O que é food service?



  

Você costuma frequentar estabelecimentos comerciais como restaurantes, padarias, confeitarias e fast foods? Muito provavelmente a resposta é positiva para uma ou mais das opções. Isso quer dizer que você é adepto ao food service, termo inglês que engloba todo o mercado de alimentação que não foi produzida no lar, enfim, todos os estabelecimentos que tem como foco produzir alimentos destinados especialmente ao consumidor final. O mesmo vale para as refeições adquiridas prontas para serem consumidas em casa, como as marmitas, produtos industrializados e as opções entregues no domicílio, todos esses itens também integram a linha de food service.

Anualmente o segmento de food service vem apresentando dados animadores para o setor, com crescimento médio de 14,7% ao ano, conforme informações da Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação). Enquanto o varejo alimentar tem tido crescimento próximo a 10,8%. O universo de bons resultados tem relação com a mudança de hábito da população brasileira, a qual tem optado por fazer mais refeições fora de casa ou adquirir produtos alimentícios prontos com mais frequência, devido à correria diária.





As padarias e confeitarias, parte fundamental do food service, são um excelente exemplo das transformações ocorridas principalmente na última década, elas não são mais vistas somente como estabelecimentos destinados à fabricação artesanal de pães, salgados fresquinhos e doces. Isso se deve à atitude de muitos empreendedores que passaram a investir em ambientes acolhedores, com decoração atrativa e serviço personalizado, para dar um ar de lazer e gastronomia. Com isso, há seis anos consecutivos o segmento apresenta crescimento acima de 10%.

Todos esses dados e informações materializam o potencial dos serviços de food service, os quais tendem a permanecer em ascensão ao longo dos próximos anos.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *