Confira aqui uma lista com 9 plantas que podem melhorar o seu sono.

A falta de sono ou a qualidade de sono ruim é bem comum na vida da maioria das pessoas. Afinal, a vida moderna é cheia de agitações, como o uso exagerado de celulares, tablets e computadores, ainda tem o problema do trânsito, que nas grandes cidades é muito estressante. Enfim, na hora de dormir as pessoas simplesmente têm sono leve, agitado ou até mesmo insônia.

Um estudo revelou que algumas plantas possuem algumas propriedades que auxiliam nessa questão do sono e é possível tê-las em casa. Veja abaixo 9 plantas que podem te ajudar a pegar no sono e dormir mais.

Lavanda:

Seu óleo já é bastante usado como aromatizador de ambientes ou em inalação, pois ajuda a baixar a frequência cardíaca, combatendo a ansiedade e o estresse, causando relaxamento e melhorando o sono. Já a planta pode ser colocada dentro de casa, em locais mais ensolarados.

Babosa:

Também conhecida como aloe-vera, possui propriedades que purificam o ar, liberando mais oxigênio. A planta deve estar sempre em locais ensolarados e não necessita de grandes cuidados.

Jasmim:

Seu aroma auxilia na redução da ansiedade levando ao relaxamento. Além disso, decora o ambiente pois é uma flor. Deixe seu vaso na janela, por exemplo, onde pode pegar bastante luz solar.

Espada-de-São-Jorge:

A noite libera mais oxigênio e purifica o ar. Recomendada para residências com pessoas portadoras de problemas respiratórios, cefaleias e irritação dos olhos. Fácil de cuidar, pode ficar em qualquer lugar da casa.

Lírio-da-Paz:

Aumenta a umidade do ar em até 5%, considerado assim um purificador natural. Ótima para a eliminação de agentes alergênicos do ar. Precisa de pouca luz e água apenas uma vez na semana.

Gardênia:

Seu aroma tem um efeito sedativo que reduz a ansiedade, provocando o aumento de sono. É uma linda flor, contudo, exige mais cuidados, pois não pode ser exposta diretamente ao sol, mas precisam de lugares iluminados.

Hera:

Absorve toxinas nocivas que ficam no ar, inclusive os agentes do mofo, o que reduz alergias e também irritações pulmonares. Deve ser colocada no alto, pois além de crescerem para baixo, são tóxicas, principalmente para crianças.

Clorofilo:

É ótima na absorção de fumaça e odores, aumentando os níveis de oxigênio, o que melhora o sono. A planta só precisa de um ambiente iluminado e água uma vez por semana.

Gerbéra:

Elimina substâncias tóxicas do ambiente e libera oxigênio. São flores muito lindas que enfeitam qualquer ambiente. Precisam de muita luz solar.

Sirlene Montes


Há muito tempo que o poder curativo das plantas medicinais é reconhecido. Em se tratando de terapias naturais, a ciência tem sido eficaz no descobrimento de novas armas para a cura de velhos males.

A vedete desta vez é a Alpinia speciosa Schum, planta da região nordeste brasileira, cujo óleo essencial apresenta ação relaxante e tem se mostrado eficiente no tratamento de doenças que atingem as vias nervosas, entre elas o AVC. Um trabalho de doutorado sobre essa planta, realizado pela pesquisadora Edna Aragão Farias Cândido (www.renorbio.org.br/portal), já foi patenteado. Segundo a pesquisadora, o estudo foi elaborado com 75 pacientes e todos recobraram os movimentos.

O óleo atua nos canais de cálcio responsáveis pela contração muscular e sua normalização permite aos músculos contração e relaxamento normal, gerando energia para os movimentos. A pesquisa, que foi desenvolvida em Sergipe, já firmou parcerias comerciais com alguns países, mas também despertou o interesse de uma empresa fabricante de fitoterápicos.

Agora, tudo depende de autorização da ANVISA para que a industrialização e comercialização do óleo essencial tenha início.

Por Alberto Vicente e Janilza Santos





CONTINUE NAVEGANDO: