Planta Medicinal Nordestina combate AVC



  

Há muito tempo que o poder curativo das plantas medicinais é reconhecido. Em se tratando de terapias naturais, a ciência tem sido eficaz no descobrimento de novas armas para a cura de velhos males.

A vedete desta vez é a Alpinia speciosa Schum, planta da região nordeste brasileira, cujo óleo essencial apresenta ação relaxante e tem se mostrado eficiente no tratamento de doenças que atingem as vias nervosas, entre elas o AVC. Um trabalho de doutorado sobre essa planta, realizado pela pesquisadora Edna Aragão Farias Cândido (www.renorbio.org.br/portal), já foi patenteado. Segundo a pesquisadora, o estudo foi elaborado com 75 pacientes e todos recobraram os movimentos.





O óleo atua nos canais de cálcio responsáveis pela contração muscular e sua normalização permite aos músculos contração e relaxamento normal, gerando energia para os movimentos. A pesquisa, que foi desenvolvida em Sergipe, já firmou parcerias comerciais com alguns países, mas também despertou o interesse de uma empresa fabricante de fitoterápicos.

Agora, tudo depende de autorização da ANVISA para que a industrialização e comercialização do óleo essencial tenha início.

Por Alberto Vicente e Janilza Santos



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *