Gorduras boas e ruins – Benefícios e malefícios



  

Quando falamos em gordura, logo vem à mente os prejuízos que ela oferece à saúde e à boa forma. Entretanto, é importante conhecer os diversos tipos de gordura e saber que nem todas são ruins para o nosso organismo, pois são excelentes fontes de energia e contribuem na absorção de nutrientes.

Saturadas, poli-insaturadas, monoinsaturadas, Ômega 3 e Ômega 6. Todas elas, se consumidas adequadamente, oferecem algum tipo de benefício ao organismo. Por exemplo, as gorduras monoinsaturadas aumentam a quantidade do colesterol bom. O Ômega 3 protege contra problemas cardíacos. As gorduras poli-insaturadas podem reduzir os riscos de diabetes tipo 2 e problemas do coração. Uma porção de Ômega 6 em conjunto com uma porção de Ômega 3 podem reduzir os riscos de doenças coronarianas. Portanto, com a devida moderação, as gorduras podem fazer parte de nosso cardápio.  





Entretanto, há gorduras que devem ser terminantemente evitadas, que são as famosas gorduras trans, estas sim, verdadeiras vilãs, elevam as taxas de LDL – o colesterol ruim, e abaixam as taxas do HDL – colesterol bom. As gorduras trans são modificadas quimicamente por meio de hidrogenação, que é um processo que funciona como um conservante de alimentos, são encontradas em biscoitos recheados, por exemplo.

Por Leni do Vale



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *