Vegetariano e Vegano – O Que é e Qual a Diferença?



  

Confira aqui o que é e quais as diferenças entre Vegetariano e Vegano.

O veganismo e o vegetarianismo são dois estilos de vida muito distintos que começaram a ganhar atenção da mídia há algum tempo. Claro que eles possuem algumas características em comum, mas não são “a mesma coisa”, como muitas pessoas dizem ao serem corrigidas pelo uso de uma das expressões. Para esclarecer a dúvida e evitar passar apertos numa conversa sobre o assunto, vejamos os principais pontos onde os dois se diferem.

Comecemos pela definição de vegetarianismo. O que é afinal um vegetariano? Vegetarianos são pessoas cuja dieta é baseada somente em produtos e alimentos que não envolvem mortes de animais, então não comem qualquer tipo de carne, frango e peixe. Contudo, esse tipo de dieta pode incluir laticínios, ovos e seus derivados, já que sua produção não envolve sacrifício animal.

Deve-se apontar também que existem vários tipos de vegetarianismo. Os ovo-lacto-vegetarianos consomem ovos e leites, já os lacto-vegetarianos consomem somente leite e excluem os ovos, enquanto que os ovo-vegetarianos são o contrário e consomem ovos e excluem leite. Também existem dietas baseadas somente no consumo de frutas e outras somente no consumo de alimentos crus.

O veganismo já difere bastante em sua definição, ele não está relacionado somente à dieta, mas também ao estilo de vida. Um vegano exclui de seu consumo todos alimentos e produtos relacionados à exploração animal, nessa lista entram tecidos, peles, ovos, laticínios e derivados e produtos com testes em animais.





Os veganos também não participam de entretenimentos que envolvam maus-tratos aos animais como rinhas, rodeios e circos. Também tentam abster-se de comércios que explorem animais como pet-shops que vendam bichinhos e venda de produtos de origem animal.

Vê-se então que, apesar de veganismo e vegetarianismo serem dois tipos de estilos de vida louváveis, não são iguais. A maior diferença é que enquanto o vegetariano aborda a questão ética somente na alimentação, o vegano a aplica em todas as esferas de sua vida.

Por Gizele Gavazzi



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *