O verão é a estação do ano preferida pela maioria das pessoas, pois é nesta época em que se pode ir à praia, andar com pouca roupa e abusar da diversão. Porém, nem todos estão sempre protegidos do sol para se divertirem. Veja agora algumas dicas de como você pode se proteger do sol nesse verão.

1. Use filtro solar:

Todos falam sobre isso, mas esse assunto só começou a ser levado a sério a partir dos anos 90. Antes, praticamente nem todos ligavam em usar protetor solar, apesar de sempre existir. Com as pesquisas científicas em avanço, pode-se constatar que a maioria das pessoas contraia câncer de pele devido à exposição solar por longas horas sem proteção. Daí então as pessoas começaram a se conscientizar, e o mercado começou a produzir cosméticos com diversos tipos de fatores de proteção, do 30 ao 60, para todos os tipos de pele. É claro que existem pessoas extremamente sensíveis ao sol, mas essas devem procurar ajuda de um profissional para manipular um produto que seja compatível com a pele dela.

2. Além de usar protetor solar, é preciso também tomar outras precauções contra a exposição solar, tais como:

– Evitar se expor ao sol entre o período das 11h00 às 16h00, pois durante este horário o sol está mais quente, emitindo mais raios ultravioletas para a pele. No entanto, quem for sensível ao sol e se expor durante esse período, poderá sofrer uma insolação.

– Utilize bonés e chapéus com ampla proteção UVA/UVB (assim como nos protetores solares), pois eles também ajudam a proteger o corpo do sol, além de deixar você menos exposto.

– Utilize também óculos de sol adequado para a sua visão. Uma coisa muito importante é tomar cuidado com óculos de sol falsificados, pois eles não oferecem ampla proteção, já que não são fabricados com a mesma qualidade do material dos óculos originais.

Por Daniela Almeida da Silva


O final do ano está chegando e boa parte dos brasileiros escolhem as praias e piscinas para passar as festas e as férias. Para curtir com saúde, no entanto, é necessário ter cuidados com o sol e com os dias mais quentes e secos.

De acordo com especialistas, é fundamental beber ao menos 1 litro e meio de água todos os dias, para desintoxicar o organismo e hidratar o corpo. Além disso, é importante ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos, não esquecendo de enriquecer as refeições com alimentos ricos em betacaroteno, como beterraba, cenoura, abóbora, mamão, laranja e manga.

Cuidar da pele também é importante. É necessário usar hidratantes diariamente, usar protetor solar e cremes pós-sol.  Existem também diversos produtos para proteger o cabelo e os lábios. Assim, qualquer um pode curtir as festas e férias com toda saúde e segurança para o corpo e para a mente.

Por Luana Neves





CONTINUE NAVEGANDO: