Falta de sono pode aumentar a fissura por sal, açúcar ou gordura



  

A restrição do sono pode intensificar o consumo de comida na busca pelo prazer e pela satisfação.

Você tem dormido mal e ainda é viciado em bala, biscoito ou salgado? Adora atacar a geladeira durante à noite, procurando um salgadinho? De acordo com um estudo, a falta de sono pode aumentar a fissura por sal, açúcar ou gordura.

Um estudo feito pela Universidade de Chicago mostrou que a falta de sono provoca no organismo a liberação de endocanabinoides, que é o princípio ativo da maconha. Os participantes da pesquisa foram submetidos à privação de sono, que provocou o aumento por alimentos que são nocivos à saúde como, por exemplo, o excesso de sal, açúcar ou gordura.

Com os endocanabinoides atuando no organismo, a fome foi estimulada, porque a substância age impedindo a saciedade. A privação do sono funciona de maneira similar à causa chamada “larica”, que é a fome repentina que os usuários de maconha costumam ter.

Participaram do estudo da Universidade 14 voluntários e o sangue foi monitorado para os níveis de 2-AG, que é uma molécula endocanabinoide, que atua na regulação da fome no organismo. Os candidatos foram divididos em dois grupos, sendo que um tinha 8 horas e meia de sono e o outro apenas 4 horas e meia. O experimento teve a duração de 4 dias e eles comiam porções iguais de café da manhã, almoço e jantar.





No grupo que teve 04 horas e meia de sono o nível da molécula foi de 33% maior. Este resultado indicou um consumo maior de alimentos que são considerados nocivos à saúde. Além disso, no último dia da pesquisa, os cientistas ofereceram aos participantes petiscos variados. As pessoas que estavam no grupo de privação do sono comeram uma quantidade muito maior de itens que são menos saudáveis como, por exemplo, biscoito, batata chips e balas. Um dos líderes da condução da pesquisa revelou que a restrição do sono pode intensificar o consumo de comida na busca pelo prazer e pela satisfação.  

Por isso, procure estabelecer hábitos saudáveis na sua rotina como uma alimentação equilibrada (frutas, verduras e legumes), atividade física e uma boa noite de sono. É necessário ter equilíbrio e tentar manter uma boa qualidade de vida, apesar da agitação que faz parte da vida moderna. 

Por Babi

Falta de sono

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *