Alimentos que Ajudam a Dormir Melhor





Confira aqui algumas dicas de alimentos que podem ajudar você a ter uma melhor noite de sono.

Você não tem conseguido dormir direito? Deita cansado e acorda ainda pior? Além de consultar-se com um médico e melhorar a sua qualidade de vida por meio da prática de exercícios físicos, você também pode tratar esse problema a partir do consumo de alimentos compostos por nutrientes que favorecem o sono.

Tudo o que você come durante o dia e o horário em que faz isso impacta o seu organismo, podendo fazer com que você tenha mais ou menos facilidade para dormir durante a noite.




Quer saber mais? Conheça, a seguir, quais são os alimentos que não podem faltar na sua dieta!

1. Grãos integrais

Você sente aquela agitação antes de se deitar? Para combater essa sensação, procure comer uma torrada ou pedaço de pão integral. Isso porque, os grãos integrais estimulam a produção de insulina, fator que auxilia as vias neurais a desenvolver triptofano — um tipo de aminoácido que age como sedativo no cérebro humano.


2. Mel

Que tal colocar um pouquinho de mel no seu chá ou leite de duas a três horas antes de deitar para dormir? Com apenas um fio de mel, pode-se diminuir os níveis de orexina — um neurotransmissor que eleva o nível de alerta do seu organismo.

3. Banana

Essa fruta tem uma grande quantidade de potássio, que é um mineral de suma importância para uma boa noite de sono. Sem falar que a banana também tem magnésio e triptofano, que fazem com que ela atue como um sedativo natural.

4. Nozes

Consumir um punhado de nozes vai te ajudar a pegar no sono profundamente. Afinal, elas são ótimas para ampliar a quantidade de serotonina no cérebro e também possuem triptofano e magnésio. Outras opções com o mesmo poder são sementes de girassol, de abóbora e linhaça.

5. Feijão

Cada vez mais as vitaminas pertencentes ao complexo B são utilizadas para reduzir a ansiedade, estresse e tratar a insônia. Uma alternativa natural rica nesses componentes é o feijão, que tem vitaminas como niacina, B6 e ácido fólico.

6. Iogurte

O iogurte é rico em cálcio — item que é fundamental para que os hormônios indutores do sono sejam processados — a melatonina e triptofano. Portanto, para adormecer rápido, você pode apostar em uma tigela de iogurte com outros ingredientes, como pedaços de frutas ou granola.

7. Uva

A uva tem uma enorme concentração de melatonina. Além de ser encontrado na fruta, o hormônio também está presente no vinho. Contudo, é preciso ter cuidado com o consumo dessa bebida, pois a ingestão em excesso pode impedir que você tenha um sono de longa duração.

8. Grão de bico

Colocar esse alimento na sua dieta é recomendado devido ao fator de oferecer uma boa quantidade de vitamina B6, que auxilia na produção de serotonina — considerado o hormônio da felicidade, que é capaz de melhorar a sua saúde mental e trazer a sensação de tranquilidade.

9. Leite

Tomar um copo de leite quente antes de dormir pode proporcionar uma noite de sono mais calma. Certamente, você já ouviu essa recomendação da sua mãe, mas mais do que uma tradição antiga, esse recurso tem resultados comprovados cientificamente. Tente tomar um copo, pelo menos, 30 minutos antes de ir para a cama.

10. Chá de camomila

Ao contrário dos chás tradicionais, essa bebida não tem cafeína e fornece um efeito calmante para o nosso organismo. Outra razão para investir no chá de camomila, é porque um líquido quente na hora de dormir eleva o calor do corpo, deixando-o mais sonolento.

Com esses alimentos, além de adotar uma dieta mais saudável, você também garante uma noite bem dormida, que revigora a suas energias, fazendo com que haja mais disposição para cumprir as suas tarefas diárias.

Texto por Simone Leal



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *