e C, possuem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, além de ter também vitaminas do complexo B, que são importantes para o funcionamento do sistema nervoso.

6. Possui alto teor de ferro

A quinoa possui maior quantidade de ferro do que o famoso feijão. Portanto, ajuda a prevenir a anemia ferropriva, que ocorre devido a falta do mineral no organismo.

7. Beneficia os músculos

O grão é uma grande fonte de proteínas e aminoácidos, que são importantíssimos na formação dos músculos e na prevenção da saúde do tecido muscular. A quinoa é muito indicada principalmente para atletas, pois é ótima para reparar microlesões, decorrentes após a prática de exercícios.

8. Previne doenças cardiovasculares

Com alto teor de ômega 3 e ômega 6, considerados gorduras saudáveis, o grão auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo os níveis de colesterol total e triglicérides no sangue.

Algumas dicas para incluir a quinoa na alimentação

O grão pode ser incluído no café da manhã, a versão em flocos pode ser adicionada ao iogurte ou uma fruta, por exemplo. Também pode ser acrescentadas nas principais refeições como almoço e jantar. E até mesmo na salada ou naquele lanchinho da tarde.

Também pode ser usada em receitas, na preparação de bolos, pães e cookies, em substituição a farinha de trigo. Nesse caso é recomendado usar a quinoa em farinha.

Agora que você já sabe do poder desse grão no nosso organismo, não deixe de incluí-lo na alimentação da sua família.

Por Erika Balbino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *