Tetolé – Picolé feito do leite materno é indicado para bebês se refrescarem



  

Enfrentar o calor dos últimos dias não tem sido uma tarefa nada fácil pra ninguém, agora, imagine o quanto um bebê sofre nesta época de altas temperaturas. Mas, a partir de uma ideia simples e saudável, é possível ajudar o seu bebê a se refrescar neste calorão. Quer saber como?! É simples, basta preparar para ele um tetolé, um picolé feito apenas de leite materno.

O tetolé, além de ajudar a diminuir o calor que seu bebê sente, ainda é indicado para amenizar as dores oriundas do crescimento dos dentinhos, já que sua baixa temperatura funciona como uma anestesia na gengiva do neném. Por isto mesmo, o tetolé também é indicado para as outras épocas do ano, não apenas para o verão.

Para se fazer este picolé, é necessário tomar alguns cuidados. As mamães devem coletar o leite do peito como se este fosse ficar estocado. Para o procedimento, pode-se usar uma bombinha própria para se tirar o leite ou então realizar a coleta de forma manual. É imprescindível que o pote (de vidro) onde o leite será armazenado, esteja bem limpo e esterilizado. O ideal é que a mãe realize esta coleta em um ambiente tranquilo e se possível, utilizando uma máscara até o final de todo o processo.

Após a coleta, a mamãe pode colocar o leite dentro de forminhas de picolés ou então de gelo, ou ainda colocá-lo na tampa da mamadeira e levar ao freezer ou congelador da geladeira, tudo bem protegido por tampas (das forminhas) ou por plástico filme. Um ponto importantíssimo a ser observado é que o leite coletado tem validade de 15 dias. Portanto, a cada coleta é necessário que a mãe anote a data em que ela foi realizada e caso os picolés não sejam aproveitados dentro deste período, eles devem ser descartados, já que o leite materno é um alimento perecível.

E após algum tempo, já com o leite congelado, é o momento de oferecer o tetolé ao seu bebê e deixá-lo fazer a festa. Não se importe com a sujeira ou se ele vai se lambuzar todo, pois assim como um picolé ou sorvete normal, o leite também vai começar a derreter e a escorrer. O importante é você pensar em como seu neném está se refrescando e que ainda por cima está ingerindo algo saudável, já que mesmo congelado, o leite materno mantém as mesmas propriedades do seu estado normal.





As mamães podem ficar despreocupadas, pois o tetolé não causa gripes e resfriados. Os responsáveis por isto são bactérias e outros vírus, não apenas os picolés ou sorvetes.

E finalizando, o tetolé é apenas uma forma de ajudar o seu bebê a se refrescar nesta época de calor tão intenso. Ele não pode em hipótese alguma substituir o aleitamento materno, que é a forma mais importante de nutrir e garantir a saúde de um recém-nascido. 

Por André F.C.

Tetol?

Foto: Divulgação



3 comentários em “Tetolé – Picolé feito do leite materno é indicado para bebês se refrescarem

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *