Benefícios da Maçã





Confira aqui os principais benefícios da Maçã.

A maçã é uma das frutas mais multifuncional e saborosa que existe. Com ela é possível fazer doces, tortas, sucos, bolos, entre várias outras guloseimas. Além disso, existem os benefícios da maçã que não podem ficar de fora, em tudo o que ela faz para a nossa saúde.

Segundo especialistas, é uma das frutas que pode ser consumida crua, assada, in natura, de qualquer forma que consegue trazer inúmeros benefícios para a saúde. Para saber mais, continue lendo.




Diminui o colesterol ruim (LDL)

Devido a pectina em sua composição, que nada mais é do que uma fibra solúvel que está presente na casca da maçã, ela ajuda a reduzir o colesterol ruim. Portanto, é importante também na hora de consumir a fruta, ingerir também a sua casca, caso contrário os benefícios vão embora.

Evita o envelhecimento precoce

Um dos benefícios da maçã, é que ela é muito rica em antioxidantes, e com isso, combate os radicais livres e consegue proteger as células do corpo contra inúmeros agentes que podem causar doenças, além do envelhecimento precoce. Suas propriedades antioxidantes também blindam o coração e previne o câncer de cólon e de mama.


Protege a garganta e a voz

Rica em flavonóides e taninos, são fito nutrientes que possuem diversas ações, auxiliam na limpeza da boca e da faringe, agindo como adstringentes. Com isso também acaba contribuindo para a saúde das cordas vocais.

Fortalece a imunidade

A substância responsável por esse benefício da maçã é a quercitina, um antioxidante que também possui ação importante e anti-inflamatória. Elimina também os radicais livres.

Ajuda do sistema digestivo

Os flavonoides, o ácido málico, os taninos e a pectina que estão presentes na maçã, são todas substâncias que contribuem e aliviam os problemas do sistema digestivo, como constipação, diarreia e vários outros. O chá da maçã pode ser um grande aliado para aliviar esses problemas.

Previne o derrame cerebral

Segundo um estudo realizado na Universidade de Wageningen, na Holanda, em 10 anos, os pesquisadores fizeram o acompanhamento com um grupo de pessoas que tinha entre 20 e 65 anos. A conclusão foi de que os indivíduos que consumiam mais polpa branca da maçã, tinha 52% menos de chance de sofrer um AVC. Tudo devido as fibras da fruta e as vitaminas B, C e E.

Combate à anemia

Um dos benefícios da maçã também é o ferro, que pode ser grande aliado para quem sofre de anemia. Sem contar que a fruta apresenta uma ótima quantidade de vitamina C, que auxilia a própria absorção do ferro no organismo.

Dentes fortes e cérebro saudável

A maçã consegue ajudar e trazer benefícios as duas coisas, isso porque a fruta é rica em fósforo, um mineral que acaba sendo essencial para a estrutura óssea do corpo, e o sistema nervoso também.

Ajuda no emagrecimento

As fibras presentes na fruta aumentam a sensação de saciedade, o que reduz o apetite e faz com que a pessoa coma menos quantidade de alimentos. Para quem está passando pelo processo da perda de peso, incluir a fruta nas refeições pode ter ótimas consequências.

Alivia gastrite e úlcera

Isso acontece devido a presença da quercitina, que ao entrar na mucosa intestinal, forma um gel e se torna uma boa aliada no processo de quem trata úlcera gástrica ou gastrite.

Para manter e conseguir obter todos os benefícios da maçã, é preciso consumir pelo menos 1 porção da fruta por dia. Ultrapassar essa quantidade não é necessário, pois a ingestão em excesso pode ter muitas calorias e açúcar, já que a fruta é bastante doce, além de poder causar reações alérgicas.

Por: Susan Nogart



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *