Saiba aqui quais são os principais perigos e malefícios do refrigerante.

O consumo em excesso de refrigerante pode levar ao desencadeamento de várias doenças fatais. Com um alto nível de açúcar em sua fórmula, os refrigerantes podem levar a um aumento do nível de glicose no sangue, que pode ser um grande problema para quem tem diabetes.

Para quem possui qualquer doença cardiovascular, a bebida também pode ser um veneno.

Em um estudo publicado pelo periódico Circulation, que tem sede em Boston, nos Estados Unidos, mostra que mais de 130 mil pessoas morrem de diabetes, com aumento dos níveis de glicose relacionados ao consumo de refrigerante em excesso. No estudo há também evidências de que mais de 6 mil mortes por diferentes tipos de câncer estão relacionadas com o hábito de consumo.

O refrigerante possui em sua fórmula mais açúcares do que as necessidades diárias do organismo. Isso, além de aumentar o ganho de peso, causa um imenso desequilíbrio no corpo.

Para a absorção de cálcio, nutriente essencial para a manutenção da saúde dos ossos, o refrigerante é extremamente prejudicial. Por conter uma grande quantidade de ácido fosfórico, ele faz com que a absorção de cálcio seja diminuída. Para a absorção do ácido fosfórico ele utiliza do cálcio existente no organismo e não deixa que a substância seja suficiente para o fortalecimento ósseo.

Outro problema nos refrigerantes é a grande quantidade de cafeína presente na maioria dos tipos da bebida. Os que são à base de cola e de guaraná são os que apresentam os maiores níveis.

O consumo em excesso de cafeína pode levar a distúrbios no sono, irritabilidade e crises agudas de dor de cabeça.

Sendo hoje em dia a segunda bebida mais consumida no mundo inteiro, os refrigerantes são menos consumidos apenas que a água.

Uma maior preocupação com a saúde e com ganhos na qualidade de vida devem levar em conta uma diminuição do consumo de refrigerantes. A troca por sucos naturais ou chás pode ser uma alternativa.

Lembrando que a troca pelos sucos só vale se eles forem naturais. Sucos de caixinha são tão prejudiciais quanto os refrigerantes na busca por uma saúde melhor.

ANA CAROLINA HADDAD


Quem está de dieta, sempre procura evitar a ingestão de refrigerantes. Por causa da enorme quantidade de açúcar e do grande teor calórico, refrigerantes são considerados inimigos da balança. Os chamados refrigerantes Zero passaram a ser uma opção para as pessoas em constante dieta e que adoram a bebida.         

Devido ao seu baixo teor calórico e pequena quantidade de açúcar, muitos têm a preferência de beber os conhecidos refrigerantes Zero, ao invés dos comuns. São bebidas que prometem baixo risco de ganho de peso, sempre alinhados à propaganda da geração saúde.

Entretanto esta bebida está longe de ser considerada saudável. Bebidas de quantidades ínfimas de açúcar apresentam um excesso para a quantidade de sódio. O sódio em nosso organismo é responsável pela retenção de liquidos, muitas vezes sobrecarregando rins e fígado.    

Nutricionistas aconselham que, durante a refeição, deve se evitar a ingestão de líquidos, que atrapalham a digestão do alimento e proporcionam um falso sentimento de estar satisfeito, levando a pessoa a se alimentar minutos mais tarde.

Refrigerantes Zero podem causar danos à saúde. Sua ingestão deve ser feita ocasionalmente, colaborando assim para uma boa dieta.

Por Rodolpho Medeiros





CONTINUE NAVEGANDO: