Não é incomum que muitos brasileiros tenham o hábito de colocar em suas refeições os famosos ovos fritos. Porém, se você tem um alto teor de colesterol, e achava que consumir estas gostosuras era totalmente desaconselhável, aqui vai uma boa notícia. Segundo um estudo americano, os ovos de hoje em dia estão mais saudáveis do que os de uma década atrás.

A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A análise foi feita em termos comparativos. Foram coletados dados que provaram que um ovo de galinha doméstica de 2011, se comparados com os ovos das aves do ano de 2002, tem 64% a mais de vitamina D e 14% a menos de colesterol. Isso pode ter ocorrido devido à melhoria na alimentação que as aves vêm recebendo nesses últimos tempos pelos seus produtores.

Apesar disso, não se afobe e pense que pode comer qualquer quantidade de ovos por dia. Os dados ainda apontam que atualmente um ovo de tamanho grande tem cerca de 185 mg de colesterol, sendo que a o corpo humano pode ter por dia é de 300mg. Um ovo ainda é a metade desse total. Portanto, ainda tome muito cuidado com sua alimentação.

Por Oscar Ariel


Você costuma consumir apenas a clara do ovo? Se tiver essa mania, está na hora de mudar. A gordura encontrada nos ovos, principalmente na gema, pode prevenir uma série de problemas no organismo.

Os nutrientes encontrados no ovo, luteína e zeaxantina, são essenciais para a saúde dos olhos e podem facilitar o tratamento de complicações nesses órgãos. Encontra-se também no ovo a colina, nutriente que protege de ataques cardíacos, coágulos sanguíneos e derrame.

Mas todos esses benefícios podem ser perdidos se o ovo não for preparado da maneira adequada. Evite fritá-lo, pois a gordura usada no processo pode causar o aumento do colesterol. A melhor forma é cozinhá-lo ou então fazer uma gemada.

Na hora de comprar, também vale prestar atenção em uma dica. Prefira gastar um pouco mais e comprar ovos orgânicos ou de galinhas criadas soltas. Esses têm maior qualidade e são mais confiáveis.

Por André Gonçalves





CONTINUE NAVEGANDO: