Açúcar Demerara – O Que É, Benefícios, Contraindicações





Conheça aqui todos os detalhes sobre o Açúcar Demerara.

Nos últimos anos, a indústria alimentícia foi uma das que mais cresceu e isso não é nenhuma novidade para as pessoas. Dentre as mudanças, pode-se apontar a mais importante como a busca por versões mais saudáveis dos alimentos. Assim, os indivíduos não precisam ter que cortar certos alimentos de sua vida e apenas substituí-los. No texto de hoje, vamos falar do açúcar demerara. Você já ouviu falar dessa variação do açúcar? Se sim vai conhecer um pouco mais sobre ele. E se caso a resposta for negativa, vai ser informado a respeito desse ingrediente. Confira abaixo as principais informações a respeito do açúcar demerara.

Primeiras informações sobre o açúcar demerara

Quando se pensa em uma nova versão de um alimento entende-se que aquele novo ingrediente teve algum processo acrescentado ou retirado do seu processo de produção. No caso do açúcar demerara, esse ingrediente passou por uma quantidade menor de refinamento. Devido a isso, ele é marrom e nota-se também que o grão é maior em relação ao açúcar normal como conhecemos.




Outro ponto de diferenciação é quanto às calorias. No caso do açúcar branco, a cada 100 gramas existem 387 calorias e no demerara a mesma quantidade são 380. Mas, ao notar esses números, você deve ter pensado: mas é a mesma coisa, 7 calorias não vão fazer diferença. Mas, é aí que você se engana. Essa quantidade vai fazer diferença sim e elas vão ser explicadas no próximo tópico

Os benefícios do açúcar demerara para a saúde humana

O fato do demerara passar por menos processos de refinamento significa que ele mantém alguns nutrientes e as pessoas ao consumir o ingrediente vão ter ingerido nutrientes como: vitaminas B1, B2 e B6; potássio; cobre; cálcio e outros. Esses ingredientes ajudam e muito em todo o funcionamento do corpo, como a combater radicais livres e outros.


Tão importante quanto ingerir nutrientes é se livrar de ingredientes prejudiciais à saúde e é justamente isso que o açúcar demerara propõe. As pessoas ao optarem por essa versão vão ser poupadas de consumir produtos químicos. Pois, no refinamento são utilizados certos aditivos para que o açúcar fique mais branco e mais fino. E consumindo o produto mais ao natural, você não vai ter contato com esses ingredientes ruins. Além disso, ao se lembrar que você já fez uma troca inteligente você naturalmente vai educar o seu paladar para comer em menor quantidade. E assim, automaticamente vai ingerir menos calorias. Com isso, conseguimos comparar que existe sim uma diferença, como citamos anteriormente.

Além disso, outro ponto que precisa ser abordado é que hoje em dia existe um vasto campo de estudos em que os estudiosos afirmam que o açúcar refinado e os alimentos com grande concentração desse tipo de ingrediente causam uma dependência muito grande das pessoas. Por isso, por mais que ainda se tenha um alto índice calórico, com o demerara consegue-se comer menos e é essa é uma das opções mais indicadas para quem busca uma vida mais saudável.

Dicas de como usar o demerara no dia a dia e outras opções para quem não se acostumar a esse ingrediente

Bom, no tópico anterior falamos sobre a ideia de consumir menos, pois você já deu o primeiro passo de fazer uma opção mais consciente. Para as pessoas que desejam adotar o demerara é interessante, primeiramente, usar esse alimento para alguns pratos e refeições. Por exemplo, para o café preto uma dica é consumi-lo sem nada. O processo de adaptação é mais fácil do que você imagina. Use o demerara para adoçar um suco, uma possível vitamina, um shake, dentre outros. Mesmo assim, é importante frisar que quanto mais natural você consumir um alimento melhor é para sua saúde.

No caso das sobremesas que fazemos em casa, como bolos, mousses, tortas, o demerara é uma excelente alternativa em substituição do açúcar branco. Muitas pessoas acham até o gosto melhor. Com isso, você servirá uma refeição mais saudável e até mais deliciosa para sua família. E lembre-se sempre de dosar a quantidade. Para as pessoas com diabetes, por exemplo, é imprescindível consultar um médico para saber sobre o consumo do demerara.

Se por acaso você ou algum familiar não se adaptar ao demera, ainda existem mais duas opções de açúcar mais saudáveis: o de coco e o mascavo. Muitas pessoas tendem a achar que o demerara e o mascavo são o mesmo ingrediente, mas não são. O que você precisa é se abrir para diferentes opções, pois assim a sua saúde é que ganhará com essas novas descobertas. Boa sorte!

Isabela Castro.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *