Gripe, Resfriado e Virose – O Que é? Quais as Diferenças e Sintomas?



  

Confira aqui mais informações e saiba como diferenciar Gripo de Resfriado e Virose.

Por causa da similaridade dos sintomas ou simplesmente pela falta de informação, muitas vezes confundimos gripe, resfriado e virose. Mas há diferenças consideráveis entre essas infecções ,que são tão comuns e que nos incomodam bastante. Com o rápido aumento dos casos de dengue e H1N1, muitas pessoas correm para o hospital ao sentirem sintomas como mal estar, corpo cansado e nariz com coriza, quando na verdade, se trata apenas de uma gripe ou resfriado. Veja abaixo as principais diferenças entre resfriado, gripe e virose e tire suas principais dúvidas.

Resfriado:

O resfriado é uma infecção respiratória mais leve que a gripe e que pode ser causado por diferentes tipos de vírus. Os principais sintomas são: nariz entupido, espirros, tosse, coceira na garganta, coriza, cansaço não muito intenso, vontade de ficar deitado e moleza no corpo. O resfriado, apesar de ser bastante incômodo e poder durar vários dias, costuma ter uma recuperação simples e não há necessidade de ir ao hospital. O contágio ocorre através do contato com uma pessoa que está resfriada, através do ar, por pequenas gotículas expelidas quando alguém tosse, espirra ou fala, ou então por compartilhamento de objetos contaminados. Geralmente, cuidados caseiros são suficientes para tratar um resfriado, como repouso e medicamentos que aliviam os sintomas.

Gripe:

A gripe é uma infecção respiratória mais intensa do que o resfriado e é mais perigosa para bebês, idosos e pessoas que têm imunidade baixa. É causada pelo vírus influenza e se caracteriza por cansaço, tosse, mal estar, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, dificuldades na respiração, calafrios e febre alta. A recuperação é mais difícil do que a do resfriado e sem os devidos cuidados pode se agravar, ocasionando pneumonia, que é ainda mais grave e pode levar à morte. Ficar de repouso, beber muito líquido, evitar friagem e tomar remédios que diminuem os sintomas são cruciais para tratar a gripe.

Tanto a gripe como o resfriado são facilmente transmissíveis entre as pessoas e a principal diferença entre os dois é que o resfriado não costuma provocar febre, na gripe a febre é comum e alta, bem como na gripe o paciente costuma sentir mais dores nas articulações e mais cansaço, enquanto no resfriado esses sintomas não chegam a incomodar tanto.

Virose:





Virose é o nome genérico que os médicos costumam dar a qualquer infecção por vírus, sendo uma maneira de chamar doenças que não se descobriu ainda qual o vírus causador. Depois que os médicos descobrem qual vírus a causou, a doença ganha um nome específico, como catapora ou dengue, por exemplo. Há diversos tipos de viroses, gastrointestinais e resporatórias, os sintomas mais comuns são mal estar, febre, náuseas e diarreia.

Quando procurar um médico:

O paciente deve ir ao médico se perceber que seus sintomas vão além de um resfriado comum. Febre alta (principalmente por mais de 48 horas), diarréia, vômito e dores, por exemplo, são sintomas de várias doenças, por isso deve-se procurar ajuda médica o mais rápido possível. Não esqueça também que uma gripe pode evoluir para uma pneumonia, por isso é tão importante ir ao hospital e se cuidar o mais rápido possível.

Por Nathalia Henderson



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *