Lista de Alimentos que Soltam e Prendem o Intestino



  

Confira aqui uma lista de alimentos que soltam e prendem o intestino.

Para aquelas pessoas que sofrem bastante na hora de ir ao banheiro e demoram bastante para ir até o mesmo ou aquelas que são surpreendidas por um intestino "incontrolável", alguns alimentos podem atuar como verdadeiros amigos e até responsáveis pela mudança em tais situações.

Mas para que toda esta ajuda seja necessária, é preciso que cada um possa conhecer bem qual o papel que cada tipo de alimento pode desempenhar em nosso organismo e assim, tirarmos proveito de cada um.

Dependendo de cada pessoa, os efeitos de cada alimento podem ser bastante diferentes. Se você já conheceu um amigo ou parente que costuma sofrer com o chamado intestino ‘parado’, então já ouviu as famosas recomendações de beber muita água e fazer exercício físico, além de ter uma dieta bastante equilibrada.

No quesito dieta, vale a pena saber quais tipos de alimentos podem desencadear este tipo de ‘ comportamento’ do nosso intestino.





Para quem tem dificuldades de ir o banheiro, o correto seria lançar mão de alimentos que estimulem a formação do chamado ‘bolo’ fecal e o seu trânsito mais rápido por todo o intestino. São eles: o feijão, a soja, os cereais do tipo integral, os vegetais crus e do tipo folhosos, as frutas que podem ser consumidas com casca e os grãos de um modo geral. Eles possuem este efeito por que são ricos nas chamadas fibras insolúveis, ou seja, elas não sofrem a ação das enzimas digestivas e nem são absorvidas ao longo do trato digestivo. Com isto, chegam mais intactas ao intestino grosso e ajudam a dar forma e volume às fezes, o que ajuda na sua eliminação.

Por outro lado, para quem está acometido de episódios de evacuação mais persistentes e que muitas vezes não consegue ter o controle sobre a evacuação, devemos utilizar alimentos que facilitem a redução destes episódios constantes e que são denominados de diarreia. Neste caso, existem alimentos que são constituídos pelas chamadas fibras solúveis. Elas são capazes de absorver a água que entra no processo de digestão, além de outras substâncias como o açúcar e o colesterol. Deste modo, a digestão fica mais lenta. São eles, alguns alimentos ricos em carboidrato como o arroz, o macarrão, as frutas sem casca, a batata, a jabuticaba e a banana.

Emmanoel Gomes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *